Convivendo

A audição especial dos cachorros

cão de raça beagle deitado no sofá branco no quarto de hotel de luxo
Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Você nem entra em casa e o seu cachorro já escuta que você chegou. Você mal acorda, levanta, coloca seu chinelo e lá está ele, na porta do seu quarto. Essas, como diversas outras situações cotidianas, são comuns para quem convive diariamente com esses animais tão especiais.

Cachorro sozinho, olhando para fora da janela de uma sala.

Mas, e se eu te disser que o cachorro consegue escutar a sua lágrima antes dela cair? Ou tem a capacidade de escutar os batimentos do seu coração acelerado e a dor que você sente antes mesmo de verbalizar?
Sim, tudo isso acontece. Os cães escutam quatro vezes melhor que um ser humano. Isso significa que eles têm a capacidade de escutar a 8 metros o que o homem só escuta a 2, com uma precisão tão grande que conseguem detectar a origem do som em apenas 0,06 segundos.

Graças a essa capacidade, cenas como a cabeça deles se inclinando repentinamente como se estivessem de pé, em vigília, tornam-se comuns. Afinal, eles são grandes profetas do que irá surgir por aí, escutando sons que parecem invisíveis a nós. E por que invisíveis? Porque eles alcançam uma frequência entre 10 e 40.000 Hz, inacessível aos seres humanos, presos entre 16 e 20.000 Hz.

Sendo assim, se você é daqueles que vive querendo compreender o que esses bichinhos estão descobrindo diante dos sons que eles flagram, provavelmente essas novas informações vão te trazer um entendimento melhor diante dos acontecimentos cotidianos. Não são fantasmas ou coisas que não aconteceram. Ao contrário. São ruídos vivos se formando em grandes distâncias e captados por meio da hipersensibilidade auditiva que eles possuem.

É como se um relâmpago fosse um terremoto para eles e como se uma colisão de carros bem longe fosse uma colisão de trens. O que é pequeno para nós, para eles pode ser grande demais. Será que agora dá para entender a violência que fogos de artifício e o barulho do trovão significam para os cachorros?

Mulher branca, feliz, abraçando um cachorro golden, que está feliz com a língua para fora.

Que fique a reflexão e que possamos entender que a lambida no rosto que recebemos não é à toa.


Você também pode gostar de outros artigos do autor: Povos Indígenas do Brasil

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]