Autoconhecimento

5 livros leves para ajudar no seu processo de autoconhecimento

Uma garota negra lendo um livro no peitoril da janela.
Andrii Kobryn / Shutterstock
Escrito por Dulcineia Santos

Quando eu era criança, todos os anos ganhava um livro como melhor aluna da sala. Este gesto da escola foi muito responsável por meu amor pela leitura: foi assim que entrei no mundo de Cazuza, do Meu Pé de Laranja Lima, da Coleção Vagalume e tantos outros.

Hoje em dia acabo lendo muito coisas relacionadas ao meu trabalho – eu, como você, leitora, sou apaixonada por autoconhecimento. Uma vez escrevi num artigo que tem época em que me sinto fazendo um “foie-gras mental”: vou “ingerindo” tanta coisa nova que preciso parar e não olhar mais para nada.

E então, passado um tempo, tenho que procurar estratégias para voltar a ler: outro dia li um post de alguém falando sobre não levar o celular para o banheiro e, ao invés disto, levar um livro. Esta é uma das que adotei.

Vários livros da coleção Vaga-lume, entre eles: O mistério dos morros dourados, , Ilha perdida e Éramos seis.
Divulgação: Editora Vaga-lume

Outra coisa que me ajuda muito é voltar a ler coisas mais leves. Se quiser ler mais dicas, dê uma olhada neste texto.

No mês em que se comemora o Dia do Livro, compartilho aqui algumas indicações de leituras leves, mas que não deixam de fazer a gente refletir.

1) Vamos Falar Sobre a Vida? – Edna Andrade

Neste livro, a aconselhadora biográfica Edna Andrade fala sobre o trabalho biográfico sob a luz dos setênios ou ciclos de sete anos.

Edna foi minha aconselhadora, e as perguntas que ela coloca nos livros serviram de base para que eu pudesse revisar a minha própria biografia e entender melhor o momento atual, os aprendizados que tive, o caminho ainda a percorrer na maturidade.

Antroposofia às vezes pode ser um pouco densa, mas a autora foi muito feliz ao trazer o assunto de forma leve e prática. É um excelente livro para quem quer começar a revisar e entender sua história de vida.

2) Hector em Busca da Felicidade – François Lelord

Neste livro, Lelord, ele mesmo psiquiatra, conta a história de um terapeuta que acha que não está ajudando plenamente seus clientes. Decide, então, viajar pelo mundo para tentar entender melhor o que faz as pessoas felizes.

Lelord foi capaz de trazer inúmeras lições de forma leve, com o olhar às vezes até ingênuo, como o de uma criança, enquanto ele mesmo lida com suas questões pessoais – afinal, não deixamos de ser pessoas quando nos tornamos terapeutas.

É um livro maravilhoso, talvez a minha ficção favorita. E se você, como eu, se apaixonar por ele, pode continuar lendo: há o Hector em Busca do Tempo Perdido e outros da mesma série.

3) Do For Love – Leticia Melo

Neste livro, Letícia Melo conta a história de seu voluntariado no Sudeste Asiático, em lugares como o Camboja, Tailândia e Vietnã.

A Letícia conta com verdade e simplicidade a história desta aventura, que virou o documentário “Um Dia Eu Voltaria”, exibido em sessões de cinema em vários lugares do mundo e também na TV paga.

É muito interessante e inspirador ver uma pessoa viver uma experiência de forma desapegada e aberta como ela fez.

4) Recalculando a Rota – Alana Trauczynski

Este é um livro em que a Alana Trauczynsky conta sobre a sua aventura pelos Estados Unidos e como se conheceu nesse processo.

Depois desta aventura ela criou o programa Recalculando a Rota, um divisor de águas no meu processo de autoconhecimento.

5) A Namorada do Dom – Dulcineia Santos

Várias cópia do livro A namorada do Dom em cima de uma mesa, ao lado de um fone de ouvido, óculos de leitura e um vaso de suculenta.
Divulgação: A namorada do Dom / Dulcineia Santos

O livro em que falo sobre as lições que aprendi com meus relacionamentos foi mais uma parte do meu processo de autoconhecimento e cura.

Nele, convido a leitora a olhar para a própria caminhada, observar aqueles momentos em que a vida parece se repetir com personagens diferentes e tirar suas próprias conclusões sobre as lições que você precisa aprender, para não precisar mais repeti-las.

Você também pode gostar:

Para saber mais e adquirir o livro, leia a minha bio, do lado esquerdo da página.

Sobre o autor

Dulcineia Santos

Dulcinéia Santos é consultora de desenvolvimento para a maturidade, praticante certificada da ferramenta MBTI® de tipos psicológicos e coach. É também autora do livro “A Namorada do Dom”, em que conta as lições que aprendeu nos relacionamentos e na sua jornada até a Suíça.

Acredita que a vida é cheia de lições e que se não as aprendemos não passamos pro próximo nível do jogo. Saiu de casa cedo e foi morar no mundo – agora está na Suíça, onde estudou antroposofia por três anos. Gosta de tomar cerveja no boteco enquanto papeia, de aconselhar, da língua portuguesa, de cozinhar, de ficar só e de flexibilidade de horários. É esotérica, mas acha que estamos encarnados para viver as experiências terrenas com o pé no chão – de preferência dançando.

Formações:

Bacharel em línguas aplicadas

Brain Based Coaching Certification
NeuroLeadership Group – Londres

MBTI® – Myers-Briggs Type Indicator – Step I and Step II
Myers-Briggs Foundation – Florida, USA

Antroposofia
Goetheanum – Dornach, Suíça

Terapia Multidimensional
Genebra – Suíça

Contatos:
Site: dulcineiasantos.com

Facebook: Cura de Amor

Youtube: Canal Cura de Amor

Instagram: @ddulcineia.maturidade

Linkedin: Dulcineia Santos

E-mail: dulcineiasantos@hotmail.com