Autoconhecimento Comportamento Convivendo

5 formas de organizar as suas ideias

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras
Quantas vezes você já se pegou perdido entre seus pensamentos e teve a sensação de que não conseguiria evoluir apesar de ter tantas ideias? Aposto que muitas! Pois saiba que isso é muito mais comum do que você imagina e faz milhares de vítimas diariamente. No entanto, com um pouco de boa vontade e organização é possível manter as rédeas de sua mente e organizar seus pensamentos para que consiga executar seus planos e ter sucesso em tudo o que pretende.

Para isso, basta seguir algumas dicas rápidas e práticas. Siga os passos e comece a colher o quanto antes os frutos de uma mente bem treinada.

1- Seja específico

Temos muitas preocupações, muitas tarefas e muitos planos, mas precisamos mostrar para a nossa mente quem é o dono de nossas vontades. Organize seus pensamentos de acordo com a prioridade, prazo que eles precisam ser executados e também o local em que se está. Por exemplo, não adianta nada perder horas no trabalho planejando as férias se por conta disso você correr o risco de ter as férias adiadas depois. O ideal é dar prioridade para as coisas que pedem mais atenção no momento e, só depois de concluída, partir para a próxima tarefa.

O cérebro humano costuma reagir muito bem a recompensas e quanto mais capaz nos sentimos, mais somos capazes de produzir.
2- Faça listas

É natural do ser humano se comprometer mais a uma determinada coisa caso ele tenha isso em seu campo de visão. Ter listas próximas à sua estação de trabalho, em sua agenda ou em blocos de notas no celular e computador ajudam a te lembrar o que precisa ser feito e não se perder entre tantas atividades. Experimente também anotar o que já fez e não somente o que precisa fazer.

3- Mantenha o foco

Não dê bola para notificações, ligações sem importância ou qualquer outra coisa que possa tirar sua atenção do que você se dedicou a fazer naquele momento. Concentre-se apenas no que se propôs a fazer e só parta para a próxima tarefa quando terminar esta. Mantenha sua mente focada no momento e não a deixe se perder entre devaneios ou outras preocupações.

4- Faça planos

Dedique um tempo de seu dia, ou ao menos sua semana, e faça um planejamento prático de seus próximos momentos. Estipule o que deve ser feito em curto, médio e longo prazo e também qual a importância, tempo que levará para ser executado e até mesmo custo de cada plano. Dessa forma sua mente consegue se organizar melhor e você tem a consciência de quais coisas deve fazer primeiro.

5- Descanse

Uma mente sobrecarregada jamais será capaz de se organizar. Quando acumulamos muitas tarefas e afazeres, atingimos um grau de cansaço que nos faz criar uma verdadeira bola de neve. Quanto mais fazemos, menos conseguimos concluir e tendemos a fazer de forma errônea. Então, quando sentir que a estafa se aproxima, se permita alguns longos minutos de descanso. Sua mente agradece e você merece!


Escrito por Roberta Lopes da equipe Eu Sem Fronteiras

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]