Autoconhecimento Coaching

Por que é importante criar sinergia na vida e nas relações?

sinergia
Em uma definição simples, criar sinergia é gerar um elevado estado de cooperação criativa onde o resultado conjunto é maior que a soma das partes. Tal estado de cooperação é obtido a partir da reunião, ou encontro de diferentes pessoas, com suas diferentes habilidades e pontos de vista, com o intuito de obter uma perspectiva maior e mais abrangente do que a que seria obtida individualmente.

Para criar o ambiente da sinergia e da boa comunicação, é necessário ter a combinação de alguns ingredientes básicos:

1- Ter uma Conta Bancária Emocional com saldo positivo, e para isto acontecer avalie o quanto anda fazendo de “retiradas” em suas relações e para cada retirada faça cinco depósitos com atitudes positivas, de reconhecimento e valorização.

2- Assegure-se do pensamento Ganha-Ganha, para considerar o outro, promover o respeito e o benefício mútuo de alta confiança, para que sejam produzidas soluções melhores do que as propostas originalmente.

3- Antes de querer ter razão, tente Compreender antes de querer ser compreendido, escute antes de falar e considere valores e preocupações do todo antes de tomar decisões.

Quando você se comunica sinergicamente, está simplesmente abrindo seu coração, sua mente e modo de expressões para novas possibilidades, novas alternativas e novas opções, mas para tanto, em uma família, por exemplo, devem-se quebrar os “climas” de inseguranças existentes e propor um clima onde possam ser expressos os sentimentos a respeito dos problemas, em um ambiente de segurança.

Buscar uma terceira alternativa ou encontrar a sinergia nas relações, não é um processo simples, porque não se trata apenas de um processo de negociação, pois se assim for, alguém sairá ganhando e alguém perdendo na relação, portanto, tem que haver a mudança nas crenças, no pensamento padronizado, o abandono da forma de pensar, da mentalidade do “ou você, ou eu”. Isto exige muita evolução no processo de maturidade individual, o autoconhecimento, para que uma das partes não se mantenha em uma relação de dependência querendo fazer prevalecer sua maneira de pensar e moldar o outro para si, em um processo de vitimização.

sinergia

A sinergia implica em divisão de poder decisório para um grupo de pessoas onde todos participam e acrescentam ao todo. Valorizar as diferenças é a essência da sinergia, as diferenças mentais, emocionais e psicológicas entre as pessoas. E a chave para valorizar as diferenças é perceber que todas as pessoas veem o mundo não como ele é, mas como elas são. Ela é o fruto do respeito, da valorização e até mesmo da exaltação das diferenças entre um e outro.

A sinergia é a terceira alternativa – não do meu jeito, não do seu jeito, mas um terceiro, melhor do que qualquer um de nós possa apresentar, como resultado, novas metas compartilhadas são criadas e todos participam do processo com dedicação e responsabilidade.

Trata-se de solucionar problemas, aproveitar oportunidades e resolver diferenças – não através de concessões, onde um mais um resulta em meio, nem mesmo da cooperação, onde um mais um resulta em dois, mas através da cooperação criativa, onde um mais um resulta em três ou mais.

Transformar obstáculos e dificuldades em oportunidades é uma chance de crescer e melhorar.

Combine as forças das pessoas com quais convive, através da mentalidade de uma equipe de trabalho positiva. Assim, para atingir objetivos, nenhuma pessoa trabalhará sozinha.

Na família, todos constroem caminhos e soluções diante dos problemas imprevisíveis ou mesmo criados.

Sobre o autor

Claudia Regina Pinto

Formada em Psicologia, com Pós-Graduação em Psicodrama, MBA Gestão Pessoas. Formação como Terapeuta Holística com ênfase na Alquimia (florais Sistema Joel Aleixo), Cromoterapia, Reflexologia, Argila terapia, Mestre em Reiki, Taróloga. Atendimento Clínico, Educacional e Organizacional com desenvolvimento de Lideranças e Palestras.

Contato:

E-mail: claudiareginapinto@yahoo.com.br |

Facebook: Claudia Regina
Youtube: VozàVoz