Autoconhecimento Comportamento

Como lidar com a Ressaca Emocional

ressaca emocional
Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras
Quem nunca passou por uma crise existencial que atire a primeira pedra. Lidar com as emoções é algo que em sua maioria pode ser muito doloroso, de acordo com cada pessoa. Um turbilhão de sentimentos embaralhados, a sensação de que as coisas não estão indo bem e em alguns casos a profundidade do que se sente pode ir mais além. Isso nada mais é do que uma ressaca emocional. Mas o que seria isso?

Quando pensamos na palavra “ressaca”, automaticamente chega à nossa mente a visão de alguém que bebeu muito e no outro dia acordou completamente destruído física e emocionalmente. É claro que esse estado pode variar, já que cada um reage de maneira diferente em uma situação como essa. Mas a ideia de ressaca emocional não foge muito daquela que já conhecemos.

Encher demais o “copo” com traumas, sofrimentos, perdas, mudanças, doenças, conflitos e tudo o que nos tire, de certa forma, faz com que o controle de emoções e o nosso psicológico fiquem mais difíceis de nos mostrar o caminho correto para voltarmos ao equilíbrio. Processar a dor é um estágio angustiante que envolve tanto a negação, quanto a falta de disposição para encarar os problemas de frente.

O que consiste nessa ressaca emocional e faz com que ela se alimente de nossas entranhas são as lembranças, as memórias daquilo que vivenciamos. Os flashes dos acontecimentos se interligam e o que vem à tona pode não ser tão agradável. No entanto, dentro deste turbilhão, é possível se reerguer e tratar desse contratempo de maneira saudável. Confira algumas dicas:

Meditação

Normalmente, quem sofre com a ressaca emocional tende sempre a ficar na defensiva em não assumir que esteja passando por algum desconforto. O isolamento faz parte da rotina, o desprezo pelo o outro e até mesmo o insulto muitas vezes ganha espaço.

Ficar sozinho pode ter suas vantagens, principalmente quando o intuito é genuíno. Conhecer a si próprio é o melhor remédio em todas as ocasiões e a meditação é mais do que recomendada para quem quer se buscar e encontrar uma conexão consigo mesmo. Reserve uma hora e um local tranquilo onde você possa desfrutar de sua companhia sem grandes distrações. Se concentre no presente, no que se está fazendo e foque em sua respiração. Deixe fluir os pensamentos (não tem como pará-los, isso é impossível) sem se punir, questionar ou praguejar, apenas sinta e viva no agora.

ressaca emocional

Dormir bem é preciso

Nosso corpo absorve tudo o que sentimentos e suportar tanta carga emocional pode dar a ele uma série de doenças e esgotamento. Nesse instante entenda que é necessário não só aquietar a mente. O sono é muito importante, portanto, recupere suas energias, repouse o suficiente para acordar bem e tente ao máximo desfrutar desses benefícios. Para tornar o ambiente mais agradável, queime um incenso, acenda velas perfumadas, medite e relaxe. Isso trará mais conforto e paz.

Pratique exercícios físicos

Ainda falando sobre corpo, não tem como deixá-lo para trás. Nessa história toda é ele quem vai ditar as regras da sua vida. Já dizia um antigo ditado: “Mente sã, corpo são”. E para que os dois caminhem em harmonia, ambos precisam receber atenção. Para isso, a melhor forma é a prática de exercícios físicos, já que as vantagens aqui encontradas vão além da preocupação com a vaidade. Libere todo o estresse liberando adrenalina, caminhe, corra, dance, vá a uma academia. Não importa. Mexa-se!

Nós somos o que comemos

De que adianta praticar exercícios físicos, meditação, querer mudar significativamente se a má alimentação faz parte de seu dia a dia? Antes de tudo, ir a um bom nutricionista é um ótimo passo.

Ingerir substâncias gordurosas, alimentos processados, com muito sal ou muito açúcar é extremamente perigoso e altera não apenas o nosso físico. Ansiedade, depressão e tantos outros transtornos estão completamente ligados com a maneira como nos alimentamos, seja ela em excesso ou não. O que comemos é muito importante e todo o esforço será recompensado. Encontre equilíbrio!

ressaca emocional

Viva no aqui e no agora

O que já foi vivido está claro e decretado nesta sentença, já foi. Remoer o passado, tentar reviver momentos com exatidão ou se questionar o que teria sido se você tivesse feito algo diferente é bobagem. Não existe essa possibilidade até que inventem uma máquina do tempo que realmente nos transporte exatamente para o evento de nossa escolha. Até lá, nada certo. Aquilo que passamos, falamos e testemunhamos foram experiências que nos prepararam para o que somos atualmente. A nossa capacidade de evolução se dá através destes ciclos e devemos considerá-los como uma dádiva, um presente.

Contudo, a ressaca emocional também pode ser aproveitada quando houver o discernimento de que não somos os mesmos de antes, nunca. Aproveite algumas memórias e as utilize como um tipo de combustível e gatilho para a construção de seu novo eu. Se havia insatisfação anteriormente, lembre-se que este é o período certo dado a você para fazer com que tudo seja lindo e maravilhoso, da maneira que preferir.


Escrito por Juliana Alves da Equipe Eu Sem Fronteiras.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]