Autoconhecimento Yoga

Inverno, Yoga e Crianças. Que mistura é esta

Anna Maria Oliveira

Junho: mês, especialmente, lindo!

Período das festas juninas, comemoração do Dia Internacional do Yoga, chegada do inverno, anúncio das férias escolares e atenção para prevenir resfriados, gripes e doenças respiratórias.

O inverno é a estação do aconchego, acolhimento, introspecção, partilha de experiências, sentimentos, sabores e aromas. Convite para nos reunirmos na cozinha, lugar de fazer poções mágicas e deliciosas, sentirmos o aroma das ervas e dos condimentos que aquecem o corpo e a alma.

“Segundo o Ayurveda, a saúde é uma combinação de diversos aspectos vitais do ser humano. Além do equilíbrio global do organismo físico, ela inclui também harmonia mental, emocional e espiritual.”
O inverno pode causar estados de depressão para algumas pessoas, por conta do tempo mais frio, e estados de alegria e disposição para outras pessoas, exatamente pelo mesmo motivo.

Movimentar o corpo, manter a prática regular de atividades físicas, evitar ambientes fechados, deixar a casa arejada, dar atenção à alimentação quente e equilibrada, evitando excessos, são algumas ações importantes para manter a saúde e a disposição durante a estação.

As crianças precisam de atenção redobrada, sugerimos algumas atividades que contribuem para a qualidade de vida neste período:

Práticas

1. Surya Namaskar – Saudação ao sol: aquece o corpo, alonga os músculos, fortalece as costas, amplia a capacidade respiratória.

2. Simhasana – Postura do Leão: ajuda a curar amígdalas inchadas, o ideal é praticar de frente para o sol. O peito e o diafragma ficam mais relaxados.

3. Serra-Serrador: praticar em dupla, desenvolve o equilíbrio, aquece o corpo, fortalece a circulação, estimula a flexibilidade dos joelhos.

4. Respiração abdominal – respiração natural das crianças, utiliza menos energia, maior troca de oxigênio e gás carbônico.

5. Bhramari Pranayama (Respiração do zumbido da abelha) – alivia dores de cabeça, ansiedade, agressividade e insônia. Não deve ser praticada em situação de inflamação aguda nos ouvidos.

Atividades para estimular a percepção sensorial do elemento ar (elemento do inverno):

1. Brincar com bolhas de sabão;

2. Soprar bexigas;

3. Soprar apitos;

4. Deitar na grama, sob uma toalha ou canga, prestar atenção na respiração e nos desenhos e movimentos das nuvens;

5. Empinar pipa (sem cortante);

6. Brincar com aviões de papel;

7. Criar cataventos, baragandão, peixes e dragões voadores, utilizar varas de bambu para dar movimento aos animais;

8. Manter contato com a natureza: observar os ciclos das árvores, das plantas, as noites de céu estrelado, se possível ao redor de uma fogueira, ou em algum ambiente aconchegante da casa, ouvindo histórias de magia e encantamento.

Práticas para relaxar, aquecer e dormir bem (para crianças de todas as idades):

1. Banhos quentes e rápidos;

2. Hidratar a pele;

3. Massagens nos pés com óleo de amêndoas ou gergelim (prensado a frio) e gotinhas de óleo essencial de canela. Aquecer e massagear os pés da criança antes de dormir.

Danielo Maciel Carneiro

Yoga é união, conexão e saúde!

Então? Vamos aproveitar para estreitar as conexões internas e externas?

Honrar a vida, os ciclos da natureza, o tempo mítico, o tempo fora do tempo?

Silenciando, brincando, movimentando o corpo, respirando!

Tudo ganha mais alegria, cor e ritmo!

Viva o Dia Internacional do Yoga!

Viva o Inverno!

Viva as festas juninas!

Viva as férias!

VIVA A VIDA!


Você também pode gostar de outros artigos da autora. Acesse: Yoga e Educação: Como identificar os quatro tipos de concentração?

Sobre o autor

Anna Maria Oliveira

Anna Maria Oliveira

Atuo como palestrante, consultora, professora formadora na abordagem meditação e yoga lúdico na educação, desenvolvida por mim. Graduada em cursos complementares, como arte contemporânea, xilogravura, educadora brincante, reiki tibetano, técnicas corporais ayurveda, instrutora de yoga na educação com crianças.

Vasta experiência em educação pública e no terceiro setor.

Realizo atendimento individualizado para profissionais da educação, utilizando a abordagem consultoria integrada experiencial.

Fundadora da Academia Confluência, escola de desenvolvimento humano para autogestão.

CONTATOS
E-mail: [email protected]
Site: academiaconfluencia.com.br
Facebook: academiaconfluencia
Instagram: @academiaconfluencia
Linkedin: Anna Maria de Oliveira