Convivendo

Poesia, Música e a Arte da Inspiração

Homem com guitarra azul, escrevendo em um caderno
Olá, tudo bem com você?!? Durante o mês de outubro, o décimo mês de nosso calendário, temos muitas datas comemorativas. Entre estas celebrações, comemoramos o Dia da Música (01/10), o Dia do Poeta (04/10), entre outras datas especiais que mereceram e merecem muitos artigos aqui neste site.

Mas hoje quero destacar algo que nos faz pensar, principalmente quando falamos em música e poesia: a inspiração.

Tocando violão

Segundo o dicionário, “inspiração” é o ato ou efeito de inspirar-se, é o conselho, a sugestão, a influência; é a capacidade criativa dos artistas, dos escritores e dos autores em geral.

Mas será que esta é uma característica somente destes profissionais? Ou é algo que pode vir a todo o ser humano?

Pois bem, vou contar uma história pra nos ajudar a pensar mais sobre isto:

“Conta-se que a “união” do deus grego Zeus (o pai dos deuses) e de Mnemósine (“Memória”) gerou 9 filhas, conhecidas, na antiga Grécia, como As Musas (em grego antigo: “Μοῦσα”, transl.: “Mousa”), que se tratavam de entidades a quem eram atribuídas a capacidade de inspirar a criação artística ou científica.

Você também pode gostar de:

O lugar onde elas viviam era conhecido como “Museion”; este termo deu origem à palavra museu como a conhecemos hoje, e era conhecido como um local de cultivo e preservação das artes e das ciências.

Seus nomes e características nos remetem a artes em geral e nos trazem esta lembrança até os dias de hoje, nos mostrando o quanto a Grécia tinha o desenvolvimento da arte como algo inerente a sua cultura.

A quem “invoque” e peça ajuda das Musas até os dias de hoje. Você pode buscar na internet: há até uma “Invocação às Musas”, uma poesia muito significativa.

Mas o certo é que a inspiração para músicos, poetas e escritores é algo que eles prezam muito e que pedem incessantemente. Acredito que também assim deve ser pra todas as pessoas que precisam criar alguma coisa…

Pessoa escrevendo com lapiseira

Podemos, sim, invocar, chamar, pedir (use o termo que quiser) inspiração pra criar qualquer coisa que vamos fazer, seja uma receita de bolo novo, uma comida especial, uma ideia qualquer que precisamos para nossos trabalho do dia a dia.

Sim, até pra escrever este texto a inspiração foi necessária! Então peça e busque a sua inspiração. Não pense que ela é uma característica somente de alguns privilegiados, afinal de contas você também é um privilegiado!

Sobre o autor

Cristiane Helena Anjos de Oliveira

Cristiane Helena Anjos de Oliveira

Cristiane Helena Anjos de Oliveira, ou Cris, 44 anos, administradora com pós em gestão de pessoas, com diversas experiências em grandes empresas.

Trabalhei muitos anos no mundo corporativo, mas sempre gostei de assuntos ligados ao autoconhecimento e espiritualidade, de alguma forma tinha algo que me trazia para este lado. Coisas boas ou não!

Hoje digo que minha caminhada espiritual é meu “Alimento Sagrado”. Com formação em Cristais, Tarot dos Cristais, entre outros diversos cursos na área do autoconhecimento.

Criadora do blog Caminhos da Luz, em que descobri minha paixão por escrever. Em 2018, criei coragem para construir o blog www.caminhosdaluz.com.br, no qual compartilho meus textos e a cada dia trilho meu caminho, descobrindo novos horizontes e novas possibilidades, sempre acreditando que temos vários caminhos para encontrar a luz verdadeira e no fim descobrirmos que ela está dentro de cada um de nós.

Contatos:

Email: [email protected]
Site: caminhosdaluz.com.br
Facebook: Caminhos da Luz
Instagram: @caminhos_da_luz
Twitter: @LuzCaminhos