Autoconhecimento

O universo presente na mente

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Às vezes, a vida pode ser uma caixinha de surpresas, mas, no geral, é intensa e cheia de afazeres. Isso não é novidade para ninguém. A principal questão disso tudo é: qual é a melhor maneira para lidar com esses afazeres e, principalmente, com as dificuldades que aparecem durante a caminhada? Cada um tem um modo de responder essa pergunta e muitos buscam a resposta fora de si, mas a verdade é que as soluções para os problemas estão dentro de nós, em nossas próprias vidas.

Em 2014, a psicóloga Emma Seppala coordenou uma pesquisa na Universidade de Stanford com um grupo de veteranos de guerra que sofriam de estresse pós-traumático. Após os testes, ela publicou um artigo na publicação científica Journal of Traumatic Stress que relata que os distúrbios e os níveis de ansiedade e hipervigilância dos veteranos de guerra diminuíram quando eles passaram a praticar meditação.

A meditação é uma prática milenar dos adeptos do budismo, que a praticam há cerca de 2.600 anos. Ao longo dos anos, a técnica foi utilizada por muitos outros praticantes, como soldados americanos durante a Segunda Guerra Mundial, que meditavam com o auxílio de mestres nesta prática. A partir dos anos 1960, a meditação se popularizou e passou a ser praticada até mesmo por quem antes não a conhecia.

O Eu Sem Fronteiras listou para você alguns dos principais benefícios físicos e psicológicos da meditação:

  1. Previne o estresse futuro;
  2. Libera o estresse acumulado em seu sistema nervoso;
  3. Abaixa e regula a pressão sanguínea;
  4. Diminui os níveis do lactato sanguíneo, reduzindo a ansiedade no sistema;
  5. Diminui qualquer tensão relacionada com o desconforto, como dores no corpo, dores de cabeça, úlcera, insônia, dores musculares e nas articulações;
  6. Aumenta a produção de serotonina no organismo, melhorando o humor e o comportamento diário;
  7. O sistema imunológico melhora;
  8. Diminui a ansiedade;
  9. Cria e melhora a estabilidade emocional;
  10. Melhora a criatividade;
  11. Aumenta a alegria e o bom humor;
  12. Desenvolve a intuição;
  13. Estimula mais clareza e paz na mente;
  14. Diminui a preocupação com problemas, que se tornam pequenos quando se tem consciência do mundo;
  15. Aguça a mente por meio do ganho de foco e concentração e expande a mente por meio do relaxamento.

Para se ter uma ideia da importância da meditação, a gigante da tecnologia Google tem seu próprio guru de meditação, que realiza atividades com os funcionários da empresa. Chade-Meng Tan, o guru do Google, dá duas dicas simples para aumentar o nível de concentração durante o trabalho:

  1. Descanse a mente por pequenos períodos de tempo. Por exemplo, quando estiver indo ao banheiro ou esperando algum programa abrir no computador, volte sua atenção para a respiração, que seja um suspiro apenas. Faça isso várias vezes ao longo do dia.”
  2. Pratique a gentileza. A cada hora, durante dez segundos, escolha duas pessoas e pense consigo mesmo: ‘Eu desejo que essa pessoa seja feliz, e desejo que essa outra pessoa também seja feliz’. Assim, você desenvolve o hábito mental da gentileza. Isso é ótimo para gestores.”

A prática também traz muitos benefícios para as crianças. De acordo com uma reportagem publicada no portal UOL, as crianças que praticam meditação por vinte minutos em um centro budista na zona oeste de São Paulo, o Apoio o Visconde, tiveram melhoras significativas nas notas das atividades escolares, bem como melhoraram seus níveis de atenção e disciplina durante a aula.

A psicóloga Ana Maria Rossi, presidente da International Stress Management Association do Brasil (ISMA-BR), elucida outros benefícios da meditação no corpo:

1 – Respiração: melhora no ritmo da respiração e, consequentemente, o controle mental;

2 – Pressão: baixa na pressão arterial, o que também é importante, pois reduz o risco de hipertensão;

3 – Coração: com o coração menos acelerado, as chances de taquicardia diminuem;

4 – Cérebro: a atividade mental melhora, trazendo maior foco na concentração;

5 – Metabolismo: melhora no funcionamento do metabolismo.

Não existe restrição de idade ou qualquer outra limitação para a prática da meditação. O importante é realizar a atividade todos os dias, mesmo que somente por alguns minutos. Gradativamente, a vontade de meditar aumenta e a saúde só melhora.


Texto escrito por Bruno da Silva Melo da Equipe Eu Sem Fronteiras.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]