Autoconhecimento Coaching

Superar e amar!

Thiago de Camargo
Escrito por Thiago de Camargo
Você conhece alguém que reclama de tudo o tempo todo? Aliás, você é ou já foi assim? Pense e muito.

Algumas pessoas tem uma visão distorcida da realidade e com um comportamento muito pessimista, ou seja, pessoas que têm como característica ver, pensar, sentir e interpretar as coisas ao seu redor pelo lado negativo. O foco gira em torno daquilo que não deu certo e, por isso, a situação está sempre difícil.

Em todas as fases da vida, dificuldades surgirão, mas saber encarar as adversidades da vida é fundamental para a evolução do ser humano. Situações difíceis sempre existiram e sempre existirão. O segredo para lidar com as adversidades está no foco da solução. Está no direcionamento das suas forças. Em vez de depositá-las nas reclamações, gaste essa energia para driblar situações complexas, busque a melhor forma para superar os obstáculos. Isso só vai fortalecer o seu potencial profissional e trazer enriquecimento pessoal.

Claro que, em algumas situações, nós não temos o poder de solucionar um problema. Mas temos a escolha de não desanimar, persistir e superar. E é exatamente em uma situação de superação que me vi envolvido em determinado momento de minha vida.

No final de 2015, adoeci seriamente. Fiquei longos quatro meses de cama. Diante daquela situação, em que me vi impossibilitado de trabalhar, estudar e curtir a vida, pensava: o que eu posso fazer? Era fato que eu precisava me recuperar, o meu corpo físico precisava do tempo dele para se curar. Nessas horas que a gente sabe com quem pode ou não contar. E, para encarar aquele momento adverso em minha vida eu pude contar com o apoio de algumas pessoas da minha família e de alguns amigos. Foram eles que me proporcionaram o suporte necessário para que eu conseguisse lidar com aquele misto de sentimentos. Em virtude dessa rede de solidariedade afetiva, não desanimei. Persisti! Superei! Poderia ter ficado lamentando e prostrado. Optei pela vida! Sempre a melhor opção. Só a morte nos tira do campo das escolhas. Enquanto temos vida, temos opções. Mesmo em meio às adversidades.

Como já diz a expressão popular: “Nem tudo são flores”. E, no meu caso, nem tudo corria como eu queria, mas eu procurava enfrentar as contrariedades e permitia que as flores aparecessem mais do que a tristeza no decorrer dos meus dias.

Para uma pessoa acostumada com viagens, que gosta de conhecer pessoas, ouvir suas histórias, estar ali, impossibilitado de fazer o que mais amava, ou seja, palestrar, parecia o fim do mundo. No entanto, refletindo acerca do pensamento de Vinícius de Moraes: “Nenhuma queda é em vão, nenhuma dor consome sem lhe ensinar algo, aceite as circunstâncias. Nada em sua vida acontece em vão, aceite a lição. Por trás de cada adversidade encontra-se um fragmento para a sua evolução”, aproveitei aquela situação para me conhecer melhor e para repensar algo muito importante: eu tenho amado e dado atenção para essas pessoas que tanto me apoiam e estão comigo? Hoje, elas são o meu principal foco. Eu realmente me sinto mais realizado e completo por causa delas. Mas, não foi sempre assim. Essas pessoas que ressignificaram a minha vida, estavam “esquecidas”, haviam sido “deixadas de lado”. Mas, devido a uma adversidade, pude resgatar laços essenciais para mim e entendi que é preciso diferenciar as pessoas que fazem bem daquelas que não acrescentam valor.

E você? Tem amado e tratado com carinho as pessoas que estão ao seu lado em todos os momentos e torcem por você? Reflita… Hoje é dia de mudar! Hoje é dia de ser feliz!

Sua opinião é bem-vinda, sempre que colocada com a educação e o respeito que todos merecem. Os comentários deixados neste artigo são de exclusiva responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.

Sobre o autor

Thiago de Camargo

Thiago de Camargo

Thiago de Camargo é engenheiro, escritor, palestrante e consultor técnico e motivacional. Sucesso de público e crítica, foi agraciado com mais de 12 homenagens do CREA-SP, do CRQ-SP, do Instituto de Eng. de São Paulo e com o Prêmio Lavoisier. Autor do livro motivacional “Ai, que alegria... Hoje é dia de ser feliz!”, Thiago de Camargo mostra todo o seu dinamismo e, com maestria, lapida comportamentos e atitudes visando experiências diferenciadas e excepcionais.

Contato:

Telefone: (19) 9 8274 8121
E-mail: [email protected]
Site: thiagodecamargo.com