Comportamento Convivendo Educação

Verbetes que enriquecem uma redação e seus significados

Caroline G. Chaves
Escrito por Caroline G. Chaves
Fui desafiada, certa vez, a criar uma lista de verbetes que enriquecem uma redação, com o intuito de auxiliar uma aluna do ensino fundamental que prestaria uma prova de admissão para um tradicional colégio de sua cidade. Creio que essa lista, ainda que parca, deva ser compartilhada com quem mais desejar frutificar textos, composições ou propostas dissertativas para concursos ou mesmo sua escrita pessoal. Sabemos que o vocabulário é um aspecto de importante pontuação nas redações e precisa ser valorizado. Vocabulário se adquire lendo, e lendo muito. De forma impulsionadora, ler artigos de qualidade (não necessariamente acadêmicos, mas cujos conteúdos são instigantes e fartos) transforma nosso modo de escrever, de falar e de pensar. É pretensioso, portanto, dizer que essa lista salvará um estudante e oferecerá a ele a tão sonhada vaga pretendida, sem que para isso ele tenha estudado previamente; mas ela poderá servir de apoio ou de lembrete para os que vêm estudando e se dedicando com afinco.,

Mulher escrevendo

Seguem alguns dos verbetes que considero importantes:

Afora: Não confundir com “a fora”. Significa “além de”. Ex.: Afora minhas atividades escolares, tenho feito redações extraclasse para treinar para a prova de Português.

Em suma: Usa-se para conclusão. “Resumindo, concluindo”. Ex.: Em suma, acredito que a Olimpíada são um evento importante para unir os povos por meio do esporte.

Experienciar: Vem de “experiência”. O mesmo que “experimentar”. Ex.: É importante ao ser humano experienciar viagens e outras atividades de lazer afora o trabalho e o estudo.

Por conseguinte: “Por consequência”. Ex.: Por conseguinte, as castrações (ou esterilizações) evitaram comprovadamente o aumento na população de animais abandonados nas ruas.

Todavia: “Contudo, porém, entretanto”. Ex.: Os gastos com limpeza urbana deverão ser administrados pela Prefeitura Municipal, todavia é importante conscientizar a população acerca da importância de não jogar lixo nas ruas.

Você também pode gostar de:

Acerca: Sobre alguma coisa. Ex.: Acerca das despesas do condomínio, comunico uma reunião geral.

Sobressair (com dois “S”): Que se realça ou que tem destaque. Ex.: A pintura nova da casa de Jonas se sobressai em relação às de outras casas do bairro.

Sobressalto: Movimento brusco, gerado por emoção repentina e violenta. Ex.: De sobressalto, o copo quebrou.

Incumbir: Encarregar a; encarrega-se. Ex.: O delegado incumbiu ao policial a tarefa de dar voz de prisão ao suspeito.

Incutir: Inspirar, provocar. Ex.: A nova lei incutiu na população um sentimento de desânimo e de desesperança na política.

Indeferir: Dar despacho contrário. Ex.: O pedido de moradia foi indeferido (não foi aceito).

Deferir: Aprovar. Ex.: O pedido de mais iluminação na Rua Xisto Veigas foi deferido (foi aceito).

Danoso: Que causa dano. Ex.: A chuva forte foi danosa para os telhados das casas do bairro.

Declínio: Decadência. Ex.: O declínio da Era Vargas iniciou com o atentado ao jornalista Carlos Lacerda.

Suscitar: Causar, provocar. Ex.: A queda do muro de Berlim suscitou o fim da Guerra Fria e o primeiro passo no processo de reintegração da Alemanha.

Percalço: Transtorno, dificuldade. Ex.: Apesar dos percalços, o estudante conseguiu se matricular na Universidade.

Livre-arbítrio: Capacidade individual de autodeterminação. Ex.: O ser humano tem o livre-arbítrio para decidir se quer agir corretamente ou se quer tentar obter vantagens que prejudicam seus semelhantes.

Pessoa escrevendo

Intragável: Que não se pode suportar. Ex.: É intragável a miséria dos povos de alguns países africanos.

Coagir: Forçar a. Ex.: Os estudantes foram coagidos pelos policiais a deixar a manifestação e rumar para a delegacia.

Mediante: Por meio ou intermédio de. Ex.: Mediante a ajuda do treinador, o time venceu a partida.

Doravante: De agora em diante, a partir de agora. Ex.: Manteremos nossos preços, porém doravante iremos diminuir a quantidade de porções servidas no restaurante.

Espero poder ter ajuda, com essas palavras e expressões, a enriquecer o seu dicionário pessoal. Outra dica importante é: sempre que deparar com uma palavra nova, desconhecida, busque conhecer seu significado e anote. Ela pode lhe ser útil e fazer seu vocabulário melhorar.

Sobre o autor

Caroline G. Chaves

Caroline G. Chaves

Sou pedagoga formada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Como educadora, atuei na educação infantil e na educação de jovens e adultos (EJA). Sempre gostei de escrever, e nos últimos anos tenho me aventurado à escrita de contos infantis. Tenho afinidade, ainda, por temas como direitos dos animais, abolicionismo animal e veganismo, por acreditar que os animais não humanos são merecedores de respeito e possuem direitos como os animais humanos – eles são nossos irmãos nesta caminhada de evolução. Sou também estudante do espiritismo kardecista, trabalhando em uma sociedade espírita da minha região.

Email; [email protected]
Instagram: @xavinhodog
Twitter: @carolgchaves