Saúde Integral

Como evitar as dores no rim

58401754 - people, healthcare and problem concept - unhappy man suffering from pain in back or reins at home
Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras
Quem já teve cólica renal sabe como essa dor é horrível. Seja por se tratar de um caso de pedras no rim ou alguma outra disfunção nesse órgão, a verdade é que quando sentimos a dor, é que dá vontade de mudar os hábitos que forem necessários para que isso pare. A boa notícia é que alguns hábitos alimentares podem realmente ajudar a prevenir pedras no rim e ajudar no bom funcionamento dele. Veja abaixo:

Água

A dica mais comum é conhecida porque funciona mesmo. Os médicos sempre alertam sobre isso e você deve começar a ingerir mais líquidos durante o dia. É recomendado algo em torno de 2 a 3 litros de consumo de líquidos por dia, sendo pelo menos metade disso de água. Porém, evite refrigerantes e bebidas alcoólicas. E esse ponto nos leva para próxima dica…

Evite álcool

O álcool desidrata e por isso pode diminuir a quantidade de líquido dentro dos rins, o que consequentemente leva a ter cálculos renais (pedras nos rins). Lembre-se que você não precisa de álcool para socializar. Nada te impede de tomar outras bebidas e poder se divertir sem encher a cara. Se o problema for estresse e precisar relaxar, procure outras formas mais saudáveis de fazer isso. Seus rins agradecem!

Frutas

Comer frutas faz bem para a saúde de uma forma geral, mas em específico, as frutas cítricas como abacaxi, laranja, limão e tangerina, aumentam a quantidade de citrato na urina, o que também é bom para a prevenção de doenças renais. Além de que comer essas frutas é bem gostoso e vai te fornecer uma boa quantidade de vitaminas.

Ácido oxálico

Esse ácido está em alimentos como acelga, espinafre e beterraba. Porém, o que se indica é para não ingerir quantidades grandes dele. Junto com o cálcio, esse ácido pode formar oxalato de cálcio que pode ajudar na formação de pedras nos rins.

Sódio

Quanto mais sódio no organismo, mais cálcio os rins vão ter que filtrar e isso aumenta a probabilidade de ter cálculo renal. E para diminuir o sódio não basta apenas diminuir a quantidade de sal na comida. É necessário ficar atento com os alimentos industrializados que possuem sódio em excesso, inclusive refrigerantes.

Este artigo tem a finalidade de despertar a curiosidade sobre os cuidados para se ter uma saúde melhor. Porém, não substitui uma consulta com um médico ou com um nutricionista. Por isso, se você quer se prevenir ou se você já tem problemas nos rins, consulte os especialistas da área da saúde para te indicarem os melhores hábitos e a melhor dieta para te ajudar com isso.


Texto escrito por Ricardo Sturk da Equipe Eu Sem Fronteiras.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]