Astronomia

Os grandes astronautas do mundo

Astronauta no espaço com nuvens ao fundo
Pixabay/Pexels
Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Quem é fascinado ou pelo menos possui um grande interesse por assuntos externos do nosso planeta, com certeza gosta muito de saber sobre esse universo imenso. Um dos meios mais inteligentes de se estudar o que há lá fora é o uso dos diversos mecanismos criados para atender essa necessidade, e sem a participação humana nada seria possível.

Sim, estamos falando principalmente dos astronautas. É claro que todos os grandes mecanismos necessários, como foguetes, ônibus espaciais, etc. são essenciais, mas sem os astronautas pouco saberíamos. Pois bem, eles são sempre os mais importantes quando o assunto é vasculhar o que existe no vácuo externo, e se você quer conhecer os maiores contribuintes para isso, veja nossa bela lista!

Os nomes mais conhecidos do espaço

Para quem acha que estamos nos referindo apenas a homens, você está muito enganado. As mulheres também tiveram grandes papéis nesse mundo extraordinário e tão fascinante. A verdade é que para ser um excelente astronauta é preciso estudar muito e adquirir conhecimentos um tanto complexos. Mas sem mais delongas, vamos aos nomes dos grandes astronautas do mundo.

Yuri Gagarim

Foto de Yuri Gagarim, astronauta.
Divulgação/In Defense of Communism

Ele foi o primeiro homem a visitar o espaço! O cosmonauta soviético de 27 anos, em 12 de abril de 1961 fez uma simples viagem para o espaço. Yuri não fez muito, apenas observou a terra e trouxe uma frase que se tornou sua: “A Terra é azul. Como é maravilhosa. Ela é incrível! O cosmonauta faleceu em um acidente de avião em 1968.

John Glenn

Foto de John Glenn, astronauta.
NASA/ZUMA Wire

Ele foi o primeiro americano a entrar na órbita da Terra em 20 de fevereiro de 1962. Por meio da cápsula espacial Friendship 7, ele foi o terceiro americano que visitou o espaço, porém, o primeiro a entrar na órbita do nosso planeta.

Alan Shepard

Foto de Alan Shepard, astronauta.
Nasa / Divulgação

O primeiro americano a visitar o espaço! Lembra dos projetos Mercury e Apollo? Pois bem, ele participou! Durante a missão Apollo 14, Shepard foi considerado um dos 12 humanos que estiveram em contato com a lua.

Gus Grissom

Foto de Gus Grissom, astronauta.
Divulgação/National Space Society

Ele é o segundo astronauta que conheceu o espaço e o primeiro da Nasa que visitou o espaço duas vezes. Grissom quase morreu fatalmente afogado na aterrissagem de sua primeira missão, que ocorreu em 21 de julho de 1961, quando a nave caiu no oceano. Além disso, ele foi o responsável por comandar a Gemini III, junto a John Young. Grissom teve seu falecimento em 1967, no interior do módulo de comando da Apollo 1.

John Young

Foto de John Young, astronauta.
Reprodução/Wikipédia

O único astronauta que visitou o espaço 6 vezes! Pois bem, ele possui um currículo bem avançado, né? John foi o nono homem a pisar em solo lunar a comando da missão Apollo 16.

Valentina Tereshkova

Foto de Valentina Tereshkova, astronauta.
Reprodução/Guia do Estudante

Ela foi a primeira cosmonauta! A primeira mulher a visitar o espaço foi Valentina em 16 de junho de 1963, no Vostok 6.

Neil Armstrong

Foto de Neil Armstrong, astronauta
Reprodução/Wikipédia

Ele foi o primeiro homem a pisar na lua, na missão Apollo 11. Em 20 de julho de 1969, Armstrong se tornou o astronauta mais famoso do mundo por sua chegada à lua. Antes dessa expedição, ele já havia ido ao espaço na missão Gemini 8.

Alan Bean

Foto de Alan Bean, astronauta.
CollectSpace/Divulgação

Ele já não é mais um astronauta, hoje atua como pintor e seus quadros retratam toda a sua experiência no espaço. Bean foi o quarto homem a andar sobre a lua na missão Apollo 12. Ele participou também da missão skylab 3, em 1973, onde passou cerca de 13 horas trabalhando distante da nave.

Sally Ride

Foto de Sally Ride, astronauta.
Reprodução/Escrever

Primeira mulher americana a visitar o espaço e a terceira do mundo. Sally foi selecionada dentre 8 mil candidatas que desejavam prestar serviços à Nasa.

Christa Mcauliffe

Foto de Christa Mcauliffe, astronauta.
Reprodução/Wikipédia

Christa foi uma professora espacial, convidada para a missão STS-51-L. Ela morreu em 1986 na explosão do ônibus espacial Challenger, que ocorreu após o lançamento.

Eileen Collins

Foto de Eileen Collins, astronauta.
Divulgação/NASA

A única mulher que visitou o espaço por 4 vezes e a primeira responsável por comandar um ônibus espacial. Collins foi a primeira astronauta que conseguiu realizar o giro de 360º do ônibus espacial que comandava em volta de si mesmo.

Você também pode gostar

É claro, existem muitos outros astronautas que visitaram o espaço, totalizando cerca de 564 pessoas até o momento. Porém, os astronautas citados aqui foram aqueles que fizeram coisas importantes para suas missões, por isso são mais reconhecidos. De qualquer forma, o mundo fora da terra parece ser fascinante para nós, imagina só para eles que já visitaram.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]