Autoconhecimento

Como ter motivação todos os dias?

Rear view of woman stretching in bed after wake up in morning with sunlight
Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras
Acordar. Se levantar, colocar o melhor sorriso no rosto e sentir a brisa leve da manhã de sol. Tomar um copo de suco natural, colocar o tênis e sair para a caminhada matinal diária de 30 minutos. Voltar para casa e, finalmente, começar o dia, com muita disposição.

Seria incrível se conseguíssemos fazer a rotina acima todos os dias, de forma natural e espontânea, não acha? Porém, não é todo dia que acordamos com vontade de sair da cama. Por isso, muitas vezes precisamos dar força a nós mesmos, para levantar e encarar as obrigações que estão por vir conforme o dia passa e você se lembra da agenda lotada.

Mas, então, o que é que se faz para ter motivação todos os dias? Qual a fórmula mágica para acordar com tanta vontade de viver? É… Na verdade, sem querer acabar com a sua ilusão, fórmula mágica é apenas uma utopia – ao menos nesse caso.

É preciso se dedicar e se esforçar para, gradativamente, se tornar alguém mais disposto, alegre e otimista. E apesar de não existir uma poção milagrosa, com certeza existem algumas dicas muito valiosas para acelerar o processo motivacional – aliás, não é nem questão de acelerar esse processo, uma vez que, sem colocar essas dicas em prática, você não sairá do lugar.

Então, o que está esperando? Leia abaixo cinco dicas que são essenciais para que você tenha motivação em sua vida. Coloque-as em prática o quanto antes, e sinta a diferença na própria pele!

Dica 1: Durma e alimente-se bem

Pode parecer um pouco clichê, mas acredite, sem uma boa noite de sono e alimentação saudável, você não chegará muito longe. Isso não significa que vez ou outra não possa pedir uma pizza e ficar acordado até altas horas da madrugada assistindo sua série preferida, é claro que pode – inclusive, de vez em quando, faz até bem! Alivia o estresse…

O problema é quando essa falta de rotina se torna um hábito. Apesar de sermos seres humanos, nosso organismo funciona como uma máquina. Dormir e comer são funções essenciais. Sem elas, todo o resto começa a falhar.

Então, acostume-se a dormir em um determinado horário, assim como acordar em um horário determinado também, e tenha uma dieta saudável e balanceada. Você verá as diferenças em todos os aspectos – físico, mental, emocional e psicológico.

Dica 2: Escreva atividades, objetivos e sonhos

Ninguém tem dúvidas que somente você sabe o que quer para sua própria vida. E, se tais objetivos já estão em sua cabeça, por que escrever? Simples: para organizar. Escreva seus sonhos maiores. Depois, escreva cada objetivo que precisa alcançar para conquistar esses sonhos maiores.

Por fim, escreva as atividades diárias que precisa realizar para conquistar seus objetivos e alcançar seus sonhos. Ou seja, tenha uma agenda, uma planilha, um moodboard, o que quiser, desde que você torne tudo isso visual.

Assim, quando a preguiça te dominar e você estiver sem vontade de realizar suas atividades, poderá olhar para os seus sonhos e ver que não fazer só irá postergar ainda mais seu resultado final.

Dica 3: Invista em você – se dê valor

É preciso investir em você. Isso significa que precisa dedicar horas do dia para dormir, outras para se alimentar, outras para se exercitar, e outras para fazer o que quiser. Trabalhar 15 horas por dia não te fará alguém feliz – te tornará alguém mais cansado.

Invista em você. Dê o valor que o seu corpo e sua alma merecem. Essa dedicação a si próprio fará com que seja uma pessoa mais leve e feliz, e isso será refletido diretamente na sua motivação diária.

Dica 4: A hora é agora

“Deixa que amanhã eu começo” é uma frase que não pode existir mais em sua vida. Por mais dramático que possa soar, já pensou que amanhã, talvez, você não esteja vivo? É claro que todos querem viver o máximo que puderem, mas ninguém tem controle sobre isso.

Por isso, amanhã pode ser tarde demais. Além disso, ter o costume de deixar tudo para depois é um vício. Quando você for analisar, já desistiu de alguma coisa, de tanto que enrolou para começar.

Não permita que isso aconteça. Tenha foco e força de vontade. Acredite em si próprio e lembre-se que, independente de qualquer circunstância, o melhor momento para começar o que quer que seja é agora.

Dica 5: Seja positivo

Essa é a principal dica: seja positivo. É claro que problemas surgirão e você cometerá erros. Tenha certeza disso! Mas, pode transformá-los em experiência e aprendizado, em vez de ficar se lamentando.

Não desista. Acorde e agradeça por ter acordado com saúde e força para perseguir seus sonhos, metas e objetivos. Seja grato à vida. Tudo é aprendizado. Mesmo os momentos ruins têm um propósito.


Texto escrito por Giovanna Frugis da Equipe Eu Sem Fronteiras

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]