Budismo

Quem foi Buda e quais foram seus ensinamentos?

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras
Muito se sabe sobre Buda. Ele foi e ainda é um dos homens mais conhecidos no mundo e possui muitos seguidores. Porém há quem acredite que esse era seu nome verdadeiro, mas não é bem isso.

Em primeiro lugar, você precisa saber o que significa a palavra Buda. Em sânscrito – uma língua sagrada indiana – “Buda” significa iluminado. É, portanto, a nomeação dada a um grande mestre budista ou àqueles que tiverem acesso à iluminação por meio do budismo.

Quem foi Buda?

buda

Filho do grande rei Suddhodana, Sidarta Gautama (Buda) nasceu há 2.500 anos, no norte Indiano. Gautama foi um menino e jovem comum, repleto de alegria, energia e grandes desejos.

Por ser herdeiro, teve a oportunidade de ser muito bem educado. Além disso, ele era um cavaleiro que tinha paixão por lutas e por arco e flecha. Após seus crescimento, Gautama decidiu que queria entender o motivo de todos os sofrimentos.

Mesmo com a chance de se sentar no trono e reinar, Gautama fez a escolha de deixar de lado a política, os esportes e apenas ser contemplativo. Nesta época, ele possuía seus 29 anos de idade.

Gautama percorreu seu objetivo e passou por muitos grupos, como os brâmanes e os ascetas. Nenhum deles deu respostas que o deixassem satisfeito. Até que em um dia comum, após um banho no rio Nairanjana, ele decidiu meditar sobre tudo pelo que havia passado.

Neste dia, Gautama teve todas as respostas que queria e se autodeterminou Buda, por ter alcançado a iluminação. Nesta época, o príncipe tinha 35 anos de idade e começou a verdade de sua história, levando seus ensinamentos até sua morte, aos 80 anos.

Os ensinamentos de Buda

buda

Todos os ensinamentos de Buda foram ditados por meio de sua vida e experiência. Na religião budista é possível encontrar todos eles. Dentre alguns ensinamentos estão:

Começar aos poucos é normal: Buda ensinou que tudo começa devagar e que não é preciso ter pressa. Assim como uma jarra é preenchida aos poucos com água, a sabedoria humana também é alcançada aos poucos.

Perdoar é importante: segundo Buda, ao respondermos o ódio com mais ódio teremos mais dele. O que transforma o ódio é o amor.

Os pensamentos criam a realidade: tudo o que temos é criado pelos pensamentos, por isso é preciso pensar em coisas boas para criar coisas boas para o mundo.

É preciso ter o controle da própria mente: Buda ensinou que temos o controle do que falamos, pensamos e devemos sempre escolher não machucar ninguém.

Ser grato por tudo: Sempre há uma coisa ou outra que merece a nossa gratidão. Muitos não acordaram hoje. Se você acordou, agradeça.

Você também pode gostar:

Confira algumas frases de Buda

Buda também foi um ótimo formador de belas frases para aplicar seus ensinamentos. Todas elas eram capazes de impactar, por onde quer que passassem, muitas pessoas. Confira algumas delas:

  • “Não viva no passado, não sonhe com o futuro, concentre a mente no momento presente”.

  • “A causa da derrota não está nos obstáculos ou no rigor das circunstâncias, está na falta de determinação e desistência da própria pessoa”.

  • “Viver apenas um dia ou ouvir um bom ensinamento é melhor do que viver um século sem conhecer tal ensinamento”.

Esses são apenas alguns dos mais belos ensinamentos e frases de Buda. Ele foi capaz de deixar sua marca no mundo com seus singelos atos de bondade, amor e, acima de tudo, paciência. A cultura budista é uma das mais famosas no mundo, então vale a pena conhecê-la!

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]