Autoconhecimento

8 ações para ter uma rotina mais sustentável

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Ter uma vida com hábitos mais sustentáveis está totalmente ligado à qualidade de vida e bem-estar que você pode ter. Então, que tal começar a mudar pequenos hábitos em sua rotina, para conquistar esses benefícios? Confira essas 8 dicas que separamos para você:

Questione

Pare por um momento e reflita sobre o que realmente te faz feliz. Muitos hábitos de consumo que temos em nossas vidas estão apenas preenchendo um vazio interior, mas não são realmente necessários. Será que você precisa mesmo comprar tantas coisas assim e gastar tanto? Busque o que realmente te faz feliz, que assim os seus hábitos de consumo também mudarão naturalmente.

Não esqueça do simples

Hábitos simples do cotidiano ajudam e muito, tome cuidado para eles não passarem despercebidos. Tirar os eletrônicos da tomada para consumir menos energia, separar o lixo reciclado, diminuir o tempo no banho, são pequenos atos, mas que fazem a diferença.

Consumo consciente

Thin focus on hand Child holding young seedling plant in hands on dry land to plant on soil. Concept Earth day

Consumir de forma consciente significa pensar se você realmente precisa de algo antes de comprar. Uma boa dica é utilizar o método das 48 horas. Quando sentir o impulso de comprar algo, espere 48 horas para esfriar a cabeça e pensar se realmente precisa daquilo. É um tempo bom o suficiente para você perceber se está comprando algo porque realmente necessita, ou se está adquirindo apenas por impulso.

Conheça organizações locais

Procure conhecer se no seu bairro existe alguma associação de moradores ou instituição que trabalha em prol de uma causa ambiental ou social. Entrar em contato com pessoas que acreditam em um bem comum é uma ótima forma de se engajar em causas que fazem a diferença no mundo.

Dê o exemplo

É comprovado que o ser humano aprende muito mais vendo e imitando do que ouvindo conceitos teóricos em uma sala de aula. Então, sirva de exemplo para todos ao seu redor através dos seus atos. Você pode ser a inspiração que falta nas pessoas, para que elas também comecem a adotar uma vida com hábitos mais sustentáveis.

Empresas sustentáveis

Na hora de fazer compras, escolha produtos que sejam de empresas engajadas com sustentabilidade. Hoje em dia, existem selos e órgãos que fiscalizam e informam quais são as empresas mais engajadas. Procure na internet e você encontrará uma lista delas. Comprar produtos dessas empresas é uma forma de incentivo para que outras também adotem uma postura mais ética, em relação a sociedade e ao meio ambiente.

Governantes

Na hora de votar, procure por candidatos que sejam éticos e estejam alinhados com pensamentos e práticas sustentáveis. Depois de eleitos, cobre para que eles se mantenham fiéis às causas que defendem. Muitas melhorias na cidade como, por exemplo, a despoluição de um rio, só vão acontecer se os governantes forem pressionados para que isso aconteça.

Natureza

Entrar em contato com a natureza é a melhor forma de perceber o quanto dependemos dela e o quanto ela faz a diferença em nosso bem-estar. Procure ir mais em lugares longe da cidade grande, para respirar um ar puro e sentir toda a energia que a natureza emana. Você vai se sentir muito mais animado em ter hábitos mais sustentáveis e sentir essa energia toda.


  • Escrito por Ricardo Sturk da Equipe Eu Sem Fronteiras.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]