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Yoga e Educação – Por que educar a partir do corpo?

Yoga e Educação
Anna Maria Oliveira
Escrito por Anna Maria Oliveira
A prática do Yoga com crianças, nos ambientes formais ou não formais de educação e em família, estimula o desenvolvimento corporal, mental e emocional, a interação, a cooperação, a criatividade e a oportunidade para brincar.

A ciência da educação que educa o movimento envolvendo as funções da inteligência é a psicomotricidade. Estabelecendo relações entre o pensar e o agir, envolvendo a emoção.

Educar a partir do próprio corpo é o foco da psicomotricidade.

Estimular o desenvolvimento motor é essencial para que as crianças adquiram movimentos corporais integrados com a emoção e expressados pelo movimento. Considerar o corpo em movimento, que se desloca, construindo a realidade, sentindo, se relacionando com o outro, com o mundo e conquistando qualidade de vida.

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Desenvolver o aspecto comunicativo, expressivo, é dar à criança, ao jovem e ao adulto a possibilidade de dominar o corpo aperfeiçoando seu equilíbrio geral.

A criança conhece e percebe o mundo através do seu corpo, utilizando seus sentidos. Reconhece que ocupa um lugar no espaço, capta imagens, sons, sente cheiros, sabores, calor, frio, dor e se movimenta.

A noção de lateralidade se desenvolve, a percepção de que o corpo tem dois lados, direito e esquerdo e de que um dos lados pode ser mais predominante do que o outro.

O pleno desenvolvimento do corpo não acontece espontaneamente, é aprendido e vivenciado com a família, onde a criança aprende a formar a base do eu corporal.

Assim, é importante considerar o papel da família no processo de desenvolvimento psicomotor da criança. Promover atividades simples, naturais, que estimulem as crianças é essencial em todo o processo de aprendizagem do ser que ocupa um lugar no mundo. Isto poderá facilitar, mais tarde, as demais aprendizagens.

Vamos relembrar as principais características da primeira infância?

Considerando que cada criança tem seu próprio ritmo.

01 ano = desabrochar da mobilidade

02 a 03 anos = noção de identidade

04 anos = interesse pelos outros

05 a 06 anos = cooperação e regras sociais

07 a 08 anos = plena integração com o corpo

09 a 10 anos = agilidade

11 a 12 anos = habilidade e força muscular, movimentos expressivos, início da adolescência.

As aulas de Yoga oferecem aprendizado e estímulos naturais para que os pequenos sintam prazer em conhecer seu corpo, movimentos, sentimentos, através dos jogos, brincadeiras, práticas descontraídas em que o brincar é a mola propulsora.

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A prática dos asanas auxilia a percepção de sensações de quente, frio, quais músculos são mais exigidos nas diferentes posturas, qual é o lado do corpo onde sente mais equilíbrio, ritmo respiratório, oxigenação do cérebro, ampliação da capacidade respiratória, relaxamento corporal, momentos de extroversão e introversão, paz na mente, no coração e no corpo, como a respiração pode mudar os estados mentais e os sentimentos.

Quanto maior for o estado de calma, mais lenta e regular será a respiração, e quanto mais agitados e ansiosos mais rápida ela será.

Experimentar, desde de a infância, a respirar corretamente é ser capaz de administrar a própria tensão, aliviar sentimentos de medo, raiva, angústia e dor.

É essencial respeitar a criança nos exercícios respiratórios para evitar tonturas, enjoos e cansaço.

Ao praticar Yoga a criança vai reconhecendo, aos poucos, que o equilíbrio corporal ajuda a manter o equilíbrio emocional e vice e versa.

As crianças podem aprender a amar, respeitar, relaxar, concentrar e cuidar do seu corpo.

Durante as aulas de Yoga Lúdico, os pequenos aguardam o momento do relaxamento! Alguns pedem para que seja o maior tempo de atividade.

Utilizo músicas próprias para o repertório das crianças, elas fazem massagem nos próprios pés, massagem com bolinhas nas costas dos amigos e tantos outros recursos. É o momento de silêncio, de contato consigo mesmo e com os outros, sem pressa, com carinho e respeito.

É importante ressaltar que a qualidade da atenção, da disciplina, da comunicação dos relacionamentos pode ser atribuída a fatores de origem afetiva e distúrbios de personalidade.
 A criança precisa aprender a controlar seus impulsos motores ou verbais. Qualquer tensão emocional ou agitação aumenta o nível dessas reações.

Conhecer a criança, respeitar suas características e apoiar o seu processo de aprendizagem é papel de pais e professores – mestres que deixaram marcas em suas vidas!

Há casos em que uma ação multidisciplinar, entre diversos profissionais, será um caminho potente para ajudar crianças que demandam cuidados diferenciados.

Sugestão de meditação para crianças a partir de 6 anos

Pode ser realizada em casa, na escola, ao ar livre (parque, praia, campo), durante alguns minutos – 2 a 3 – depende do ritmo da criança.

Meditação – Respeitando o seu corpo
Sentado, no chão, sobre um tapete ou almofada. Mantenha a coluna ereta. Feche os olhos, inspire e expire suavemente. Imagine seu coração iluminado, pacífico e lançando uma luz verde dourada para todo o seu corpo.

Meditação – Respeitando a sua mente
Escolha um local agradável, silencioso. Sente-se confortavelmente, relaxe o seu corpo. Respire profundamente, inspirando e expirando pelo nariz. Perceba como este simples exercício acalma a sua mente. Seus pensamentos ficam menos acelerados e mais leves.

Aproveite!!!!

Depois, compartilhe aqui as experiências!


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Sobre o autor

Anna Maria Oliveira

Anna Maria Oliveira

Sou apaixonada pelos processos de Educação e por tudo o que se refere ao desenvolvimento humano. Formada em Pedagogia, com especialização em Administração Escolar. Pratico meditação Raja Yoga e Yoga com Respiração Dinâmica.

Atuo como Palestrante, Coach Educacional, Instrutora de Yoga Lúdico na Educação e Consultoria Pedagógica para professores e escolas. Realizo atendimentos in company e em grupo. Graduada em cursos complementares como Arte Contemporânea, Xilogravura, Educadora Brincante, Instrutora de Yoga para Crianças e Jovens, Reiki Tibetano, Técnicas Corporais Ayurveda. Fundadora da Academia Confluência, criei a metodologia do Coaching Integrado Pedagógico em Grupo, método CIP, em parceria com Antônio Carlos Antunes. Escrevo artigos para o site e posts da Academia Confluência, no Facebook e Linkedin.

Atualmente, estou produzindo um livro para educadores e pais, com foco para a prática de Yoga com Crianças de 04 a 10 anos.

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