Comportamento Meditação

A prática do silêncio e a sua influência em nossas vidas

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Foi tomado como normal fazer muito. Foi julgado como completamente errado fazer nada. Hoje, não temos tempo para fazer o que gostaríamos de fazer, pois estamos sempre fazendo muito. Enquanto quem encontra algo que gosta de fazer e toma como ofício, estraga e aliena toda paixão que antes existia no ato de apenas criar. Nos acostumamos tanto a fazer muito que quando não estamos fazendo algo nos sentimos culpados. É uma culpa associada a um sentimento de impotência, incapacidade e inutilidade que aterroriza nossos pensamentos e nos torna pessoas ansiosas, deprimidas e inquietas. Uma pausa nunca é realmente uma pausa; um café, um cigarro, uma cerveja, sempre se procura fazer algo mesmo nos momentos que você objetiva descansar sua mente.

Silêncio

Infelizmente, como todo esse exercício de produção incansável pós-revolução industrial prejudicou a grande maioria da população com diversos tipos de complicações mentais. Algumas práticas que valorizam o silêncio e a noção interior como meditação e yoga, estão sendo bem difundidas como maneiras de manutenção da sanidade. Entretanto, quando falamos das práticas que valorizam o silêncio, é principalmente do silêncio interior que estamos falando. Uma maneira de encontrar a calma na redução de ruídos externos mesmo que a extinção desses seja quase impossível em locais urbanos. Não se trata de isolamento físico (por mais que isso seja um ótimo aliado para as práticas), trata-se de isolamento mental e da calma alcançada principalmente através do poder da mente e da imaginação.

O silêncio é comprovadamente benéfico, ameniza as tensões naturais do dia a dia, aumentando o pensamento criativo e a autorreflexão tanto quanto a produtividade e a autossatisfação.

Desde que esse silêncio seja opcional e a prática diária saudável, e não produto de isolamento e dificuldade de interação.

Existem algumas técnicas simples e eficazes para ajudar a introduzir o silêncio benéfico na sua vida. Aprender a desplugar-se dos portais de comunicação, por exemplo, é algo extremamente relevante quando pretendemos buscar o silêncio mental. Os smartphones cumprem um papel fundamental para colaborar com a inquietude, onde temos cobranças novas e necessidades de respostas rápidas todas as vezes que apenas direcionamos a tela para os nossos olhos, não é preciso mais nem desbloquear o celular para as notificações gritarem. Por isso, livrar-se das extensões digitais da nossa percepção pelo menos algumas horas por dia já é algo que lhe ajudará. Além de diversas linhas e técnicas de meditação e yoga para diversos fins específicos disponíveis no mundo.

Meditação e silêncio

Portanto, arrumar no mínimo alguns minutos de silêncio na sua semana é fundamental para a manutenção da sanidade. A melhor forma de alcançá-lo é completamente pessoal. Muitas pessoas encontram o silêncio até em momentos musicais entre notas e suas pausas e melodias. Outras, em práticas religiosas como orações e diálogos. Encontre a opção que mais lhe apetece e aproveite o som do silêncio na sua vida.


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