Autoconhecimento Coaching

Regras que podem fazer a sua vida mais feliz, segundo Gurdjieff

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

É bem comum escutarmos ou lermos com frequência a lista do que fazermos para nos tornarmos felizes. Por mais que existam tantos livros falando de felicidade, alguns mostrando na prática como nós podemos nos tornar pessoas mais felizes, nem sempre isso acaba sendo possível.

E não adianta colocar a culpa no outro. Cada um é responsável pela sua vida e se a sua não está no rumo que gostaria, é hora de trocar a fita. E para te inspirar, trouxemos algumas regras de George Ivanovich Gurdjieff, que é considerado um mestre do autoconhecimento. Ele chegou a definir 20 regras que podem contribuir para a sua vida ser mais fácil. Confira algumas delas:

Regras para deixar a sua vida mais feliz

Faça pausas de dez minutos a cada duas horas de trabalho: essa regra parece tão simples e ao mesmo tempo impossível de colocar em prática. Só que não. É possível ter uma vida menos agitada não tentando remoer os erros do passado ou controlar o presente, pensando no futuro. Pause, respire e reflita!

Aprenda a dizer não sem se sentir culpado ou achar que magoou: outra regra é não se sentir culpado quando disser não ou quando falar que não pode fazer determinada coisa. Nem sempre estamos dispostos a fazer e não somos obrigados. Mas quando você disser não, o faça com o coração leve, sem criar culpa.

Planeje seu dia, mas deixe sempre um bom espaço para o improviso: algo que acreditamos seriamente é ter o controle de tudo, mas você pode ter certeza de que não há controle sobre a vida. É preciso, sim, planejar os nossos dias, pois assim podem se tornar menos bagunçados, mas não seja extremamente controlador, porque alguma coisa pode sair do plano ou algum imprevisto surgir.

Concentre-se em apenas uma tarefa de cada vez: para quem faz inúmeras atividades diárias essa parece até ser um desafio. Mas é verdade. Quanto mais se concentrar em determinada atividade, maiores as chances de você fazer algo com propósito e bem feito. Esqueça a ideia de ser multitarefas, alguma coisa pode não acabar dando certo.

Peça ajuda sempre que necessário: fomos criados com a ideia de que precisamos vencer sozinhos e nos virar. Mas não precisamos bancar o super-herói. Em momentos difíceis não hesite em pedir ajuda. Essa é a melhor coisa que você poderá fazer por si mesmo.

Diferenciar problemas reais de problemas imaginários: leia essa frase sempre que puder. Em meio ao tumulto do dia a dia é bem comum a gente confundir os problemas reais com os imaginários e, quando você vai ver, criou mais problemas do que solução. Para isso, é necessário lucidez.

É preciso ter sempre alguém em quem se possa confiar e falar abertamente: pode ter certeza que ao redor de você alguma pessoa poderá lhe escutar e apoiar. Basta identificar aquele que você acredita e confia e neste momento poder desabafar e conversar. Isso faz um bem danado para a sua alma.

Não queira saber se falaram mal de você ou ainda falam: as pessoas têm uma incrível capacidade de ficar falando de todos e acredite: elas gostam de falar mal. Por isso, não se atenha a essa situação. Cuide de sua vida, desenvolva seu propósito!


Texto escrito por Angélica Fabiane Weise da Equipe Eu Sem Fronteiras.

Sua opinião é bem-vinda, sempre que colocada com a educação e o respeito que todos merecem. Os comentários deixados neste artigo são de exclusiva responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para colunistas@eusemfronteiras.com.br