Autoconhecimento Filosofia Waldorf

Que importância têm as bonecas na vida da criança?

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Brincar de boneca: expressão de sentimentos

Não importa se ela é Barbie, de pano, plástico, se é quebrada, da moda ou não. O que importa é que a boneca foi e é um brinquedo importante para as crianças na educação infantil. Para a Pedagogia Waldorf, a boneca representa muito mais do que um brinquedo, é a expressão dos sentimentos das crianças através da boneca que demonstra o momento que está vivendo.

Com o desenvolvimento e difusão dos brinquedos, muitos deles modernos surgiram, mas em especial a boneca de pano ainda ocupa um lugar que traz aconchego e afeto, diferente dos outros materiais que são mais industriais.

Bonecas da moda podem atrapalhar?

Hoje as bonecas acabam imitando os adultos. São modelos, usam maquiagem. E segundo os educadores, essa imitação pode atrapalhar a formação das crianças. As meninas, principalmente, começam a cuidar da aparência muito cedo, deixando inúmeras vezes de brincar para se parecem crianças adultas iguais as bonecas.

Por isso, muito cuidado quando for comprar a boneca para seus filhos. Quanto mais artesanal, melhor. O artesanal coloca por trás o amor de quem criou a boneca de forma afetuosa para que entre em um lar e que esta seja a companheira da criança.

Criando os brinquedos?

shutterstock_274585337-2E em vez de comprar, que tal criar bonecas com seus filhos? Lembrando que aqui a boneca não precisa ser apenas para meninas. Existem muitos meninos que quando são pequeos se identificam ou criam um laço maior com a boneca do que com um carrinho, por exemplo.

Quando isto acontece não interfira e deixe este laço acontecer. A boneca pode significar porto seguro e trazer confiança para a criança. E para fazer uma boneca não se precisa muito além de imaginação. E inventar, criar é mágico para a criança. Ainda mais quando os pais participam e mostram como isso acontece.

E por trás disto ainda está o fato de não dar tudo pronto para as crianças. Assim se mostra que elas podem inventar e criar conforme o que elas acham melhor. Um caminho bonito e sábio de ser percorrido.

Criando um círculo

Além de fazer as próprias bonecas ou adquirir bonecas feitas artesanalmente, você estará criando com a criança um círculo de prosperidade. Isso porque quando se mostra como se faz, ou o que está por trás para criança ela é capaz de compreender melhor e ver que pode inventar.

Dar a ela a possibilidade de fazer as bonecas é lhe permitir avançar, trilhar os seus caminhos. Se isso for feito em conjunto com pais e amigos, melhor ainda. Quando todos estão unidos brincando e compartilhando de ideias assim, fica mais fácil para a criança compreender.

A boneca pode significar porto seguro e trazer confiança para a criança.

Um círculo que tem vida. Não um lugar fechado onde tudo é limitado. Compartilhar de brinquedos e momentos assim é dar ênfase a coisas que realmente importam e trazem um real significado sobre o que é brincar, e neste caso brincar com bonecas.

 

• Artigo escrito por Angelica Weise da Equipe Eu Sem Fronteiras

Sua opinião é bem-vinda, sempre que colocada com a educação e o respeito que todos merecem. Os comentários deixados neste artigo são de exclusiva responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]