Convivendo

O que é o Dia do Rock

Músico tocando guitarra elétrica em um show de rock.
Foto de Lukas Gojda no 123RF
Karoline Teotonio
Escrito por Karoline Teotonio

O Rock é conhecido pelo estilo musical que luta pela liberdade de expressão, que foi responsável por revolucionar a música e o comportamento social dos jovens. As bandas de rock são compostas geralmente de um cantor, baixista, guitarrista e baterista.

Para conscientização da pobreza, aconteceu no dia 13 de julho de 1985 o grande evento Live Aid. Nele participaram grandes artistas do Rock como Queen, Mick Jagger, David Bowie, Madonna, U2, Paul McCartney, entre outros. A partir disto, foi decidido no Brasil que dia 13 de julho seria o Dia do Rock n’ Roll, já os norte-americanos, por exemplo, comemoram no dia 9 de julho.

Quando é comemorado o Dia do Rock

Mulher sentada em uma cadeira, sorrindo, com os pés para cima enquanto toca sua guitarra.
Foto de Karolina Grabowska no Pexels

O Dia Mundial do Rock é comemorado em diversos países, no Brasil o Dia do Rock é celebrado em 13 de julho, quando duas grandes rádios paulistas dedicaram boa parte da sua programação com esse estilo musical.

5 dicas de como comemorar o Dia do Rock

1. Se produza

Você nunca vai errar utilizando camiseta, jeans e All star, então se joga no jeans rasgado, vista a camiseta da sua banda favorita e escolha o clássico All star preto ou branco.

2. Escute os seus álbuns favoritos

Mulher sentada na cama, com calça jeans e tênis All Star, em meio a discos de vinil.
Foto de Sofia Garza no Pexels

Que tal comemorar escutando aquelas músicas que marcaram a sua vida de alguma forma? Não esqueça de utilizar um fone de ouvido com alta qualidade para que o som fique perfeito. E aproveite o isolamento para jogar a palheta, balançar a cabeça, fazer air guitar, uma roda de pogo imaginária e dar um mosh ao som do bom e velho Rock n’ Roll. Para o ajudar, selecionamos alguns clássicos para escutar no Dia do Rock:

● We Will Rock You – Queen

● It’s Only Rock ‘n’ Roll (But I Like It) – The Rolling Stones

● My Generation – The Who

● Stairway To Heaven – Led Zeppelin

● Enter Sandman – Metallica

● Another Brick In The Wall – Pink Floyd

● Back In Black – AC/DC

● Born To Be Wild – Steppenwolf

● Hey Jude – The Beatles

● Smoke On The Water – Deep Purple

3. Assista a shows no YouTube

Mão segurando um telefone celular que mostra o aplicativo YouTube.
Foto de freestocks.org no Pexels

O Rock é muito além de um estilo de música, ele é um estilo de vida. Por isso, selecionamos aqui alguns show icônicos da história do Rock n’ Roll para você assistir no YouTube:

● Elvis Presley – Elvis Presley (1956)

● Revolver – The Beatles (1966)

● Dark Site of The Moon – Pink Floyd (1973)

● Back in Black – AC/DC (1980)

● Nevermind – Nirvana (1991)

● Led Zeppelin IV – Led Zeppelin (1971)

● Sticky Fingers – The Rolling Stones (1971)

● Bringing it all back home – Bob Dylan (1965)

● Black Sabbath, Black Sabbath (1970)

4. Compartilhe nas redes sociais

Pessoa com suas unhas pintadas segurando um telefone celular.
Foto de Karolina Grabowska no Pexels

Aproveite esta comemoração para compartilhar e relembrar os melhores momentos dos shows que você já vivenciou, aquele pogo com os seus amigos, uma foto com a sua banda favorita e compartilhe as músicas preferidas.

Você também pode gostar

5. Monte sua banda de rock

Duas pessoas sentadas lado a lado enquanto uma toca sua guitarra.
Foto de Daria Sannikova no Pexels

O isolamento social vai impedir as comemorações com a galera reunida, então aproveite esse momento para estudar sobre música, aprenda a tocar um instrumento musical participando de aulas online e convide os seus amigos para participar da sua banda de Rock.

As melhores músicas de Rock para melhorar o humor do seu dia

Que estamos em quarentena e não podemos sair para comemorar, todos sabemos. Mas, neste tópico, iremos ajudá-lo a melhorar qualquer momento que você esteja passando somente com uma música de rock.

— Caso a tristeza esteja o perseguindo e você precise de uma ajuda para levantar o seu astral e jogar fora toda tristeza, a dica é We The Kings — Check Yes Juliet.

— Ouça Blink 182 — Anthen Part 2, e mande embora todos os pensamentos ruins, se imagine correndo na praia ou dentro de um carro viajando com os seus amigos para uma praia.

Homem sentado em meio a caixas de som, tocando sua guitarra.
Foto de Clem Onojeghuo no Pexels

— Caso você queira uma música otimista e que o faça pular sem parar, a Broadside — Coffee Talk é a melhor opção, é uma dose de happy pop punk.

— Se você está cansado da mesma vida que tem hoje e quer uma música animada para aflorar a sua melhor versão, ouça Pânico! At The Disco — “Altas esperanças”.

— Mesmo que você não esteja feliz, que o seu momento atual seja assustador e solitário, nunca esqueça que você sempre terá os seus amigos ao seu lado, escute New Found Glory — My Friends Over You e seja feliz.

— Precisa limpar a casa e não está nem um pouco animado ou não está sabendo lidar com sentimentos incertos? Nossa última dica é a música perfeita para o motivar no que precisa ser feito, Seaway — Pleasures.

Gostaram das nossas dicas? Aqui no Eu Sem Fronteiras você encontra um post recheado de conteúdo sobre esse tema.

Vida longa ao Rock n’ Roll! 😉

Sobre o autor

Karoline Teotonio

Karoline Teotonio

Tenho 29 anos, sou administradora e pós-graduada em marketing. Casada, apaixonada pela família, por praia, música, animais, academia e tecnologia.

Sou apaixonada por gravar vídeos e por escrever. Busco conciliar o conhecimento técnico a uma visão humanística sobre as coisas, sempre em busca de atuar em algo que realmente possa ser útil na vida das pessoas.

O objetivo principal deste espaço é agregar algo construtivo, seja por meio de informações e novidades tecnológicas, seja até mesmo para trazer mais leveza para o seu dia a dia.

Pretendo trazer textos, informações e reflexões que sejam enriquecedores e prazerosos aos leitores.

Contatos:
Email: redatoracuritibana@gmail.com
Instagram: @karolineteotonio
Youtube: Karolesamuel