Convivendo

10 atitudes sustentáveis para todos os dias

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Já parou para pensar quanto lixo ou desperdício produzimos no dia a dia? Com uma população mundial tão grande não há meio que aguente, é necessário e um dever social cuidar do meio em que estamos inseridos para isso atitudes que se tornem sustentáveis são sempre bem-vindas. A sustentabilidade consiste em aproveitar melhor e corretamente aquilo que é produzido por nós. Aqui vão algumas atitudes sustentáveis para que possamos iniciar essa prática e colaborarmos com a preservação ambiental.

  • Não use sacolas plásticas

Sacolas plásticas são um perigo para o meio ambiente, além de serem descartadas incorretamente na maioria das vezes também demoram anos para se degradar, por isso é preferível que se use sacolas de pano ou as famosas ecobags.

  • Reutilize a água

Reutilize a água tanto da chuva quanto das máquinas de lavar que é o eletrodoméstico que mais consome essa preciosidade, armazene a água e utilize para lavar o quintal o carro a calçada, assim estará economizando água e ajudando o meio ambiente.

  • Faça seleta coletiva

Selecione o lixo, separe-o corretamente de acordo com sua composição isso auxilia na hora da reciclagem dos produtos.

  • Usar meios de transporte coletivo

No nosso dia a dia produzimos em excesso gás carbônico por conta do número de veículos que circulam nas ruas, os transportes públicos diminuem essa circulação e  se tornam mais sustentáveis, apesar de ser um pouco deficiente o sistema de transporte publico no nosso país é interessante utilizá-lo algumas vezes e assim contribuir para um ar mais limpo e saudável.

  • Usar energia solar

O uso de energia solar é de longe uma solução para os impactos que resignam a produção de energia elétrica, uma vez que se trata de uma energia limpa e renovável.

  • Diminuir o consumo de alimentos industriais

Os alimentos industriais apresentam um número absurdo de conservantes, sem contar que há a produção excessiva de embalagens e lixo produzidos para conservar e  armazenar esses alimentos.

  • Reutilizar embalagens, garrafas e outros…  

Use embalagens e garrafas para outros afins depois de consumir o produto, por exemplo, uma garrafa de vidro pode se tornar um excelente vaso.

  • Jogue pilhas e baterias nos lugares corretos:

Em diversos lugares hoje é possível identificar papa-pilhas e recolhimento das famosas pilhas e baterias, uma vez que é importantíssimo fazer o descarte correto, pois esse produto é extremamente tóxico.

  • Cultive plantas, temperos, flores

Uma forma de ser sustentável e ajudar no meio ambiente são através do cultivo de plantas, é uma atitude completamente ecológica e bem-vinda!

  • Economize energia elétrica

Economizar energia elétrica é sempre muito bom, além de poupar o bolso ainda ajuda o meio ambiente, mantenha luzes desligadas, retire eletrodomésticos da tomada e tome banhos mais frios em dias muito quentes.


Texto escrito por Giulia Maquiaveli da Silva da Equipe Eu Sem Fronteiras

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]