Espiritualidade

Preces budistas: para iluminar sua vida

Monge com roupas laranjas sentado numa pedra enquanto observa paisagem.
Ittipol Nampochai / 123rf
Escrito por Eu Sem Fronteiras

O budismo é uma religião indiana seguida no mundo inteiro. As lições dessa crença foram elaboradas a partir dos ensinamentos de Sidarta Gautama, mais conhecido como Buda. Para ele, uma pessoa precisa superar o sofrimento que a vida traz, como consequência do desejo que todos nós sentimos.

Dessa maneira, a nirvana no budismo é alcançada por quem consegue colocar em prática essa ideia, ou seja, é o processo de libertação do sofrimento, que promove paz de espírito e conexão consigo e com o mundo. E um dos meios para alcançar o nirvana é com orações.

Com o conteúdo a seguir, você vai aprender quais são as orações budistas que podem interromper o ciclo de dor pelo qual você está passando, assim a sua qualidade de vida vai aumentar e a sua espiritualidade será mais desenvolvida. Confira!

Oração budista nam myoho rengue kyo

“Nam-myoho-rengue-kyo” é um mantra budista. Isso significa que a oração é, na verdade, a recitação dessas sílabas. Para iniciantes no budismo, é indicado que o mantra seja recitado por cerca de 15 minutos, mentalizando a crença e os bons pensamentos, de frente para uma parede de cor única, com a postura ereta e de olhos abertos.

Ao recitar o nam-myoho-rengue-kyo diariamente, é possível ativar uma energia poderosa dentro de si. O motivo disso é que o mantra significa “devoção à lei mística exposta no sutra da flor de lótus”. De forma mais simples, indica que toda ação tem uma consequência, e que somos guiados por uma força incompreensível e muito profunda.

Oração budista para acalmar

No Buda, no Dharma e na excelente assembleia da Sanga,
até que eu alcance a iluminação, neles tomo refúgio.
Por meio da minha prática das seis perfeições*,
possam todos os seres atingir o estado búdico.”

Essa oração é ideal para quem está precisando encontrar refúgio dentro de si. Com ela, é possível resgatar a prática das seis perfeições, que são: generosidade, ética, paciência, perseverança, concentração e sabedoria. Lembrando desses conceitos, a sua mente entrará em equilíbrio, trazendo mais calma.

Oração budista para cura

Por toda a parte possam os caminhos dar passagem,
Livres de pedras cortantes e outros incômodos.
Serem suaves como o lápis-lazúli
E as palmas das minhas mãos.”

É preciso reconhecer que enfrentaremos dificuldades em muitos momentos das nossas vidas, porém, quando isso ocorrer, é possível encontrar alívio com uma oração budista. Ao repeti-la, imagine toda a dor indo embora para que a cura comece pela sua mente com pensamentos positivos.

Oração budista para prosperidade

Que todos os seres encontrem a felicidade e as causas da felicidade.
Que todos os seres se libertem do sofrimento e das causas do sofrimento.
Que todos os seres encontrem a felicidade livre de sofrimento.
Que todos os seres vivam em equanimidade livres de paixões, de agressões e de preconceitos.”

Para o budismo, é fundamental se desprender dos próprios desejos para ter uma vida mais plena e prazerosa, então a prosperidade não deve ser direcionada a um objeto ou a um plano, e sim à liberdade do sofrimento, que é o que nos aprisiona. Ao alcançar esse princípio, seremos verdadeiramente felizes.

Oração do perdão budista

Todo carma prejudicial alguma vez cometido por mim, desde tempos imemoriais
Devido à minha ganância, raiva e ignorância sem limites
Nascido de meu corpo, boca e mente
Agora, de tudo, eu me arrependo.”

Homem orando
stockstudioX / Getty Images Signature / Canva

O perdão só pode ser obtido por meio do arrependimento. Na oração elaborada por Monja Coen, um grande nome do budismo, as consequências negativas das nossas ações podem ser reconhecidas e transformadas. Dessa maneira, anulamos o carma negativo que é transformado em sofrimento.

Oração da gratidão budista

Pelas virtudes que coletei
Praticando as etapas do caminho,Que todos os seres vivos tenham a oportunidade
De praticar da mesma forma.
Que cada um experiencie
A felicidade de humanos e deuses
E rapidamente alcance a iluminação,
Para que o samsara seja finalmente extinto.”

O budismo é uma religião que prega o aprimoramento individual, mas isso não significa que ela é egocêntrica, então você deve desejar aos outros aquilo que você já conseguiu alcançar por meio da gratidão. Com essa oração, você vai mostrar que reconhece as suas conquistas e quer que outras pessoas também aproveitem tal felicidade.

Você também pode gostar

Depois de conhecer algumas das principais orações budistas, você já pode focar no seu desenvolvimento espiritual. Mesmo que você tenha outra religião, o budismo vai te oferecer uma nova perspectiva sobre a sua vida, para que o sofrimento que você carrega seja reinterpretado. Continue nessa jornada de autoconhecimento!

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para colunistas@eusemfronteiras.com.br