Autoconhecimento Meditação

Meditação para dormir — Aprenda a fazê-la!

123RF - Direitos autorais: Michelangeloop
Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

A origem da palavra “meditar” do latim “meditare” significa “voltar ao seu centro”. Nada mais claro do que o próprio significado da palavra para explicar esta prática que tem se tornado cada vez mais conhecida atualmente.

A meditação propõe o relaxamento corporal e a diminuição da respiração, que consequentemente acalmam e tranquilizam o corpo físico e energético. O essencial para meditar é ter um foco interno, com a observação do próprio corpo, ou externo, escutando algum som, por exemplo.

Você pode meditar com uma pessoa guiando os passos que deve seguir ou aprender o que se identifica melhor e praticá-la sozinho. É equivocado dizer que durante a meditação a mente não pensa em “nada”, o ideal na verdade é observar os pensamentos passando sem entrar neles ou ter emoções relacionadas.

Meditação: amiga de um sono restaurador

Imagem de um monge sentado em um gramado fazendo meditação.
Foto por Truthseeker08 no Pixabay

Por ter um efeito tranquilizador para o corpo, fazer meditação antes de dormir pode melhorar a qualidade do seu sono! É comum que com a rotina agitada cada vez mais pessoas tenham dificuldade para dormir, e muitas mesmo que durmam rapidamente acordam cansadas no dia seguinte, o que pode ser um sinal de que o sono não foi suficiente para descansar o tanto que precisava.

Criar o hábito de meditar antes de dormir pode interromper padrões negativos que dificultam o seu sono, como levantar várias vezes para ir ao banheiro, ficar pensando em preocupações ao deitar ou em tarefas que precisa fazer no dia seguinte. Isso porque você irá reorganizar seus pensamentos, substituindo o que atrapalha seu sono pelo estado de relaxamento.

Os benefícios no seu corpo de meditar antes de dormir são inúmeros, dentre eles estão:

Redução do estresse.
Controle do apetite.
Melhora o metabolismo.
Fortalece o sistema imunológico.
Aprimora a concentração, raciocínio, memória e foco.
Melhora a disposição e humor.

Atrás de um bom dia, tem uma noite bem dormida!

Imagem de três monges em uma linda floresta, eles estão sentados sobre um tronco fazendo meditação.
Foto por Truthseeker08 no Pixabay

Seja o seu dia de descanso, passeio, ou até mesmo de trabalho quando o seu foco é o máximo de produtividade, com certeza uma boa noite de sono está por trás de um dia em que seus objetivos são alcançados.

Dormir bem em paralelo à prática de atividades físicas e alimentação balanceada, pode ser sinônimo de mais tempo de vida, já que seu corpo estará com os sistemas equilibrados e funcionando bem.

Além disso, o deixa mais concentrado e atento, já que durante o sono o cérebro processa informações que recebeu ao longo do dia. Com esse foco, ficará mais fácil estudar, realizar tarefas do trabalho, e tudo que exija concentração e raciocínio.

Dicas para meditar antes de dormir

Imagem de um monge sentado no chão em posição de meditação.
Foto por Sasin Tipchai no Pixabay

Quando tiver realizado tudo o que precisa antes de dormir, com o quarto preparado para descansar, incluindo luzes apagadas, sente-se confortavelmente na cama, com a coluna ereta. Se quiser coloque uma música longa, ou uma playlist de músicas calmas do seu gosto.

De olhos fechados, pense sobre o seu dia, agradeça pelas coisas boas que aconteceram e aprendizados, depois, comece a pensar que esse é o momento de descansar e se desligar das atividades realizadas no dia.

Comece a respirar profundamente, inspirando pelo nariz e expirando pela boca. Depois de manter a respiração lenta e profunda, comece a relaxar cada parte do seu corpo, desde os dedos dos pés, até a cabeça, como se cada parte começasse a relaxar. Perceba onde há mais tensões e toque massageando, se quiser.

Mantenha a respiração e relaxamento por pelo menos 5 minutos, aos decorrer dos dias aumente o tempo da prática para no mínimo 20 minutos. Fique tranquilo se parecer difícil no começo, os pensamentos podem insistir que você desfoque o relaxamento de início, mas aos poucos conseguirá focar a própria meditação.

Meditações guiadas

Imagem de três monges praticando a meditação.
Foto por Honey Kochphon Onshawee no Pixabay

Caso você seja iniciante na arte de meditar, poderá gostar de meditações guiadas, que são áudios facilmente encontrados pela internet, em que uma pessoa dita as instruções ao longo da meditação. Você precisa apenas fechar os olhos, sentar em uma posição confortável, e aproveitar deste momento.

Como meditações podem ter objetivos diversos, o ideal é que você busque por uma para dormir. Nas narrações você será orientado a controlar sua respiração, e até mesmo a imaginar cenários ou pontos de energia. Certamente trarão efeitos de tranquilidade e paz para uma boa noite de sono.

Você também pode gostar

Crie o hábito de meditar

Se você tem uma vida corrida, pode parecer muito complicado colocar um novo hábito em meio a tudo isso, mas acredite, ela compensará seus esforços iniciais! Caso sofra de insônia, levará muito menos tempo para fazer a meditação e começar a sentir os efeitos dela, do que seguir se virando na cama esperando o sono chegar.

Além disso, você começará a sentir os benefícios da meditação e de uma boa noite de sono, e aos poucos sua vida irá se transformar para melhor! Aproveite desse poder de encontrar consigo mesmo todas as noites e relaxar corpo e mente. Bons sonhos!

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]