Budismo Espiritualidade

Tenha uma fé de água corrente



Ter uma fé de água corrente — contínua, ininterrupta — é mais importante do que ter uma fé de fogo ardente, aquela ela queima com intensidade, mas que depois de algum tempo se apaga com as chamas.

No budismo Nitiren, ter uma fé e práticas — tanto em orações quanto em ações — de água corrente significa ser uma pessoa que nunca para diante das dificuldades e obstáculos. O fogo queima e naturalmente termina em algum momento. A água, enquanto percorre rios, oceanos lagos e mares, é infinita.

E Nitiren Daishonin também afirma o seguinte na escritura denominada “Resposta ao Lorde Ueno”:

“Atualmente, existem pessoas que têm fé no Sutra de Lótus. Entretanto alguns creem como chamas ardentes, enquanto outros, como água corrente. Quando os primeiros ouvem sobre o budismo, entusiasmam-se como o fogo, mas quando se afastam são dominados pela mente disposta a abandonar a fé. ‘Como água corrente’ significa crer continuamente sem nunca retroceder. Como o senhor frequentemente tem me visitado independentemente das circunstâncias, sua fé é comparável à água corrente. Quão digno de respeito!” (END, vol. 1, pág. 419.)

Sobre este trecho, Dr. Ikeda, pacifista budista ressalta:

“A analogia da prática da fé com “chamas ardentes” refere-se às pessoas que se entusiasmam com o budismo no início, mas logo esmorecem diante da realidade da vida diária. 

Em contrapartida, a fé de “água corrente” caracteriza-se pela busca contínua do autoaprimoramento por meio da recitação diária do Gongyo e do Daimoku (orações budistas) e de ações para aplicar o poder da oração nas questões do cotidiano. 

Portanto, a fé de “água corrente” é consolidada pelos desafios da vida diária e manifesta-se no empenho em resolver as questões pessoais, como relacionamento familiar, dificuldades econômicas ou profissionais, dedicando-se ao mesmo tempo às atividades do budismo na vida diária em prol da paz entre todos os seres.” 

Logo, devemos adotar o comportamento de fé e ação de água corrente, que não para diante de nada, avançando e evoluindo ininterruptamente.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para colunistas[email protected]