Convivendo

Saiba como publicar um e-book

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Se você tem o sonho de publicar um livro que tal optar pelo e-book? O processo é mais simples e mais barato do que a publicação tradicional, pois não necessita de gastos com impressão e contrato com editoras. Se você tem uma boa história na gaveta, saiba agora como apresentá-la para o mundo:

  • O primeiro passo é registrar…

Claro que antes disso seu livro deve estar bem escrito e revisado. Depois, você precisa se preocupar com o registro autoral para evitar plágios. No Brasil, o registro não é obrigatório em casos de e-books, mas os especialistas recomendam que seja realizado. O custo é baixo,  cerca de R$20,00, e é uma forma extra para se proteger dos espertinhos de plantão.

Para cadastrar acesse: www.isbn.bn.br/website/

  • Pesquise antes de escolher a plataforma…

Vale um estudo antes de escolher a plataforma que você vai utilizar. As mais comuns são a Amazon, iBookstore, Wattpad, Widbook e Publique-se. Verifique qual se encaixa mais com suas expectativas de comercialização.

  • Publique…

Por incrível que pareça esta é a parte mais simples. Basta preencher as informações básicas da obra como gênero, indicação de faixa etária, resumo, etc. Você vai precisar fazer o upload da capa e do arquivo das demais páginas. As plataformas geralmente aceitam o livro em formato de Word (Office) ou PDF.

  • Preocupe-se com a capa…

Procure a ajuda de um profissional para que sua capa seja tão boa quanto o conteúdo proposto. Neste caso, aparência conta muito. A capa deverá chamar atenção nas vitrines virtuais, redes sociais e etc.

  • Preço…

O valor pago pelos direitos autorais varia. Por exemplo, na Amazon o normal é de 35% do preço de capa, se você optar por vender sua obra apenas lá, este número sobe para 70%.

  • Agora você precisa aparecer…

Seu livro já está publicado, mas isso não é garantia de que você terá leitores para sua história. Divulgue seu trabalho para amigos, familiares, utilize as redes sociais, contrate uma assessoria de imprensa, promova alguma ação… Use a criatividade e divulgue!

E aí pronto para contar sua história para o mundo?

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]