Saúde Integral

A Arte Perdida de Curar: histórias que emocionam

Dr. Massimo Colombini
A coluna “A Arte Perdida de Curar: histórias que emocionam” que inauguramos hoje tem a proposta ousada de informar e contribuir para formar opinião crítica sobre uma profissão que influencia diretamente na vida de todos: a medicina.

“A Arte Perdida de Curar” é o título de um dos livros do Dr. Bernard Lown que apresenta histórias de seus pacientes. Dr. Bernard Lown é um médico cardiologista americano, com Prêmio Nobel da Paz, criador do desfibrilador cardíaco que salva vidas no mundo todo. Por meio de seu relevante trabalho e seu livro, Dr. Bernard Lown escreveu importantes capítulos da história da Medicina…

A origem da palavra “Medicina” significa: “A Arte da Cura”. Apesar dos grandes avanços, poucas doenças podem, efetivamente, ser curadas e a profissão atualmente mais se ocupa das doenças e dos tratamentos dos sintomas.

Fato que, frequentemente, os profissionais de saúde tratam as “doenças” quando deveriam tratar as “pessoas” em sua individualidade. Diversas são as explicações para esse fenômeno mundial ocorrer com tanta frequência, desde a ocorrência de interesses comerciais, passando pela precariedade de condições em alguns locais de trabalho, formação profissional e necessidade de atualização, assim como pela complexidade inerente às relações humanas.

medicina

Situações que, muitas vezes, ocorrem em momentos de fragilidade sempre associada com ansiedade e temores conscientes ou inconscientes, assim cada ato relacionado tem um potencial benéfico ou danoso demasiadamente ampliado.

Juntamente com a evolução da ciência e da tecnologia, ocorreram importantes avanços com o desenvolvimento e incorporação de práticas integrativas. Nesse sentido, cumpre destacar um método chamado Reconnective Healing® que há décadas é praticado no mundo todo, fundamenta-se em conceitos da Teoria das Cordas ou Teoria Sobre Tudo da física quântica e que incorporei às minhas atividades profissionais como uma forma pragmática de promover equilíbrio físico e emocional aos meus pacientes.

Nossa coluna será fundamentada em histórias de pacientes. Trataremos de temas diversos em “histórias que emocionam” e que são comuns à experiência humana. Pretendemos contribuir na promoção de Qualidade de Vida e Bem-Estar, objetivos comuns a todos profissionais da área da saúde.

Sugestões de temas e dúvidas podem ser encaminhadas por meio dos contatos do perfil

Você também pode gostar de outros artigos do autor. Acesse: Reconnective Healing & Life Progress | Cura Reconectiva

Sobre o autor

Dr. Massimo Colombini

Dr. Massimo Colombini

Sou integrante do corpo clínico do Hospital Albert Einstein e da equipe de retaguarda de geriatria do Hospital Santa Catarina, Médico de Família formado pela USP e Mestre em Medicina Preventiva pela UNESP, também sou Reconnective Healing® Foundation Practitioner.

Contato:

Fan Page: Arte da Cura Medicina
Site: http://www.artedacura.com.br/ Instagram: @drmassimocolombini
Celular e WhatsApp: (11) 99153-5348
Endereço: Alameda Joaquim Eugênio de Lima, 881, conjunto 1006, Jardins, São Paulo - SP
e-mail: [email protected]
Skype: Arte da Cura Medicina