O budismo é uma religião indiana seguida no mundo inteiro. As lições dessa crença foram elaboradas a partir dos ensinamentos de Sidarta Gautama, mais conhecido como Buda. Para ele, uma pessoa precisa superar o sofrimento que a vida traz, como consequência do desejo que todos nós sentimos.
Dessa maneira, a nirvana no budismo é alcançada por quem consegue colocar em prática essa ideia, ou seja, é o processo de libertação do sofrimento, que promove paz de espírito e conexão consigo e com o mundo. E um dos meios para alcançar o nirvana é com orações.
Com o conteúdo a seguir, você vai aprender quais são as orações budistas que podem interromper o ciclo de dor pelo qual você está passando, assim a sua qualidade de vida vai aumentar e a sua espiritualidade será mais desenvolvida. Confira!
Oração budista nam myoho rengue kyo
“Nam-myoho-rengue-kyo” é um mantra budista. Isso significa que a oração é, na verdade, a recitação dessas sílabas. Para iniciantes no budismo, é indicado que o mantra seja recitado por cerca de 15 minutos, mentalizando a crença e os bons pensamentos, de frente para uma parede de cor única, com a postura ereta e de olhos abertos.
Ao recitar o nam-myoho-rengue-kyo diariamente, é possível ativar uma energia poderosa dentro de si. O motivo disso é que o mantra significa “devoção à lei mística exposta no sutra da flor de lótus”. De forma mais simples, indica que toda ação tem uma consequência, e que somos guiados por uma força incompreensível e muito profunda.
Oração budista para acalmar
No Buda, no Dharma e na excelente assembleia da Sanga,
até que eu alcance a iluminação, neles tomo refúgio.
Por meio da minha prática das seis perfeições*,
possam todos os seres atingir o estado búdico.”
Essa oração é ideal para quem está precisando encontrar refúgio dentro de si. Com ela, é possível resgatar a prática das seis perfeições, que são: generosidade, ética, paciência, perseverança, concentração e sabedoria. Lembrando desses conceitos, a sua mente entrará em equilíbrio, trazendo mais calma.
Oração budista para cura
Por toda a parte possam os caminhos dar passagem,
Livres de pedras cortantes e outros incômodos.
Serem suaves como o lápis-lazúli
E as palmas das minhas mãos.”
É preciso reconhecer que enfrentaremos dificuldades em muitos momentos das nossas vidas, porém, quando isso ocorrer, é possível encontrar alívio com uma oração budista. Ao repeti-la, imagine toda a dor indo embora para que a cura comece pela sua mente com pensamentos positivos.
Oração budista para prosperidade
Que todos os seres encontrem a felicidade e as causas da felicidade.
Que todos os seres se libertem do sofrimento e das causas do sofrimento.
Que todos os seres encontrem a felicidade livre de sofrimento.
Que todos os seres vivam em equanimidade livres de paixões, de agressões e de preconceitos.”
Para o budismo, é fundamental se desprender dos próprios desejos para ter uma vida mais plena e prazerosa, então a prosperidade não deve ser direcionada a um objeto ou a um plano, e sim à liberdade do sofrimento, que é o que nos aprisiona. Ao alcançar esse princípio, seremos verdadeiramente felizes.
Oração do perdão budista
Todo carma prejudicial alguma vez cometido por mim, desde tempos imemoriais
Devido à minha ganância, raiva e ignorância sem limites
Nascido de meu corpo, boca e mente
Agora, de tudo, eu me arrependo.”
O perdão só pode ser obtido por meio do arrependimento. Na oração elaborada por Monja Coen, um grande nome do budismo, as consequências negativas das nossas ações podem ser reconhecidas e transformadas. Dessa maneira, anulamos o carma negativo que é transformado em sofrimento.
Oração da gratidão budista
Pelas virtudes que coletei
Praticando as etapas do caminho,Que todos os seres vivos tenham a oportunidade
De praticar da mesma forma.
Que cada um experiencie
A felicidade de humanos e deuses
E rapidamente alcance a iluminação,
Para que o samsara seja finalmente extinto.”
O budismo é uma religião que prega o aprimoramento individual, mas isso não significa que ela é egocêntrica, então você deve desejar aos outros aquilo que você já conseguiu alcançar por meio da gratidão. Com essa oração, você vai mostrar que reconhece as suas conquistas e quer que outras pessoas também aproveitem tal felicidade.
Você também pode gostar
- Aprofunde-se no budismo tibetano e amplie seus conhecimentos
- Entenda o que é o conceito nirvana no budismo
- Conheça os três tipos de tesouro da religião budista
- Estude as 12 regras essenciais para viver como um monge
- Investigue o que está por trás dos seus sentimentos
- Saiba como a violência é interpretada segundo o budismo
Depois de conhecer algumas das principais orações budistas, você já pode focar no seu desenvolvimento espiritual. Mesmo que você tenha outra religião, o budismo vai te oferecer uma nova perspectiva sobre a sua vida, para que o sofrimento que você carrega seja reinterpretado. Continue nessa jornada de autoconhecimento!