Atividades Físicas Saúde Integral

7 dicas para se exercitar no inverno

Com a chegada de junho, temperaturas mais amenas tomam o Brasil. Principalmente nas regiões Sul e Sudeste, as baixas temperaturas podem chegar a valores negativos e atrapalhar a rotina de muita gente. É também no frio que a vontade de malhar diminui e a vontade de comer coisas quentes aumenta. Isso é normal! A disposição tende a diminuir e a preguiça domina, mas o que poucas pessoas sabem é que o inverno é uma época ótima para treinar. Segundo especialistas, os exercícios nesta época do ano geram resultados mais positivos do que no verão, por exemplo. Isto porque o gasto calórico também aumenta, pois o organismo precisa trabalhar mais para se manter aquecido.

Nunca decida se vai ou não à academia quando estiver debaixo das cobertas!

O benefício de treinar no inverno pode não parecer tão vantajoso quando se está aquecido embaixo das cobertas, então separamos algumas dicas que vão te ajudar a reunir aquele restinho de disposição e sair para se exercitar:

Obviamente, a sua cama vai sempre parecer mais prazerosa do que uma corrida no parque. Então primeiro obedeça ao seu despertador e levante-se da cama! Lave o rosto, escove os dentes e vista suas roupas de academia. Não pense muito na temperatura! No fim, quem manda é a sua mente!

Encontre um parceiro de treino

Ter alguém para te acompanhar nos treinos é sempre uma boa ideia, seja no verão ou no inverno. Se comprometer com alguém vai espantar as dúvidas, além de dar uma motivação extra.

Duas amigas fazendo exercícios em uma esteira enquanto conversam
SDI Productions / Getty Images Signature / Canva

Procure treinar em locais fechados, como academias

Pense bem: o frio só está do lado de fora. Treinar em academias é mais confortável e você nem vai perceber se está frio ou calor.

Invista em roupas de academia que preservem a temperatura do seu corpo

Agora é hora de deixar os shorts de lado e procurar utilizar roupas que te aqueçam, mas que também não te façam suar excessivamente. Procure a seção de roupas de neve, porque elas são ideias para treinar no inverno, principalmente se você for fazer uma atividade externa.

Não deixe o treino para a noite

Faça um esforço extra para treinar pela manhã. No inverno, existe uma tendência a sentir o cansaço com mais facilidade, então, quando chega a noite, sua energia está esgotada. Ao treinar pela manhã, as chances de você honrar esse compromisso são maiores.

Que tal treinar na sua casa?

Quem disse que você precisa sair de casa para se exercitar? Existem diversas possibilidades de treino que podem ser feitas na sua própria casa e que darão o mesmo efeito da academia. Só a ideia de não precisar tirar o pijama ou sair no frio podem te ajudar a se animar pros exercícios.

Treinar no inverno é mais gostoso

Pode parecer que não, mas se exercitar no inverno é mais prazeroso do que no verão. As temperaturas mais amenas ajudam a se cansar menos, pois no verão a transpiração é maior e o treino parece ser mais pesado, mas é somente o clima que dá essa impressão.

Busque um exercício que você goste!

Não adianta querer começar a treinar no inverno e investir em uma atividade que você não gosta. Antes de tudo, conheça-se e escolha a melhor opção para a sua rotina, de acordo com os seus gostos pessoais.

Mulher de roupa de inverno correndo na rua
Gang Zhou / Getty Images / Canva

Dica bônus: aposte em uma alimentação energizante

Outra grande aliada para espantar o frio e dar aquela energizada é a alimentação. Dependendo do que você optar por comer antes do treino, vai perceber a diferença no “ânimo” para colocar o corpo em movimento e sair debaixo das cobertas. Alguns itens dão um gás no organismo, acelerando o metabolismo e garantindo um estímulo a mais durante a malhação. Confira nas dicas abaixo:

Suco para dar energia

Aposte no suco de frutas meia hora antes do seu treino e veja como ele vai te fazer render na hora dos exercícios. Algumas frutas, como maçã, pera, melão e laranja são ótimas no papel de fonte de energia. Já anota essa receita:

Suco de beterraba, espinafre e uva

Ingredientes:

  • 3 beterrabas pequenas;
  • 6 folhas grandes de espinafre (sem a nervura central);
  • 100mL de suco de uva integral;
  • 300mL a 400mL de água.

Modo de preparo:

Descasque e pique as beterrabas. Depois jogue no liquidificador junto com os demais ingredientes. Adicione gelo e adoçantes naturais, se quiser. Agora é só servir.

Vitamina para dar energia e disposição

Ainda na vibe dos líquidos, você pode preparar uma deliciosa vitamina para dar aquele estímulo na hora do treino. E dá para fazer com ingredientes que você tem em casa, olha só:

Vitamina de banana

Ingredientes:

  • 1 banana prata;
  • 1 copo de leite semidesnatado;
  • 1 colher de sopa de aveia em flocos.

Como fazer:

Bata todos os ingredientes no liquidificador por aproximadamente 30 segundos. O ideal é servir gelado.

Alimentos que dão energia e disposição

São muitos os alimentos que podem dar um ânimo antes do treino. Alguns exemplos? Arroz integral, banana, maçã, chocolate amargo, couve, gengibre, brócolis, castanhas, romãs… Difícil mesmo é escolher uma receita rápida e fácil para fazer antes da atividade física. Aqui vai mais um dica:

Sanduíche integral de queijo quente com banana

Ingredientes:

  • 2 fatias de pão de forma integral;
  • 1 fatia fina de 30g de queijo minas padrão light;
  • 1 banana nanica pequena.

Modo de preparo:

Monte o sanduíche com a banana e o queijo no meio do pão e coloque na sanduicheira até o queijo derreter. Se preferir, a banana também pode ser consumida separadamente.

Você também pode gostar

Por fim, lembre-se de que você não precisa gastar horas na academia para dizer que teve um dia de exercícios. Uma atividade intensa por cerca de 30 minutos já é o suficiente para movimentar o seu corpo, melhorar o seu metabolismo e até te proteger de doenças muito comuns nesta época do ano, como gripe e resfriados. Não desanime! É no inverno que começa o projeto verão!

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para colunistas@eusemfronteiras.com.br