Autoconhecimento Psicanálise

Por que não eu?

Maria Cristina Lopes

“Eu encomendo um jantar

Só pra nós dois

Se não tem nada pra depois  

Por que não eu?  Ah! Ah!

Por que não eu?”

Herbert Viana/Paula Toller

Você já fez essa pergunta ao longo de sua vida?

– Por que ele foi promovido e não eu?

– Por que ele tem a atenção das pessoas e não eu?

– Por que o casamento dela deu certo e o meu acabou no primeiro ano?

– Por que ele foi escolhido para representante da classe e não eu?

São tantos os ‘porquês’ que roubam a nossa energia e tiram o foco daquilo que realmente é importante.

Não sei se a sorte existe, tenho dúvidas quanto a isso.  Talvez o ‘estar no lugar certo, na hora certa’ seja mais aceitável. Mas, para que isso aconteça, temos que fazer a nossa parte.  Estarmos atentos às oportunidades e preparados para agarrá-las.

Então, confesse… Você já fez essa pergunta, mesmo que baixinho, só para você, não é? Mas, não se sinta culpado (a). Provavelmente, todos já passaram por isso. Faz parte do ‘ser’ humano.

O importante é ter consciência dessa fragilidade e disposição para mudá-la. Perceber o quanto essa é uma atitude passiva, pois joga toda a responsabilidade no outro.

Acredito no potencial que todos temos dentro de nós para uma transformação, para a busca de um crescimento emocional e psicológico. Segundo Carl Rogers, psicoterapeuta norte-americano, todas as pessoas carregam dentro de si a força necessária para o desenvolvimento de suas próprias potencialidades.

Alguns pontos que levarão a uma reflexão para um comportamento mais adaptativo, são:

Não se comparar e não julgar

Ninguém é perfeito. Cada um traz consigo habilidades e deficiências. Potencialize o que tem de bom e busque melhorar o que for necessário. Lembre-se que os dedos das mãos têm tamanhos diferentes, mas todos têm a sua função. Entenda que você não é melhor nem pior que ninguém.

Valorizar o que tem

Um dia você achou que era importante conquistar o que tem hoje. Valorize o esforço e a dedicação despendidos para que tudo isso se tornasse realidade. Não espere perder para dar a devida importância.   

Agradecer e reconhecer as pessoas

Com certeza você não chegou onde chegou sozinho. Muitas pessoas estiveram (e continuam) ao seu lado, te amando, ajudando, acolhendo e dando o seu melhor, para que VOCÊ pudesse alcançar os seus objetivos. Seja grato! Não por elas esperarem essa atitude, mas pelo fato de reconhecer o quanto elas foram importantes em sua vida.  

Não focar nos obstáculos

Aqui farei referência a Monja Coen: “Não dê atenção aos seus obstáculos; eles existem, respeite-os, mas passe por eles. Não fique olhando e dizendo: obstáculos, obstáculos… Senão, você dá força àquilo que é prejudicial e negativo. Olhe para diante, para seus objetivos. A atenção aos obstáculos os torna imensos, poderosos.”

“Supere as grandes pedras que surgirem no caminho, mas tome cuidado com as pequenas pedras, pois elas podem te fazer escorregar e cair.”

Aprender a dizer não

Significa ter confiança em si mesmo, ter controle sobre a sua própria vida e não se deixar manipular.

Discernir em qual situação e optar pelo sim, sem promover a auto anulação ou o não, sem a preocupação de sofrer uma rejeição. Dizer sempre sim, ou seja, ser uma pessoa propiciatória pode trazer a sensação de ser importante, bem relacionada. Mas não se engane, em muitos casos não passa de uma relação de interesse unilateral. O retorno pode não ocorrer.

A pergunta – por que não eu? – sugere que o mundo lhe deve alguma coisa. Isso não é real. Então, faça a sua parte, da melhor forma possível; mas faça com amor. O resultado virá a seu tempo, acredite.

Sobre o autor

Maria Cristina Lopes

Maria Cristina Lopes

Psicanalista Clínica, com especialização em Métodos de Acesso Direto ao Inconsciente, capacitação em Hipnose e Hipnoterapia, Programação Neurolinguística, Terapias Cognitivo-Comportamentais e Psico-oncologia. Graduada em Serviço Social com pós-graduação em Administração de Recursos Humanos.

Publicação de textos no blog mariacristinalopes.com

Contato: [email protected]
Celular: (11) 99636-8599