Autoconhecimento

Ser sucesso e fazer sucesso: quais as diferenças?

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Estes dias vi uma entrevista que um jornalista comentou que apesar de fazer sucesso, ele conhece muitas pessoas que fazem sucesso em suas vidas, naquilo que trabalham, em seus relacionamentos sem serem exatamente pessoas conhecidas.

E esta colocação me chamou a atenção, porque na maioria das vezes estamos relacionando o sucesso de uma pessoa quando ela é famosa, aparece na TV, revista, jornal ou algo do tipo. Mas não relacionamos as pessoas que amam e que fazem com amor o seu trabalho com sucesso. Lembra-se daquela senhora que faz bolos deliciosos e que expande seu trabalho? Ela é um verdadeiro sucesso. Lembra-se do rapaz da mecânica que concertou bem seu carro e foi caprichoso? Ele faz sucesso naquilo que desempenha.

Sucesso não é a chave para a felicidade. Mas a felicidade é a chave do sucesso. Se você ama o que faz, então será bem sucedido.

A diferença dos sucessos

Do dicionário, sucesso significa algum resultado que foi obtido com êxito. Não necessariamente se tornando conhecido por esse fato. E acho que é aí que as pessoas se iludem, param de sonhar, de ir atrás porque pensam que o sucesso que lhes concede não é tão grande assim, por que nem todo mundo conhece.

Realmente há uma diferença básica entre: sucesso em fazer algo e ser um sucesso. O mais difícil não é se tornar famoso ou conhecido. O mais difícil é a gente encontrar aquilo que nos deixa bem, encontrar a chave do nosso trabalho – ocupação. Encontrar proveito e reconhecimento sobre aquilo que se faz. E isso não é tão fácil assim.

Por mais que se experimente, tente, troque, muitas vezes acabamos confusos e logo limitados. O que era para dar certo deu errado. A vitória tomou outro rumo? E porque isso aconteceu? Por que esta falta de sucesso? Existe uma explicação? Talvez o foco de apenas fazer sucesso.

Deixe tudo se alinhar

Em vez de procurarmos fazer sucesso, nos tornar reconhecidos ou sermos o melhor (porque é o ego interno que quer isso), busque aliar as necessidades vindas do seu coração. Há motivação para o trabalho? Quais são as soluções? E para os relacionamentos? E a mim? O que estou fazendo?

shutterstock_217158733Quando encontramos um propósito, quando há desapego e prática constante desse desapego, só assim ocorre sucesso. Quer sucesso maior do que viver cada vez com menos e com mais relacionamentos saudáveis? Difícil né?

Constantemente estamos associando o sucesso às coisas que obtemos e não aquilo que nos tornamos. Os outros acham o maior sucesso quando trocamos de carro, mas será que de fato isso é o sucesso?

Sucesso interno x sucesso externo

Há um sucesso que só a gente é capaz de perceber. Só a gente é capaz de ser tocado por ele: é o sucesso interno. É quando fazemos algo que nem todos sabem ou ficam sabendo, mas que nós sabemos isso por si já é o suficiente. É quando a gente vence as nossas barreiras internas e consegue sair da zona de conforto.

E não importa se existe um sucesso externo, não que ele seja ruim, não é, pode ser consequência, existe aquela velha frase de quando tudo vai bem, o resto tende a ir bem. E assim ocorre com o sucesso. Que ele seja cada vez mais interno. Que saibamos que não precisamos do reconhecimento dos outros para evoluir ou nos tornar mais felizes, mas que a convivência é uma possibilidade que só é bem executada quando estamos abertos e livres de julgar o outro.


  • Texto escrito por Angélica Weise da Equipe Eu Sem Fronteiras

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]