Autoconhecimento

O pássaro azul da felicidade

felicidade
Paulo Tavarez
Escrito por Paulo Tavarez
que te faz sofrer? Você já se perguntou? Faça essa inquirição, você irá perceber que sofre em função da desconexão entre aquilo que você sonha ou idealiza e a dura realidade.

Se o que te faz sofrer são desejos não atendidos, por que você não deixa de desejar? Você não percebe que vive ansioso, preocupado, perdendo o sono, a saúde e recrudescendo cada vez mais um estado deplorável de existência?

Sofremos por criarmos falsas necessidades, por abrirmos mão da realidade e vivermos em um mundo idealizado. Nossa vida é platônica, justamente por isso: existe sempre uma busca insana por algo ou alguém para preencher um vazio que precisa ser preenchido de consciência, e não de coisas.

ser feliz

Não são as coisas ou as pessoas que te farão feliz, não são elas as responsáveis pelo estado de realização que você almeja. Elas só poderão acionar sensações em você, só isso. Ora, não é preciso sonhar com elementos externos para isso. Se o que você busca são sensações, saiba que elas estão prontas dentro de você, basta buscá-las.

O problema é que você insiste em buscar fora, coloca nos ombros dos outros a responsabilidade pelo despertar de um estado de graça, acredita que precisa conquistar coisas, pessoas, posições, etc. Não, meu amigo! Não caia nessa armadilha, você não precisa de nada para sentir-se bem, pois o sentir independe de agentes externos, o sentir pode ser alcançado em um simples mergulho dentro de você mesmo.

Você insiste em colocar nos ombros dos outros a responsabilidade pela sua felicidade. Os outros, tanto quanto você, estão envolvidos com os seus próprios interesses, eles nunca te farão feliz. A felicidade que você busca só será alcançada quando você conseguir desapegar-se dos seus desejos. São eles, e apenas eles, que estão te mantendo em um mundo irreal, ilusório, onde não existem ajustes perfeitos.

ser felizVenha para o Real, viva o aqui e agora com aceitação, com total rendição, com a confiança de que toda a experiência da vida tem um propósito elevado, voltado para um Bem Maior.

Não importa se você é rico, pobre, preto, branco, gay, hétero, esquerda ou direita. Não importam os componentes da experiência, e sim os objetivos que precisam ser alcançados. Cada ser em si carrega demandas internas específicas e o Universo trabalha para atendê-las.

Sente-se no trono do seu próprio ser e reine sobre esse mundo que te pertence.
Não vivas como um mendigo, às portas desse castelo, vivendo de esmolas. Entre nesse castelo e assuma o poder sobre o seu reino.

Ninguém vai resolver um problema que é seu, nenhum tratamento, nenhum pai-de-santo, nenhum padre, pastor, psicólogo, xamã, nada!

É você, meu amigo, que precisa acordar!

Está na hora de voltar para casa, está na hora de voltar para a Casa do Pai. Você já experimentou o mundo, conheceu os prazeres grosseiros e violentos da existência, agora, no fundo do poço, mergulhado em angústias, só te resta essa opção: voltar para dentro de si!

Você procurou pelo mundo inteiro o pássaro azul da felicidade e não encontrou. Quando voltou para a sua velha cabana percebeu que ele sempre esteve lá.

Você também pode gostar de outro artigo do autor. Acesse: Um diálogo sobre a liberdade

 

Sobre o autor

Paulo Tavarez

Paulo Tavarez

Pedagogo, escritor, instrutor de Yoga e criador de uma terapêutica chamada Psicapometria. Tenho artigos publicados em vários sites voltados para o desenvolvimento da Consciência.

Celular: (11) 94138-9580
E-mail: [email protected]
Facebook: /paulo.hanuman

ENSINO A DISTÂNCIA - EU SEM FRONTEIRAS:

Confira o curso "Como despertar a sua consciência", elaborado e ministrado por Paulo Tavarez na plataforma de Ensino a Distância do Eu Sem Fronteiras!