Autoconhecimento Psicapometria

Um diálogo sobre a liberdade

Paulo Tavarez
Escrito por Paulo Tavarez
O que é a liberdade?

A liberdade é o seu estado natural. Você não sente-se livre? Então vives de forma artificial, sem perceber que está em uma prisão. Todos sonham com a liberdade, mas não percebem o tamanho do esforço que fazem para manterem-se presos. Não percebem que as portas dessa prisão sempre estiveram abertas e que é preciso olhar para ela, perceber que não há motivos para estarem presos.

Que prisão é essa?

Você vive limitado pelas grades de suas certezas, todas elas não são nada mais do que conceitos que foram transformando-se em características do seu ser, ou seja, você é preconceituoso com todo mundo, pois todas as suas ações e escolhas dependem desse programa que você mesmo criou. Não importa se veio de dentro ou de fora, você escolheu acreditar em cada uma destas supostas verdades e enquanto estiver orientando-se por esse programa, jamais será livre.

Ok, mas é possível viver sem nenhum conceito?

A vida acontece e acontecerá sempre, independentemente da sua vontade, você nunca esteve no controle, a vida É e jamais deixará de ser. Qual conceito você deve manter? Nenhum. Livre-se de todos. Esse é caminho da libertação e não se preocupe, a própria vida se encarregará do resto. É preciso desconstruir, renunciar, desapegar-se de tudo, soltar-se e entregar-se àquilo que É. Parar de dar tanta importância para a experiência, pois isso que você chama de realidade está bem distante do Real.

liberdade

O que é o Real?

Tentar explicar com palavras o que é o Real é como tentar explicar para um cego o que é a cor amarela. Usar argumentos e teorias para definir o que é indefinível é inútil. O Real se revela quando você oferecer um espaço para ele, pois enquanto estiveres preso na realidade corpo-mente, seguindo no automático, nada disso será possível. Esse espaço que você deve oferecer será criado a partir da desconstrução de conceitos, padrões, modelos e certezas enraizadas no seu psiquismo. É preciso estar com o copo vazio, para que novas substâncias possam preenchê-lo.

Não é isso que nos ensinam as religiões.

A verdadeira religião, ou religação, acontece dentro, quando todas as doutrinas ou imposições de regras e normas deixam de existir. As religiões sérias, voltadas para a expansão da consciência dos seus adeptos, não se ocupam com doutrinações. As religiões que se assentam seriamente nas prescrições de seus avatares são verdadeiras placas orientando o caminho, no entanto serão os fiéis que deverão percorrê-lo, tudo sempre será uma questão de fé.

O que mais eu posso fazer para me libertar?

Desapego e renúncia é tudo. Não há atalhos ou receitas mágicas. Qualquer um que disser o contrário será um falso profeta. Você precisa destruir o mundo de ilusões em que vive, como a ave que precisa quebrar o ovo para nascer.

Não há nenhuma possibilidade de libertar-se desse mundo sem que seja por meio de um total desinteresse por ele. Enquanto você se interessar por essa realidade, estará preso a ela.

Você também pode gostar de outro artigo do autor. Acesse: https://www.eusemfronteiras.com.br/o-remedio-mais-eficaz-alegria/

Sobre o autor

Paulo Tavarez

Paulo Tavarez

Pedagogo, escritor, instrutor de Yoga e criador de uma terapêutica chamada Psicapometria. Tenho artigos publicados em vários sites voltados para o desenvolvimento da Consciência.

Celular: (11) 94138-9580
E-mail: [email protected]m.br
Facebook: /paulo.hanuman

ENSINO A DISTÂNCIA - EU SEM FRONTEIRAS:

Confira o curso "Como despertar a sua consciência", elaborado e ministrado por Paulo Tavarez na plataforma de Ensino a Distância do Eu Sem Fronteiras!