Convivendo

O reizinho

Representação do personagem descrito pelo autor do texto.
Canva IA
Escrito por Luis Lemos

Tem alguma coisa na sua vida que você gostaria de mudar? É possível que você queira renovar algum aspecto do seu cotidiano, mas ainda não teve o impulso de fazer o que precisa. Com o artigo de Luís Lemos, você vai descobrir o que o conselho de um reizinho pode transformar nos seus dias. Inspire-se em uma lição de coragem!

No primeiro dia do ano de 2024, numa tarde preguiçosa em Manaus, sentado numa cadeira de balanço, no quintal da minha casa, com o canto dos pássaros ao fundo, lia um livro de Filosofia Japonesa, quando surgiu, bem na minha frente, um homem de barba longa, cabelo cor de algodão, calçando alpercatas de couro cru, vestindo uma calça jeans, camiseta regata e uma longa capa cor de ouro, parecendo um reizinho, e me disse:

“Prepara-te que este ano será o tempo da tua mudança. Você vai fazer progressos no campo emocional e espiritual nunca antes realizados. Será um ano de grandes vitórias. Mas estas conquistas só virão se você mudar de fato. Nada de ficar acomodado pensando que elas virão por osmose. Você precisa se preparar para estas mudanças.

Representação do personagem que o autor descreve
Canva IA

Primeiramente, mude o seu pensamento. A forma como você pensa nas coisas, como planeja as coisas, como realiza os seus projetos. Seja mais positivo. Nunca deixe a negatividade grudar em você. Pensamentos negativos atraem pensamentos negativos. Em segundo lugar, mude a forma como você vem se relacionando. Não deixe de ser solidário, isso nunca! Mas pense mais em você. Se coloque em primeiro lugar. Depois você pensa no outro. Não se cobre muito. Você é humano. Frágil, até! Não postergue prazeres. Faça aquilo que gosta. Uma pessoa realizada faz o ambiente ser alegre. Uma pessoa infeliz torna o ambiente insuportável. O evangelista Marcos (8:36) já questionava: ‘O que adianta ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma?’. Em terceiro lugar, seja alegre. A alegria é a porta de entrada da felicidade.

Você também pode gostar:

Quem é alegre torna o fardo da vida mais suave. A alegria contribui para a nossa saúde física e mental. Lembre-se disso: a alegria pode mudar o dia de uma pessoa ou de um grupo, tornando-o prazeroso e produtivo. Ao contrário, a tristeza só traz desgraça na vida das pessoas. Enquanto a alegria se expressa através de sorrisos, a tristeza se manifesta através da raiva, da cara fechada e até da solidão. Seja alegre e não triste!”.

Dizendo-me isto, ele desapareceu. Sem antes, porém, de me dizer: “Muitas palavras explodem no meu peito. Mas, como eu estou ficando sem energia, eu vou lhe dar uma última lição. Só se conquista a felicidade pelo amor. Você quer ser feliz? Ame. Ame. Ame. O amor vai fazer você sentir que nada é tão difícil, que tudo pode se dar um jeito. O amor vai fazer você acreditar no melhor e realizar o impossível”.

Sobre o autor

Luis Lemos

Luís Lemos é filósofo, professor, autor, entre outras obras, de “Jesus e Ajuricaba na Terra das Amazonas – Histórias do Universo Amazônico” e “Filhos da Quarentena – A esperança de viver novamente”.

Email: luisc.lemos@hotmail.com
Instagram: @luislemosescritor
Facebook: @luislemosescritor
Twitter: @luisclsilva
Youtube: Gota de Filosofia