Saúde Integral

6 dicas para dormir mais rápido mesmo quando está estressado

Mulher deitada na cama com cobertor
Gregory Pappas/Unsplash
Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Antes de dormir o nosso cérebro costuma fazer uma retrospectiva de tudo o que passamos durante o dia, principalmente naqueles dias estressantes que parecem não acabar nunca. A primeira coisa que desejamos assim que chegamos em casa é deitarmos em nossas camas e dormirmos plenamente. O problema é quando não conseguimos controlar a nossa mente e toda aquela vontade de dormir se vai, como num piscar de olhos as horas se passam e temos que levantar da cama para mais um dia cheio de emoções.

O pensamento é algo que nos domina constantemente. Ficamos com a cabeça no trabalho, nos estudos, no relacionamento e em tudo aquilo que estiver nos incomodando. Uma hora você vai se pegar pensando em tudo isso e na maioria das vezes é quando estamos sozinhos e desocupados, a hora de dormir parece perfeita para refletir tudo isso, mas com certeza não é a hora certa. Sabendo de tudo isso, separamos algumas dicas para ajudá-los a dormirem mais rápido e não perderem o sono.

Desligue todos os aparelhos eletrônicos

Cama desarrumada
Krista Mangulsone/Unsplash

Estudos comprovam que pessoas que jogam videogame e jogos de computador por mais de sete horas por semana, dormem pior do que aquelas pessoas que são livres de equipamentos. A luz brilhante das telas de aparelhos eletrônicos fazem com que o nosso organismo confunda que é dia. Remova todos os aparelhos pelo menos uma hora antes de ir dormir, isso também vai fazer com que o seu cérebro crie menos novas ideias que possam com o uso desses aparelhos, causando assim a insônia.

Pratique exercícios físicos durante o dia

Pessoa caminhando ao lado de gramados
Avatar of user Arek Adeoye Arek Adeoye @areksan Arek Adeoye/Unsplash

Procure não praticar exercícios físicos durante a noite, pois o seu organismo pode ficar agitado fazendo você perder o sono. Evite exercitar-se até quatro horas antes de ir dormir, fazer exercícios é muito bom para se ter uma noite de sono melhor, porém precisa ser feito nos momentos certos.

Evite jantar tarde

Relógio na cama ao lado de uma xícara de chá com um livro
Sanah Suvarna/Unsplash

Tente jantar pelo menos até três horas antes de se deitar, dormir com a barriga cheia dificulta o processo de digestão, o que complica ainda mais o sono.

Evite tomar cafeína durante a noite

Xícara de café em uma mesa
Steve Tsang/ Unsplash

Realmente a cafeína não é nem um pouco aliada do sono. Evite beber pelo menos até oito horas antes de dormir, é o tempo suficiente para o corpo processar o composto químico.

Regule o seu ciclo de sono

Mulher deitada na cama de barriga para baixo com seu cabelo no rosto
Kinga Cichewicz/Unsplash

É importante que se tenha disciplina com os horários de dormir. Se você dormir todos os dias no mesmo horário, o seu organismo vai acostumar a se cansar nos horários certos. Crie uma rotina e fique atento a esses horários, pois o corpo regulará o seu sono.

Você também pode gostar

Ajuste a sua posição antes de dormir

Cama desarrumada com uma janela em cima
Quin Stevenson/Unsplash

Dormir com a posição certa vai melhorar a sua noite de sono e também vai diminuir as suas dores no corpo. Se você costuma acordar com dor nos ombros, dor na cabeça e em qualquer outra parte do corpo, durma de costas com um travesseiro embaixo dos joelhos, desta forma o seu corpo vai manter a curva natural e a sua noite de sono será muito melhor.


  • Escrito por Letícia Espíndola da Equipe Eu Sem Fronteiras.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]