Autoconhecimento

Como conquistar felicidade no trabalho?

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Tirando as horas que passamos dormindo, a maior parte do tempo restante passamos no trabalho. Então, é difícil dizer que é possível ser feliz sem levar em conta a maior parte produtiva do seu dia. E a pergunta que vem com esse fato é: como ser feliz no trabalho?

Cada tipo de trabalho tem as suas características e os seus obstáculos. Mas, de uma forma geral, encontramos alguns fatores que em todas as áreas são comuns para contribuir para uma vida feliz. Veja abaixo:

Sentir que é útil

Não se trata de apenas ter um salário justo. Nós precisamos sentir que a nossa atividade realmente faz a diferença para a empresa e para a vida das pessoas. Se você fizer um trabalho que não sente que impacta em nada o seu universo, vai desanimar e não se sentirá útil. Essa é uma característica inata dos seres humanos. Como seres sociais, temos um sentimento de dever para contribuir com o meio em que vivemos.

Ser desafiado

Ao contrário do que muitos acreditam, a zona de conforto te leva em direção contrária à felicidade. Quando você não é estimulado a evoluir, a melhorar como pessoa e profissional, o tédio toma conta e com ele podem vir problemas ainda maiores, como a depressão. Busque um trabalho em que você possa se desafiar ou ser desafiado a evoluir com o tempo. Pois, quem para no tempo, não fica feliz.

Vida social

Por mais que tente separar vida profissional e pessoal, você é um só. E a sua vida também. Não adianta encarar o trabalho somente como trabalho e não ter uma vida social com os colegas de empresa. Trabalhar com pessoas que você se identifica e tem empatia é um dos fatores que mais contribui para encontrar a felicidade no trabalho. E, para conseguir ter empatia pelos outros, somente socializando e conhecendo cada um deles é que você vai perceber como essa é uma parte importante na sua carreira profissional. Se você trabalha com pessoas que não consegue gostar de jeito nenhum, talvez seja um indício que deva mudar de área.

Foco no presente

Muitas pessoas buscam a felicidade que vem junto com uma promoção. Mas na verdade algumas promoções podem trazer mais infelicidade ainda. O trabalho aumenta e as responsabilidades também. Isso não quer dizer que você deve evitá-las, mas quer dizer que precisa colocar a felicidade onde ela sempre está: no momento presente, independente do seu cargo. Aprenda a valorizar o seu trabalho com o que você tem hoje e, dessa forma, saiba evitar a ansiedade de querer logo um cargo que ainda está no futuro.


Texto escrito por Ricardo Sturk da Equipe Eu Sem Fronteiras

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]