Autoconhecimento

Qual é o seu tipo de personalidade?

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

A personalidade das pessoas é um assunto que intriga e é objeto de estudo por diversos ramos da psicologia, do esoterismo e de estudiosos desde os tempos antigos. Dependendo da vertente do estudo, há teorias que dizem que a personalidade ou já nasce com a pessoa, ou ela adquire durante a vida de acordo com as suas experiências, mas também pode ser uma mistura dos dois. Por personalidade, podemos definir de forma simplificada que são as características que tornam cada ser humano único, compostas por pensamentos, sentimentos e comportamentos.

Um dos métodos que busca analisar a personalidade das pessoas é conhecido como “Big Five”. Esse método surgiu na década de 60 com os pesquisadores Ernest Tupes e Raymond Christal e vem se desenvolvendo com o tempo com diversos outros pesquisadores. O Big Five classifica cinco fatores principais que indicam a personalidade de uma pessoa. Veja cada um deles:

Abertura para experiências

Essa é a característica que mostra como o indivíduo se porta em relação às mudanças e ao que a vida coloca em seu caminho. Algumas pessoas podem ser muito abertas para novas experiências. Normalmente são vistas como aventureiros e curiosos por natureza e sempre estão dispostas a conhecer algo novo. Ao contrário, também existem pessoas com pouco dessa abertura. São aquelas que preferem a comodidade e a estabilidade. Entre esses dois extremos, também temos pessoas com diferentes graus de abertura para o novo.

Consciência (também conhecida como escrupulosidade)

É uma característica de personalidade muito ligada com a disciplina e o planejamento. Podemos ver esses traços de personalidade em pessoas que gostam de seguir um plano e tem uma boa resistência mental para passar por adversidades para concluir seus objetivos. O oposto pode ser visto em pessoas mais espontâneas, que lidam muito mais com a imprevisibilidade do que com a disciplina.

Extroversão

É a característica do “Big Five” mais fácil de perceber nas pessoas. A extroversão é vista em pessoas que tem facilidade para se abrir para o mundo. Elas buscam interagir com os outros e por isso são bem sociáveis. O oposto desse traço é a introversão, que aparece em pessoas que se sentem bem passando tempo sozinhas ou em pequenos grupos.

Socialização (também conhecida como amabilidade)

Diferente da extroversão, a socialização (ou amabilidade) não se restringe apenas a socialização. Esse traço de personalidade mostra a capacidade da pessoa em ter empatia e ser bondoso com os outros, o que indica uma característica que vimos principalmente em pessoas com uma boa inteligência emocional.

Neuroticismo

Ao contrário da amabilidade, o neuroticismo é um traço de personalidade que indica alguém com uma inteligência emocional não muito bem desenvolvida. Vemos essas características em pessoas que se estressam ou são emocionalmente afetadas de forma muito fácil. Elas estão predispostas a levar as emoções para um lado prejudicial para si mesmas.

Esse estudo do Big Five é muito interessante e se aprofunda bastante em cada uma dessas cinco características. Mas lembre-se que cada ser humano é único e por isso não devemos cair no erro de catalogar as pessoas como se fossem todas parecidas de acordo com seus traços comportamentais. Se você se interessa por psicologia e estudos de personalidades, procure estudar mais esse método e também conhecer outros, pois isso te ajudará a cada vez mais entender melhor sobre o ser humano e suas infinitas personalidades.


Texto escrito por Ricardo Sturk da Equipe Eu Sem Fronteiras.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]