Autoconhecimento Coaching

Senta que lá vem História: Transformar-se é possível! Conheça Robert Capa

Bird tattoos come to life, freedom concept
Ludmilla Torres
Escrito por Ludmilla Torres

Hoje contarei pra vocês pra vocês a história de vida inspiradora de Robert Capa. Numa manhã de inverno de 1940, um jovem chamado Robert Capa guardou na mala sua câmera fotográfica, uma montanha de rolos novos de filme e algumas roupas. Num dos bolsos do seu paletó, levava uma passagem para embarcar num navio rumo à Segunda Guerra Mundial. Capa foi um dos primeiro fotógrafos de guerra da história do jornalismo. Bonito, simpático, bebedor inveterado, valente e às vezes romântico, esse nova-iorquino nascido em Praga partira para uma aventura.

robert-capa-retrato-portrait No dia “D”, centenas de milhares de jovens acompanhados pelo terror do som das bombas alemãs estavam a caminho das praias da Normandia. Estava um frio lascado e muitos passavam mal vomitando no interior do barco. Vocês podem imaginar a situação. Por incrível que pareça, ninguém se queixava. Suas mentes não se detinham nestes detalhes.

Nesse turbilhão de coisas, Capa tremia enquanto checava sua câmera repetidamente como se isso pudesse calar o barulho ensurdecedor da artilharia inimiga. De repente, um baque! Eles haviam chegado à margem. O sargento gritou ainda mais alto que as bombas: “Fora rápido! Agrupamento a 20 metros! Agora!”

Então, segurando o fuzil sobre a cabeça, tropeçando em suas próprias pernas, pularam na água e mantiveram o olhar no sargento que jamais poderiam perder de vista, o único guia confiável naquele inferno. Gritos, explosões, mortes… Capa seguia o “veterano sargento” de apenas 25 anos de idade. Novamente, ele levantou a voz: “Outra vez, corrida de 20 metros e reagrupamento. Agora!”

Dos 20 garotos que Capa acompanhou naquela manhã, 2 sobreviveram. Capa teve tempo apenas de capturar algumas imagens desses poucos metros de batalha antes de ser obrigado a voltar para um dos navios aliados. Aquelas fotografias ligeiramente desfocadas foram as primeiras provas da libertação da Europa.

A morte do soldado legalista – Foto por Robert Capa

No dia seguinte, estavam em todos os jornais da Grã-Bretanha e o mundo tinha as imagens da batalha final da guerra pela liberdade do mundo. Ao chegar a Londres, Capa teve dois meros dias de licença para usufruir ao lado da sua recém-conquistada namorada britânica. Várias garrafas de uísque depois, já estava a bordo de um avião do qual se jogaria de paraquedas, com a câmera em punho, para seguir os próximos passos do exército americano na Europa. Teve uma vida de cinema antes de morrer na Guerra da Indochina aos 41 anos de idade.

Aprendizado: Capa viveu intensamente sua missão, teve o controle de sua vida e foi o melhor fotojornalista da história. Você também pode viver sua história e deixar um legado, basta saber onde quer chegar e como chegar.

Sobre o autor

Ludmilla Torres

Ludmilla Torres

Positive & Business Coaching

Sócia/Diretora na empresa Harmonia Consultoria e Assessoria em Pessoas, com especialização em Positive Coaching e Business Coaching, por meio de metodologias cientificamente validadas pela Sociedade Brasileira de Coaching.

Engenheira Química formada pela Faculdades Oswaldo Cruz, atuou em empresas no ramo de plásticos na área laboratorial, como gerente no segmento de alta renda no setor financeiro, foi sócia proprietária de uma loja de acessórios femininos e sócia proprietária da Empresa Harmonia Consultoria e Assessoria em Pessoas Ltda. Certificada em Personal & Professional Coaching, Positive Coaching e Business Coaching pela Sociedade Brasileira de Coaching.

Certificada pelo ThetaHealing Institute of Knowledge que é uma técnica que ensina a identificar e mudar crenças, sentimentos e padrões bloqueadores, criando imediatamente uma nova realidade para a vida. Conhecimentos que geram resultados maximizados em comportamentos, para uma atuação eficaz com Business, Positive e Executive Coaching.

Contatos:

Email: [email protected]
Telefone (11) 4427-9604 | Celular (11) 99971-7868