Autoconhecimento Comportamento

10 formas de encontrar a resiliência

O que permitiu a sobrevivência da humanidade até hoje foi a sua capacidade de adaptação. O poder humano de se modificar de acordo com as adversidades é conhecido como resiliência. Essa é uma qualidade cada vez mais apreciada, tanto no ambiente de trabalho quanto na vida.

Porém nem todos são adeptos à mudanças e, consequentemente, precisam enfrentar certas barreiras quando se veem em uma situação difícil. Pensando nisso, descubra agora 10 passos para se tornar resiliente!

Aceitação: Aceite seus pensamentos e emoções pelo que eles são. Não tente mudá-los ou culpá-los, porque eles fazem parte de quem você é.

Mantenha a calma: Preste atenção nas suas emoções, aprenda sobre o que te tira do sério e busque ter mais controle sobre os seus sentimentos.

Seja autêntico: Seja honesto consigo mesmo, expresse seus sentimentos, desejos, e sempre peça ajuda quando achar necessário. Mas é importante não confundir autenticidade com falta de educação!

Seja realista: Sonhar é bom, mas é importante manter os pés no chão. Coisas ruins podem te acontecer; aceite isso e se prepare para esse momento e para não ser dominado pela adversidade, já ela é natural.

Confie em si mesmo: Muitas vezes, o segredo da superação é a confiança. Confie em si mesmo e nas suas habilidades. Seja otimista!

Improvise: O jeitinho brasileiro pode ser muito útil! Seja criativo e improvise nos momentos de crise. Tudo é uma questão de conseguir enxergar oportunidades nas dificuldades!

Seja grato: Agradeça tudo o que já conquistou, em vez de reclamar sobre o que falta conseguir ou lamentar o que perdeu. Seu presente e suas conquistas atuais, essas sim são questões importantes.

Trabalhe duro: Seja responsável pela sua vida e pelos seus desejos. Trabalhe duro para alcançar o que almeja, mas nunca se esqueça de pedir ajuda quando estiver tudo estiver muito difícil.

Encontre um propósito: Tenha um olhar empreendedor sobre si mesmo. Encontre algo que o faça feliz, que vá ao encontro de suas habilidades e que ao mesmo tempo possa ter alguma utilidade para outras pessoas.

Tenha um suporte: Tenha pelo menos uma pessoa que possa ajudá-lo nos momentos difíceis. A união faz a força e nem sempre você conseguirá tudo sozinho.

Esses são apenas algumas formas de desenvolver a resiliência Mas, como deve ter dado para perceber, outro importante fator que levou a humanidade ser o que é hoje é a sua capacidade de trabalhar em equipe.

Você tamém pode gostar

Realize tudo o que conseguir individualmente, mas nunca se esqueça de que você não está sozinho! A adaptação faz parte da mudança. Ter alguém para carregar o caminhão com você é sempre a melhor saída!

Escrito por Amanda Magliaro Prieto da equipe Eu Sem Fronteiras

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para colunistas@eusemfronteiras.com.br