Autoconhecimento Budismo

Qual é o principal objetivo do budismo?

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

O budismo consiste em uma filosofia ou religião definida nos ensinamentos de Buda — mestre espiritual que fundou o budismo. Esta religião tem cerca de 2.500 anos e tenta ensinar as pessoas a condicionarem as suas mentes a um caminho que leve-as à sabedoria, para que elas encontrem a paz e a liberdade dentro dos seus próprios seres e também no mundo externo em que vivem. Para os budistas, é de extrema importância trabalhar o lado espiritual dos seres humanos, pois quando se tem o espírito totalmente sadio, significa que o corpo físico também é saudável. Entenda um pouco mais sobre esta filosofia e descubra qual é o objetivo do budismo!

A origem do budismo

O budismo teve início aproximadamente no século 4 a.C. na índia e foi se espalhando pelo oriente. O seu criador, Siddhartha Gautama — mais tarde conhecido como Buda — deixou para trás toda a fortuna de sua família para viver ao lado dos monges com o intuito de alcançar a iluminação pessoal.

Assim que ele chegou ao estado de iluminação desejado, começou a atrair os seus próprios seguidores por meio de seus ensinamentos, que, em seguida, se tornaram discípulos devotos. Buda dedicou a sua vida a ensinar o povo, e, com suas viagens pelo continente indiano, foi espalhando o budismo por toda a região.

No ano de 1908, o budismo chegou ao Brasil por meio dos imigrantes japoneses, e apenas em 1951, alguns missionários vieram ao país e diversas organizações desta filosofia foram fundadas.

Imagem de um monge budista caminhando sobre pétalas de rosas e flores nas cores rosa e vermelho.
Foto por Honey Kochphon Onshawee no Pixabay

Qual é o principal objetivo do budismo?

Buda sempre pregou que existem dois objetivos dentro da doutrina religiosa, e o principal deles é encontrar o estado de paz e alcançar a liberdade do Nirvana.

O budismo foca muito a libertação dos próprios desejos que nos trazem frustrações e sofrimento, como dito nas “Quatro Verdades” de Buda. A felicidade é o foco, ela é o estado em que o ser humano livrou-se de todos os desejos carnais e conseguiu manter-se firme diante da positividade do próprio espírito.

Estas são as Quatro Verdades nas quais se baseiam a filosofia do budismo:

– A realidade do sofrimento.
– A realidade da origem do sofrimento.
– A realidade da cessação do sofrimento.
– A realidade do caminho para a sessação do sofrimento.

Imagem da estátua de Buda e ao fundo muitas luzes representando a paz do Budismo.
Foto por Mikegi no Pixabay

A busca por esse principal objetivo do budismo consiste em atingir o entendimento das Quatro Verdades, para que uma pessoa tenha total discernimento sobre os sentimentos externos que poluem o seu espírito causando sofrimento. Todo este sofrimento trava a evolução espiritual e faz com que os seres humanos vivam somente para resolver problemas. O foco desta filosofia é enfrentar todos estes pesares para que o caminho para o término do sofrimento seja encontrado e assim, alcançado.

Você também pode gostar

O budismo leva os seus fiéis à felicidade, mas para que este estado seja inteiramente alcançado, é preciso passar por um processo profundo de entendimento e de limpeza pessoal e espiritual.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]