Autoconhecimento Coaching

Quanto vale seu tempo?

Diego Trambaioli
Escrito por Diego Trambaioli



A administração do tempo é um dos maiores desafios diários que precisamos enfrentar e, ao mesmo tempo, uma das competências mais difíceis a serem desenvolvidas. Apesar do tempo ser o recurso mais democrático que existe no planeta (todos os seres humanos dispõem cada dia de 86.400 segundos), muitas vezes nos queixamos da falta de tempo. Agora minha pergunta é: “Será realmente escasso o tempo ou somos nós que não sabemos gerenciá-lo de forma eficaz?”

Muitas vezes ouvimos a frase que diz que “O tempo voa”, mas ao mesmo tempo esquecemos que somos nós mesmos os “pilotos” do nosso tempo, portanto o que acham de aplicarmos seriamente algumas ferramentas de gerenciamento do tempo que nos permitam encontrar o tempo necessário para fazer exatamente o que desejamos para melhorar a qualidade das nossas vidas?

Se vocês toparem, hoje os apresento o sistema Autofocus de Mark Forster, que nos ajuda a gerenciar nossas atividades de forma simples, eficaz e imediata. 

Resumidamente funciona assim:

shutterstock_194463842

  1. Em um caderno que utilizará para o gerenciamento do tempo escreva uma lista de todas as coisas que precisa fazer. 
  2. Leia rapidamente todos os elementos da lista sem fazer nada mais do que isso.
  3. Agora leia novamente a primeira página do caderno, com mais atenção e foco, lendo as atividades que precisa fazer uma atrás da outra até encontrar aquela pela qual você senti mais inspiração.
  4. Coloque o foco nesta atividade utilizando todo o tempo que você considera necessário.
  5. Ao acabar esta atividade pode deletar da lista e se ainda não a tiver executada totalmente, pode colocá-la na última posição das coisas que ainda precisa fazer.
  6. Volte agora a ler a primeira página e repita os pontos 2 e 3.
  7. Quando acabar a primeira página, leia a sucessiva e repita todo o processo.

Se acontecer de nenhuma das tarefas que escreveu na lista lhe inspirar, utilize um marcador para evidenciá-las e siga em frente. Isto não pode ser feito na última página onde estará anotando as atividades incompletas ou que surgirão de repente dia após dia.

Quando chegar na última página, volte atrás recomeçando a executar as tarefas das páginas ainda ativas.

Utilizando esta simples e poderosa ferramenta sua produtividade irá rapidamente aumentar e você terá mais tempo livre para fazer o que deseja e com quem deseja.

Divirta-se e aproveite seu tempo.

Sobre o autor

Diego Trambaioli

Diego Trambaioli

Licenciado em Ciências Políticas e Relações Internacionais na Universidade de Turim (Itália) possui o Master em Jornalismo esportivo obtido no Ateneo Formass de Milão (Itália). Master Coach Internacional formado na Escuela Europea de Coaching (EEC) associada com a International Coaching Federation (ICF) e na Sociedade Brasileira de Coaching (SBC) associada com a Association for Coaching (AC), Worldwide Association for Coaching (WABC), Institute of Coaching (IOC) É certificado em PNL pela Sociedade Brasileira de Programação Neurolinguistica (SBPNL). Tem 15 anos de experiência na área de Relações Públicas no Club Mediterranée Europe (Itália, Espanha, França e Martinica) e Road Manager na organização de eventos musicais (Malamusik Itália). Desde 2008 atua como Palestrante e Coach Pessoal e de Carreira com foco no desenvolvimento humano, realização de objetivos e melhoria continua da performance palestrando e atendendo no Brasil e na Itália.

Telefone: (11) 2269-3452 | 94545-9856
E-mail: [email protected]
Blog: www.diegotrambaioli.com
LinkedIN: Diego Trambaioli

Facebook: Diego Trambaioli
Twitter: www.twitter.com/diegotrambaioli