Autoconhecimento Yoga

Inverno, Yoga e Crianças. Que mistura é esta

Anna Maria Oliveira
Escrito por Anna Maria Oliveira

Junho: mês, especialmente, lindo!

Período das festas juninas, comemoração do Dia Internacional do Yoga, chegada do inverno, anúncio das férias escolares e atenção para prevenir resfriados, gripes e doenças respiratórias.

O inverno é a estação do aconchego, acolhimento, introspecção, partilha de experiências, sentimentos, sabores e aromas. Convite para nos reunirmos na cozinha, lugar de fazer poções mágicas e deliciosas, sentirmos o aroma das ervas e dos condimentos que aquecem o corpo e a alma.

“Segundo o Ayurveda, a saúde é uma combinação de diversos aspectos vitais do ser humano. Além do equilíbrio global do organismo físico, ela inclui também harmonia mental, emocional e espiritual.”
O inverno pode causar estados de depressão para algumas pessoas, por conta do tempo mais frio, e estados de alegria e disposição para outras pessoas, exatamente pelo mesmo motivo.

Movimentar o corpo, manter a prática regular de atividades físicas, evitar ambientes fechados, deixar a casa arejada, dar atenção à alimentação quente e equilibrada, evitando excessos, são algumas ações importantes para manter a saúde e a disposição durante a estação.

As crianças precisam de atenção redobrada, sugerimos algumas atividades que contribuem para a qualidade de vida neste período:

Práticas

1. Surya Namaskar – Saudação ao sol: aquece o corpo, alonga os músculos, fortalece as costas, amplia a capacidade respiratória.

2. Simhasana – Postura do Leão: ajuda a curar amígdalas inchadas, o ideal é praticar de frente para o sol. O peito e o diafragma ficam mais relaxados.

3. Serra-Serrador: praticar em dupla, desenvolve o equilíbrio, aquece o corpo, fortalece a circulação, estimula a flexibilidade dos joelhos.

4. Respiração abdominal – respiração natural das crianças, utiliza menos energia, maior troca de oxigênio e gás carbônico.

5. Bhramari Pranayama (Respiração do zumbido da abelha) – alivia dores de cabeça, ansiedade, agressividade e insônia. Não deve ser praticada em situação de inflamação aguda nos ouvidos.

Atividades para estimular a percepção sensorial do elemento ar (elemento do inverno):

1. Brincar com bolhas de sabão;

2. Soprar bexigas;

3. Soprar apitos;

4. Deitar na grama, sob uma toalha ou canga, prestar atenção na respiração e nos desenhos e movimentos das nuvens;

5. Empinar pipa (sem cortante);

6. Brincar com aviões de papel;

7. Criar cataventos, baragandão, peixes e dragões voadores, utilizar varas de bambu para dar movimento aos animais;

8. Manter contato com a natureza: observar os ciclos das árvores, das plantas, as noites de céu estrelado, se possível ao redor de uma fogueira, ou em algum ambiente aconchegante da casa, ouvindo histórias de magia e encantamento.

Práticas para relaxar, aquecer e dormir bem (para crianças de todas as idades):

1. Banhos quentes e rápidos;

2. Hidratar a pele;

3. Massagens nos pés com óleo de amêndoas ou gergelim (prensado a frio) e gotinhas de óleo essencial de canela. Aquecer e massagear os pés da criança antes de dormir.

Danielo Maciel Carneiro

Yoga é união, conexão e saúde!

Então? Vamos aproveitar para estreitar as conexões internas e externas?

Honrar a vida, os ciclos da natureza, o tempo mítico, o tempo fora do tempo?

Silenciando, brincando, movimentando o corpo, respirando!

Tudo ganha mais alegria, cor e ritmo!

Viva o Dia Internacional do Yoga!

Viva o Inverno!

Viva as festas juninas!

Viva as férias!

VIVA A VIDA!


Você também pode gostar de outros artigos da autora. Acesse: Yoga e Educação: Como identificar os quatro tipos de concentração?

Sobre o autor

Anna Maria Oliveira

Anna Maria Oliveira

Sou apaixonada pelos processos de Educação e por tudo o que se refere ao desenvolvimento humano. Formada em Pedagogia, com especialização em Administração Escolar. Pratico meditação Raja Yoga e Yoga com Respiração Dinâmica.

Atuo como Palestrante, Coach Educacional, Instrutora de Yoga Lúdico na Educação e Consultoria Pedagógica para professores e escolas. Realizo atendimentos in company e em grupo. Graduada em cursos complementares como Arte Contemporânea, Xilogravura, Educadora Brincante, Instrutora de Yoga para Crianças e Jovens, Reiki Tibetano, Técnicas Corporais Ayurveda. Fundadora da Academia Confluência, criei a metodologia do Coaching Integrado Pedagógico em Grupo, método CIP, em parceria com Antônio Carlos Antunes. Escrevo artigos para o site e posts da Academia Confluência, no Facebook e Linkedin.

Atualmente, estou produzindo um livro para educadores e pais, com foco para a prática de Yoga com Crianças de 04 a 10 anos.

CONTATOS
www.academiaconfluencia.com.br
https://www.facebook.com/academiaconfluencia/
https://www.linkedin.com/in/anna-maria-de-oliveira-9b552327
https://www.linkedin.com/company/11367943/
e-mail: [email protected]