Autoconhecimento Comportamento Convivendo

4 dicas para terminar um relacionamento abusivo

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras
Encontrar alguém para ter um relacionamento amoroso pode não ser fácil. Quando nos aventuramos em diversos “casos” de fim de semana é que descobrimos como as pessoas podem estar bem longe do ideal que sonhamos para um romance perfeito.

O maior problema é quando a pessoa entra em um relacionamento e com o tempo descobre que o parceiro está se aproveitando ou abusando dela de alguma forma. Quando falamos de abuso não nos referimos apenas a maus tratos físicos. Também refletimos sobre situações onde um tira proveito do outro de alguma forma e a convivência acaba sendo cada vez mais prejudicial.

Se está em uma situação dessas ou parecida, veja abaixo 4 dicas que selecionamos para você aprender a lidar com esse cenário e se livrar de um relacionamento abusivo:

Analise e reflita

Olhe bem para a sua vida amorosa hoje e comece a analisar e a refletir sobre o que você gostaria que fosse diferente. Muitas vezes, ficamos tão confusos com a situação que fica difícil saber o que de fato está errado. Se for difícil identificar os padrões negativos em seu parceiro, converse com pessoas próximas que possam te ajudar. Você precisa saber bem o que está te fazendo mal para que, ao terminar o relacionamento, não fique com uma pessoa com as mesmas características novamente. Por isso, essa análise é muito importante.

Menos emoção, mais razão

Por mais que as emoções queiram evitar o conflito e até apareça o medo de ficar só, foque no seu lado racional. Deixe o coração mole um pouco de lado e use a razão na hora de terminar. Se o parceiro questionar, mostre com argumentos porque o namoro não te faz mais bem. A conversa franca e aberta deve levar sempre para o lado da razão, pois nessas horas a emoção é burra e pode te fazer adiar essa decisão de se livrar do namoro indesejado.

Conheça a si mesmo, e os seus medos não vão te impedir de terminar um namoro abusivo
 Autoconhecimento

Procure um método de autoconhecimento, seja com terapia, esoterismo ou práticas espirituais. O autoconhecimento vai te ajudar a ter mais autoconfiança e com isso você vai perder o medo de acabar só. Quem se conhece bem não teme ficar sem namorar ninguém por um tempo, pois quem se ama de verdade não fica dependente de outra pessoa, ainda mais quando essa outra pessoa faz mal de alguma forma.

Mude a si mesmo

Um dos motivos de você cair em um relacionamento com alguém abusivo é não reconhecer as suas qualidades e, assim, se deixar desvalorizar e se inferiorizar pela outra pessoa. A única forma de não cair nesse erro é mudando a si mesmo. Procure crescer e evoluir como pessoa. Cada qualidade nova que você descobre ou desenvolve em si vai te ajudar a ser mais confiante e a não abaixar a cabeça para situações abusivas. Melhore quem você é como pessoa e verá como ficará mais fácil lidar com aqueles que tentam se aproveitar de você de alguma forma.


Escrito por Ricardo Sturk da equipe Eu Sem Fronteiras

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]