Autoconhecimento

Conhecimento e Autoconhecimento: você sabe a diferença?

Muitas pessoas se confundem entre conhecimento e autoconhecimento. Você sabe a diferença desses dois aspectos? Ler livros, fazer cursos, assistir a conteúdos diversos… Tudo isso vai contribuir para o nosso conhecimento.

Mas será que isso é o suficiente para as mudanças e transformações que tanto desejamos em nossas vidas?

O conhecimento é, sim, muito importante e não devemos deixar de buscá-lo em diferentes fontes. Porém, quando falamos de autoconhecimento, é uma reflexão mais profunda sobre a sua realidade, e todo esse conhecimento absorvido se encaixa em sua vida.

A busca pelo conhecimento sem o autoconhecimento pode trazer frustração, fazendo com que você tente se enquadrar em fórmulas mágicas e rotinas perfeitas. Pare e analise, dentro da sua rotina e da sua realidade: o que funciona? Como é possível melhorar?

Perfil de jovem branca olhando pela janela.
ccweske / Reshot

O primeiro passo para tudo que desejamos REALIZAR é o autoconhecimento, então proponho a reflexão a respeito de onde estão alguns pontos na sua rotina e onde é possível melhorar cada um deles: pureza (como alimento meu corpo e minha mente), contentamento (não esperar grandes acontecimentos para ser feliz; ser grato no hoje), autodisciplina (transformação não é fórmula mágica; se você quer transformar a rotina, seja comprometido consigo), autoestudo (dê nome aos seus sentimentos; observe suas dores e desejos; aprenda sempre) e devoção (qual é a chama que te move?). Esses pontos são conhecidos como Niyamas, no conhecimento do Yoga, e é uma maneira de autoestudo e autoconhecimento. Pratique!

Você também pode gostar

Só é possível ter autoconhecimento quando olhamos para dentro e damos nome para o que sentimos, sem medo de enxergarmos nossas luzes e sombras. Não é errado sentir, porque vamos sentir coisas boas e ruins ao longo da vida. O erro é jogar as sombras para debaixo do tapete e não assumir o que de fato nos faz sentir. Isso impede nosso crescimento e nossa paz emocional e mental.

Todo conhecimento será a base, e o autoconhecimento é a transformação que você deseja. Busque sempre aquilo que funciona para você!

Sobre o autor

Michelle Palermi

Apaixonada por escrita desde a época da escola, acredito que a comunicação une pessoas. Por meio dos textos, podemos nos conectar e levar uma mensagem de propósito ao mundo.

Email: michelle.palermi@gmail.com
Instagram: @michellepalermi

YouTube: Michelle Palermi