Autoconhecimento

Por que a empatia é tão importante?

Pessoa segurando um coração vermelho na frente do peito
Esthermoreno / Canva
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Todo mundo que quer conviver bem em sociedade já deve ter questionado o que é empatia. Na internet, tornou-se comum dizer que uma pessoa não tem empatia pela outra durante uma discussão ou até quando o tema é a vida de alguma celebridade que está sendo ofendida, por exemplo.

Se você ainda não sabe como esse conceito se aplica na sua vida e por que ele é tão importante para as relações interpessoais que construímos, os próximos parágrafos vão te apresentar uma nova maneira de lidar com quem está ao seu redor. Aprenda mais sobre o assunto a seguir.

O que é empatia?

De acordo com o dicionário, “empatia” é o que faz com que uma pessoa se identifique com outra. Normalmente, essa habilidade é conhecida como “se colocar no lugar do outro”. Na prática, no entanto, a empatia vai muito além disso.

É impossível se colocar no lugar de outra pessoa. Mesmo com muito esforço, não há como entender perfeitamente como alguém se sente em determinada situação, já que esses sentimentos são resultado de todas as experiências de vida que esse indivíduo acumulou.

Então, em um aspecto social, a empatia deve ser entendida como o esforço em compreender que existem inúmeras maneiras de ver o mundo e várias realidades distintas, que vão muito além das nossas percepções.

Sendo assim, precisamos respeitar os sentimentos das outras pessoas e lembrar que elas têm as próprias histórias, que nunca conseguiremos acessar por completo. Fazendo isso, é provável que os julgamentos sobre a vida alheia reduzam drasticamente. Mas como a empatia se manifesta na vida de uma pessoa?

Homem e mulher negros se abraçando com cumplicidade
fizkes / Shutterstock

Exemplos de empatia

A empatia é fundamental em todos os ambientes pelos quais uma pessoa transita. A empatia no trabalho, por exemplo, é o que nos ajuda a identificar quando alguém está sobrecarregado, para oferecer auxílio a essa pessoa, reduzindo a pressão e a tensão que ela tem vivido.

Nesse mesmo contexto, quando um funcionário enfrenta um problema pessoal e pede um tempo de folga, a empatia pode se manifestar. As pessoas empáticas compreendem a difícil situação desse indivíduo e se prontificam a aliviar os problemas que ele está enfrentando, sem questioná-lo.

A empatia pelo próximo também aparece nos círculos de amizade. Se a amiga de alguém está se sentindo mal por alguma coisa, quem está sempre ao lado dela não vai julgá-la. Pelo contrário, vai acolhê-la, validando os sentimentos dessa pessoa e mostrando que tudo ficará bem.

No ambiente familiar, a empatia pode ser um pouco mais sutil, mas se faz presente. Um exemplo disso é quando os familiares tentam acalmar uma criança que está chorando, porque, mesmo não entendendo o motivo do choro, sabem que ela está sofrendo e precisa de afeto.

E por que nós devemos agir dessa maneira respeitosa e compreensiva, em vez de defender um “cada um por si”? A seguir, desvende quais são os benefícios de praticar a empatia diariamente, em todos os âmbitos da sua vida.

Benefícios da empatia

Você já percebeu que a empatia deve fazer parte de todas as suas relações, mas como ela pode te ajudar, exatamente? O que uma pessoa ganha sendo empática com a outra e como isso pode influenciar a sociedade? Entenda:

1) Facilidade para dialogar

A empatia é, antes de tudo, um sinal de respeito pela outra pessoa. Quando nós nos sentimos respeitados, conseguimos falar abertamente sobre nossos sentimentos e pensamentos, sabendo que não seremos julgados. Consequentemente, é mais simples dialogar com quem está ao nosso redor — tanto ao ouvir quanto ao falar.

2) Construção de relações duradouras

A construção de relações duradouras e profundas é o principal efeito da empatia. A partir dessa virtude, conseguimos nos conectar mais às pessoas, compreendendo as histórias de vida e os sentimentos delas. Logo, a sociedade como um todo se torna mais acolhedora e honesta.

Duas mulheres brancas conversando e tomando um café
ESB Professional / Shutterstock

3) Alívio do estresse e da tensão

Muitas vezes, o estresse e a tensão se manifestam quando nos sentimos sobrecarregados ou quando não temos abertura para falar sobre como estamos nos sentindo. Com a empatia, torna-se mais fácil compartilhar nossas aflições com outras pessoas e dividir tarefas. Também conseguimos evitar discussões, conflitos e julgamentos desnecessários.

Importância da empatia

Com base nos aspectos positivos que a empatia oferece para a convivência entre as pessoas, já conseguimos perceber o quanto ela é importante. Como a vida em sociedade é inevitável, o melhor a fazer é cultivá-la com acolhimento e respeito, dois pilares fundamentais da empatia.

É a partir do reconhecimento de múltiplas realidades e perspectivas sobre a vida que conseguimos abraçar a diversidade das comunidades nas quais vivemos. Somente dessa forma cada indivíduo consegue ser a melhor versão de si, porque sabe que será ouvido e reconhecido em qualquer situação, independentemente do que esteja sentindo.

Portanto, se você quer viver em um mundo melhor, onde o amor prevalece sobre o ódio, a empatia é a principal virtude que vai te acompanhar. É importante enxergar tudo que existe além do próprio umbigo e nutrir relações poderosas e transformadoras a partir disso, não é?

Você também pode gostar:

Após compreender em detalhes por que a empatia é tão fundamental na vida de todas as pessoas, faça um exercício de autoconhecimento. Pense se você tem sido uma pessoa empática e de quais maneiras poderia levar essa virtude para quem está ao seu redor!

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para colunistas@eusemfronteiras.com.br