Convivendo

O uso excessivo de tecnologia acelera o envelhecimento da visão

Menina asiática mexendo no celular com cara de séria.
Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras
De acordo com o site Canaltech, utilizar aparelhos eletrônicos de forma excessiva, manter uma dieta desbalanceada e não se proteger contra os raios solares são comportamentos que podem envelhecer a visão mais rapidamente. Essa tese é confirmada pelo oftalmologista Mário Filippo, da COI Oftalmologia. O estudo do médico demonstra que os problemas na visão são mais comuns a partir dos 40 anos de idade, mas podem acometer pessoas mais jovens, dependendo dos seus hábitos. Um estudo da Associação Americana de Oftalmologia (AAO) aponta que metade da população mundial (cinco bilhões de pessoas) terá algum problema para enxergar até 2050.

Quatro amigos mandando mensagens pelo celular na rua. Fundo embaçado.

O envelhecimento da visão, quando acontece de forma natural, é decorrente do desgaste da musculatura do olho, que perde a tonicidade e contrai o cristalino, estrutura responsável pela visão. Os aparelhos eletrônicos, quando utilizados durante muito tempo em um mesmo dia, fazem esse desgaste acontecer de forma mais acelerada.

O oftalmologista explica que os músculos oculares se contraem quando os olhos estão focados nos aparelhos eletrônicos, podendo causar miopia em pessoas jovens, que utilizam mais essa tecnologia. Além disso, esse foco na tela do celular é responsável pela redução da lubrificação dos olhos, que piscam menos, sobretudo, em contato com o ar condicionado.

Crianças brincando com aparelhos tecnológicos enquanto os adultos conversam separadamente.

Para evitar o envelhecimento precoce da visão, recomenda-se que sejam usados colírios ou lágrimas artificiais, óculos de sol, evitar uma alimentação desbalanceada e evitar o tabagismo. Em relação ao uso de aparelhos eletrônicos, é recomendado olhar para o horizonte para relaxar a musculatura por alguns instantes. Visitas anuais ao oftalmologistas garantem a manutenção de uma boa saúde ocular.


Focado no mundo da tecnologia, o Canalteché um dos principais portais de notícias no Brasil, com conteúdo em texto, áudio e vídeo, incluindo análises de produtos, temas corporativos e um jornal diário. O noticiário tem publicações integrais em parceria com os portais MSN e Yahoo e marca presença em todas as redes sociais.

Sendo referência no segmento, o Canaltech é visitado por mais de dez milhões de leitores todos os meses. Com 250 milhões de exibições em seu canal no YouTube, foi ganhador do Prêmio Influenciadores Digitais e é finalista do Influency.me.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]