Autoconhecimento

Tudo tem três lados

Mulher praticando yoga na beira da praia.
Dulcineia Santos
Escrito por Dulcineia Santos

Lembra de uma música do Skank que dizia: “tudo tem três lados”? Fiquei pensando outro dia em como isso se aplica na vida real, e é muito verdade!

1) O nosso lado

O primeiro lado é o nosso. E o nosso lado vem com toda a nossa bagagem: nossas crenças, condicionamentos, nossos traumas, nosso histórico de vida. Tudo que acontece em nossas vidas passa por este filtro.

Quando peço ao meu marido para não sujar a casa, não é só porque eu não quero ter o trabalho de limpá-la novamente. É também por tudo que eu aprendi, principalmente até os 7 anos de idade, e por todas as vezes que vi minha mãe discutindo com o meu pai pelo mesmo motivo.

Silhueta de um homem observando o mar.

2) O lado do outro

Adivinhe? O outro também tem traumas, condicionamentos, histórico. E o outro tem uma coisa a mais: todo o resto que está acontecendo com ele naquele momento, e que não é do nosso conhecimento.

Essa imagem onde um não consegue ver a pressão ou a dor do outro ilustra bem isto.

Você também pode gostar de:

Quando o meu marido acha ruim porque eu pedi para ele não sujar a casa, é porque a mãe dele fazia o mesmo, e isto desperta nele lembranças ruins. E porque – ele não teve a chance de me dizer porque já fui logo falando para ele tirar os sapatos – um colega de trabalho foi despedido e o clima lá está péssimo, além do que ele está se sentindo ameaçado.

Mãos dadas sobre uma mesa de madeira.

Já dá para imaginar como essa interação vai acabar, certo?

3) O lado do Universo

Vamos dizer que a nossa visão é bidimensional e a do Universo é 3D (estou simplificando, claro). Na inteligência divina, tudo tem um porquê, e na hora que algo está acontecendo fica difícil entender. Vai desde uma lição que a gente tem que aprender, até um plano maior para algo muito melhor em nossas vidas.

Muitas coisas que acontecem conosco só vão ficar claras muito, muito depois.

Podemos acessar um pouquinho desta sabedoria através de nossa intuição, através de meditações, e então termos um pouco mais de consciência em nossas ações (e, principalmente, em nossas reações).

Silhueta de um homem em meio ao céu estrelado.

Através destes canais podemos também trabalhar a aceitação do que é, sabendo que o que quer que esteja acontecendo é o melhor para nós.

Mas não, não estou falando de acomodação ou conformidade aos “desígnios divinos”. Temos que fazer a nossa parte, temos que usar o que aprendemos, mas às vezes temos simplesmente que confiar por ora que o porquê daquilo acontecer é pra nossa evolução.

Quando coisas acontecem comigo, sempre pergunto: “qual é a lição?” Porque sinto que quando entendo a lição, posso passar para a próxima página.

Outro dia me dei conta do seguinte: a próxima página na minha vida foi sempre, sempre melhor que a anterior. Eu tinha uma lição a aprender, mas sempre era com um pouquinho mais de conforto que da vez anterior.

Já parou para pensar se com você não foi do mesmo jeito?

Saber disso me deu uma confiança incrível no futuro. Essa é a beleza do autoconhecimento.

Sobre o autor

Dulcineia Santos

Dulcineia Santos

Dulcinéia Santos é terapeuta multidimensional, life coach e praticante certificada das ferramentas MBTI® de tipos psicológicos e Barras de Access®. É também autora do livro: “A Namorada do Dom”, em que conta sobre as lições que aprendeu nos relacionamentos e sua jornada até a Suíça.

Acredita que a vida é cheia de lições, e que se não as aprendemos não passamos pro próximo nível do jogo. Saiu de casa cedo e foi morar no mundo – agora está na Suíça, onde estudou antroposofia por três anos. Gosta de tomar cerveja no boteco enquanto papeia, de aconselhar, da língua portuguesa, de cozinhar, de ficar só e de flexibilidade de horários. É esotérica, mas acha que estamos encarnados para viver as experiências terrenas com o pé no chão – de preferência dançando.

Formações:
Brain Based Coaching Certification
NeuroLeadership Group - Londres

MBTI® - Myers-Briggs Type Indicator - Step I and Step II
Myers-Briggs Foundation - Florida, USA

Antroposofia
Goetheanum - Dornach, Suíça

Terapia Multidimensional
Genebra - Suíça

Access Bars®
Nyon - Suíça

Contatos:
Site: dulcineiasantos.com

Facebook: Cura de Amor

Youtube: Canal Cura de Amor

Instagram: @dulcineia.curadeamor

Blog: medium.com/@dulcineiasantos

E-mail: [email protected]