Comportamento Convivendo

4 passos para vencer a timidez em sua apresentação acadêmica!

Grupo de amigos discute em estudo.
fizkes / 123RF
Eliuse Silva
Escrito por Eliuse Silva

Ter que fazer uma apresentação de trabalho na faculdade é uma situação terrível para quem é tímido, porque ele será o alvo das atenções. Só de pensar nisso, o tímido já passa pelo menos uma noite sem dormir. Sem contar todo o nervosismo na hora H. É esse seu caso?

Se é, fique feliz, porque a timidez não precisa bloquear você. Continue lendo e aprenda 4 passos para superar sua insegurança e fazer apresentações acadêmicas incríveis!

Esteja disposto a se enfrentar!

Sem um desejo ardente de querer vencer a timidez, nada poderá ser feito. Tem que ser mais do que um mero querer, mais do que força de vontade. É preciso que você se comprometa consigo mesmo.

Homem com uma mão sobre o rosto.
Brian James / Pexels

O seu cérebro vai querer mantê-lo do jeito que está, na zona de segurança (não é zona de conforto, porque não lhe faz bem!). O cérebro gosta de seguir padrões: padrões de pensamento, de comportamento, de sentimento. É uma forma de economizar energia e é extremamente natural.

Então ele vai fazer você reagir como sempre reagiu. Por isso é preciso se comprometer. Inevitavelmente, você vai travar uma guerra interna entre o que você sempre foi e como você deseja ser. Daí é preciso decidir com muita vontade, para então agir e promover a mudança. Sem isso, nada feito!

Esse é o primeiro passo, pois ninguém vai dormir retraído e acorda extrovertido no dia seguinte. É um processo gradativo, que só começa quando você decide. Então comprometa-se com a nova pessoa que você será e brilhe na universidade!

Mude sua visão

Tudo o que acontece no mundo pode ser visto de uma maneira diferente, porque cada pessoa tem sua interpretação dos fatos. Sua mente processa as informações conforme aquilo que você acredita. Se você se sente tímido ou inseguro, você percebe o mundo sob esse olhar de timidez ou insegurança.

Mulher sentada em deque de madeira observa paisagem.
Keenan Constance / Pexels

Para mudar esse perfil, você precisa mudar a sua forma de pensar e sentir. Se você tem que apresentar um trabalho na faculdade (e sempre há trabalho para apresentar), em vez de encarar isso como um problema e se sentir vítima, você pode tomá-lo como um desafio ou uma oportunidade de aumentar suas habilidades de comunicação.

Tendo um ponto de vista positivo, você vai começar a agir com outra postura e, com o passar do tempo, vai enxergar o resultado, já que agora o seu cérebro vai entender sua exposição em público como algo favorável. Pode ser que no começo não seja tão fácil assim, mas, se você insistir, conseguirá controlar o seu cérebro.

Pratique muito

As pessoas que fazem grandes apresentações sempre praticam muito. E você deve fazer o mesmo. Em qualquer coisa na vida, quanto mais você pratica, mais hábil você fica.

Pense que já houve um tempo em que você não sabia ler e precisou se exercitar muito para ter a desenvoltura que tem hoje. Então, para perder a timidez de falar, pratique a fala.

Criança sentada em uma cama enquanto lê um livro.
Maël BALLAND / Pexels

Escolha um texto qualquer, marcando as partes que queira dar destaque, e treine a leitura no espelho para corrigir o que não o agrada. Primeiro leia o texto de diferentes formas, variando ritmo e tom da fala, e depois tente falar a mensagem sem ler. Em seguida, grave com o celular (ou de outra forma) e analise o resultado.

Observe o que você quer melhorar e refaça o exercício até chegar no nível que deseja. Quando se sentir mais confiante, se desafie mais ainda e fale para um pequeno grupo de colegas.

Domine o assunto 100%

De nada adianta você ter coragem para falar se você não sabe o que dizer. Você precisa entender do assunto sobre o qual vai falar para se expressar com firmeza.

Para se sentir mais confiante, é aconselhável estudar muito sobre o assunto e construir um roteiro de toda a fala. Coloque em seu roteiro desde a forma como vai se apresentar até a última frase com a qual você vai encerrar. Pense nos exemplos, nas ilustrações, enfim, em tudo o que vai apresentar.

Você também pode gostar

Estando com o roteiro pronto, é hora de treinar sua fala. Pode aproveitar e fazer o exercício anterior. Além disso, saiba muito mais do que o conteúdo que pretende dizer. Isso vai lhe trazer muita segurança, inclusive se o professor ou algum colega fizer perguntas.

Esses foram 4 passos simples para você deixar a timidez de lado e fazer grandes apresentações acadêmicas. Lembre-se: você não é tímido… Você se mostra tímido em certas situações, e isso pode ser mudado!

Oratória Mestra! Pratique. Comunique-se!

Sobre o autor

Eliuse Silva

Eliuse Silva

Nascida e residente na Bahia, carrego a alegria de minha gente e o jeito espontâneo de se expressar. Realizo-me profissionalmente como Professora Universitária e como Coach em Comunicação Harmônica e em Oratória.

Licenciada em Letras e mestra em Linguística, sou uma apaixonada pela linguagem, pelas formas de interação e pelo contínuo desenvolvimento do ser humano, seja pessoal ou profissional. Acredito que somos seres múltiplos e inacabados, em constante transformação e potencialização.

Por isso, venho mesclando estudos relativos a autoconhecimento, autodomínio emocional e comunicação intra e interpessoal. E, dessa simbiose, nasceu o Projeto Oratória Mestra, através do qual ofereço cursos presenciais e online em Comunicação Compassiva e em Oratória Emocional, provocando a expressão autêntica e autônoma de cada participante.

Email: [email protected]
Facebook: eliusesilva.oratoria
Instagram: @eliusesilva_om
YouTube: eliusesilva