Olá, tudo bem com você?!? Durante o mês de outubro, o décimo mês de nosso calendário, temos muitas datas comemorativas. Entre estas celebrações, comemoramos o Dia da Música (01/10), o Dia do Poeta (04/10), entre outras datas especiais que mereceram e merecem muitos artigos aqui neste site.
Mas hoje quero destacar algo que nos faz pensar, principalmente quando falamos em música e poesia: a inspiração.
Segundo o dicionário, “inspiração” é o ato ou efeito de inspirar-se, é o conselho, a sugestão, a influência; é a capacidade criativa dos artistas, dos escritores e dos autores em geral.
Mas será que esta é uma característica somente destes profissionais? Ou é algo que pode vir a todo o ser humano?
Pois bem, vou contar uma história pra nos ajudar a pensar mais sobre isto:
“Conta-se que a “união” do deus grego Zeus (o pai dos deuses) e de Mnemósine (“Memória”) gerou 9 filhas, conhecidas, na antiga Grécia, como As Musas (em grego antigo: “Μοῦσα”, transl.: “Mousa”), que se tratavam de entidades a quem eram atribuídas a capacidade de inspirar a criação artística ou científica.
Você também pode gostar de:
- O Belo setembro e o Dia da Árvore
- A renovação e a valorização da vida
- Portal 5/5
- “Filosofia: A essência do saber”
- Leia a coletânia de poesias de Nilo Deyson
O lugar onde elas viviam era conhecido como “Museion”; este termo deu origem à palavra museu como a conhecemos hoje, e era conhecido como um local de cultivo e preservação das artes e das ciências.
Seus nomes e características nos remetem a artes em geral e nos trazem esta lembrança até os dias de hoje, nos mostrando o quanto a Grécia tinha o desenvolvimento da arte como algo inerente a sua cultura.
A quem “invoque” e peça ajuda das Musas até os dias de hoje. Você pode buscar na internet: há até uma “Invocação às Musas”, uma poesia muito significativa.
Mas o certo é que a inspiração para músicos, poetas e escritores é algo que eles prezam muito e que pedem incessantemente. Acredito que também assim deve ser pra todas as pessoas que precisam criar alguma coisa…
Podemos, sim, invocar, chamar, pedir (use o termo que quiser) inspiração pra criar qualquer coisa que vamos fazer, seja uma receita de bolo novo, uma comida especial, uma ideia qualquer que precisamos para nossos trabalho do dia a dia.
Sim, até pra escrever este texto a inspiração foi necessária! Então peça e busque a sua inspiração. Não pense que ela é uma característica somente de alguns privilegiados, afinal de contas você também é um privilegiado!