Significado dos sonhos

Sonhar com assalto

Homem descendo as cadas sozinho
Greg Raines/ Unsplash
Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

O mundo dos sonhos talvez seja um dos grandes mistérios da humanidade. Os nossos sonhos têm significado? Por que sonhamos? Eles podem prever o que acontecerá no futuro ou podem esclarecer algo a respeito do que sentimos e nem mesmo sabemos que sentimos? Há diversas interpretações para a vida onírica, mas nenhuma delas é definitiva.

A maior parte da interpretação dos sonhos tem duas origens: as tradições milenares de interpretações de sonhos, baseadas nas crenças de povos antigos que levavam muito a sério o estudo dos sonhos e de seus significados, além de algumas teorias do estudo da mente humana, sobretudo advindas da psicanálise, que defende os sonhos como manifestações do nosso subconsciente, isto é, uma parte de nossa mente à qual não temos acesso direto, mas que rege o nosso comportamento sem que tenhamos escolha.

Mas, afinal de contas, o que significa sonhar com assalto? Se você teve esse sonho, que normalmente é um pesadelo, saiba que a interpretação dele é muito mais do que o que aparenta, já que as mensagens vêm do nosso subconsciente. Resgate o maior número possível de detalhes dos sonhos e entenda o que eles significam, a seguir:

Sonhar com assalto à mão armada

Mulher e assaltante em um estacionamento
TORWAI Suebsri/ 123RF

Esse sonho recomenda que você volte-se mais para si mesmo com o objetivo de entender o que sente e por que sente, porque provavelmente tem sido bastante negligente consigo mesmo e com seus sentimentos. Então procure se ouvir mais e entender de maneira mais detalhada o que está em seu coração e em sua mente.

Sonhar com assalto e polícia

Policial segurado homem algemado
lightfieldstudios/ 123RF

Esse sonho, por si só, representa uma necessidade de promover equilíbrio na vida desperta. O que determina os detalhes do significado dele é o desfecho: se a polícia prevaleceu diante do assaltante, é um sonho que demonstra que a sua mente tem bases sólidas e preparo para resolver os problemas atuais; se o assaltante prevaleceu, porém, há um sentimento de insegurança e vulnerabilidade rondando o que você pensa e sente, então é preciso estar atento.

Sonhar com assalto na rua

Homem andando na calçada da rua no meio da noite
Warren Wong/ Unsplash

Esse é um sonho que simboliza um medo muito grande de perder alguma coisa, mas esta não tem nada a ver com valores ou bens materiais. O que você teme perder está mais relacionado às suas emoções e aos seus sentimentos, então é bom tentar entender a origem do seu medo e como combatê-lo, já que muitas vezes sentimos medos que não entendemos.

Sonhar com assalto em casa

Mulher ao lado de uma janela em um quarto escuro
Diego San/Unsplash

O psicanalista Sigmund Freud, em seu “Livro dos Sonhos”, escreveu que qualquer sonho ligado a uma casa e a um lar está relacionado à intimidade da pessoa. Analisando a partir desse ponto de vista, então, ver um assaltante roubando a sua casa representa um sentimento de perda ou de invasão da sua privacidade e do que é mais íntimo em sua vida.

Sonhar com assalto no trabalho

Homem usando notebook no topo de um prédio
Avi Richards/ Unsplash

Há, obviamente, desconfortos na sua vida profissional. O primeiro impulso após esse sonho é achar que há alguém querendo nos prejudicar ou passar a perna no ambiente de trabalho, mas, a verdade, é que o mais provável seja você estar sendo o seu pior inimigo em sua carreira. Você está onde gostaria de estar profissionalmente? Se não está, o que tem feito para chegar lá? Reavalie os seus caminhos.

Sonhar que vê um assalto

Pessoa usando moletom com touca em um local aberto sozinho
Paul Garaizar/ Unsplash

Sonhar que vê um assalto, mas que não está envolvido nele, indica que você está vendo uma injustiça muito grande em algum relacionamento muito importante em sua vida, que pode ser conjugal, de amizade, familiar e até mesmo profissional. Procure entender de onde vem essa sensação de injustiça e o que é possível fazer para corrigi-la e promover relacionamentos mais saudáveis em sua vida.

Sonhar que assalta alguém

Lágrima caindo dos olhos de uma mulher
Aliyah Jamous/Unsplash

Seguindo a linha do último sonho, essa é uma aparição na vida onírica que demonstra estar havendo uma grande injustiça em algum relacionamento importante para você, com a adição de que, neste caso, você é perpetrador de algum possível abuso que esteja acontecendo e desse desequilíbrio nesta relação. Então repense as suas posturas com as pessoas que você ama, porque você certamente não quer fazer mal a elas, não é?

Sonhar com um assaltante

Homem com sua mão no rosto em um local sem iluminação
Ben Maguire/ Unsplash

Se a figura central do sonho não era o assalto, em si, mas o próprio assaltante, há uma conotação erótica e sensual neste sonho, que indica desejos reprimidos e, provavelmente, uma vontade de estar numa relação sexual em que haja uma relação de dominador-submisso e, é provável, que você queira assumir o papel de submissão, a não ser que o assaltante fosse você.

Sonhar que não viu o assalto acontecer

Mulher sozinha na rua de cabeça baixa encostada em uma parede
Eric Ward/Unsplash

Este sonho faz mais referência a um furto, aquele crime que acontece quando alguém subtrai algo de nós, mas nem mesmo conseguimos ver quando isso ocorreu, apenas percebemos a falta do objeto roubado em algum momento. Essa ocorrência na vida onírica indica que você sente que está sendo prejudicado por alguém e que está desconfiando de algumas pessoas, mas não percebe que o seu maior vilão é você mesmo.

Sonhar com assalto e morte

Flores sem vida
Duc Nguyen/ Unsplash

Esse é um sonho que faz referência direta a um desejo reprimido e recalcado, simbolizado aqui pela morte, ou seja, algo que encontrou um fim trágico. Quando falamos sobre desejos em sonhos, o significado mais frequente é crer em desejos sexuais, mas não tem a ver com isso. A quantas andam os seus anseios profissionais, os projetos que você desenhou, as metas que traçou e as prioridades que definiu para si mesmo?

Sonhar com tentativa de assalto

Homem usando jaqueta de moletom com touca, apoiando seus braços na parede
Nijwam Swargiary/Unsplash

Sonhos com tentativas normalmente estão relacionados à vida financeira e àquela sensação de não conseguir realizar os objetivos financeiros que traçou para si mesmo. Então é importante repensar a sua relação com o seu dinheiro e o modo como você persegue as metas financeiras que definiu para si mesmo. Ter maturidade é manter uma boa relação com os seus projetos financeiros.

Você também pode gostar

Sonhar com assalto a carro

Mulher no banco de trás do carro olhando para a janela
Abigail Faith/Unsplash

Se você sonhou que viu, presenciou ou foi diretamente vítima de um assalto a um veículo, esse sonho traz um alerta: talvez seja o momento ideal para aprender a se preocupar menos com bens materiais e mais com o seu mundo interior. Deixe para trás as preocupações relacionadas à ambição e viva uma vida mais conectada à essência das coisas e de si mesmo!

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para colunistas@eusemfronteiras.com.br