Convivendo

A silenciosa magia do Outono

Transformação
Benedito Milioni
Escrito por Benedito Milioni
As águas de março, com dizem todos e cantou nosso Tom Jobim, cumpriram seu papel de fechamento do verão: lavaram os ares, acalmaram as poeiras, cuidaram das sedes atuais e futuras da terra e dos seus viventes. Elas fizeram tudo que precisava ser feito.

Pode ser que uma chuvinha aqui e ali, em dias saltados no calendário de abril e outros meses, venham refrescar um pouco mais as almas das pessoas, pondo-as em suave torpor para a chegada do inverno, seus frios, ventos zangados consigo mesmos e para o triste adormecimento das cores que foram caprichosamente trazidas pelo sol e seus incontáveis cúmplices no gigantesco teatro da vida, no qual as cores são cenário e rios vitais.

As chuvas de março, filhas diletas do verão, e suas umidades despedem-se nos seus últimos trovões e faíscas para todo o lado nos céus, que a tudo aceitam como brincadeiras de deuses apiedados da ínfima condição humana e dos seus medos: é preciso roncar forte e chover de forma generosa para lembrar aos viventes que tudo vem e virá no tempo certo e que o único medo cabível é o do indecifrável: o do espelho se quebrar.

Transformação

As águas de março deixam tudo prontinho para que o outono chegue silenciosamente e diga para os pontinhos de Vida que se espalham por todo o planeta que é chegada a hora da calma, da serena paz que sucede a efervescência dos calores e agitados movimentos que o verão e suas turbulências espalham pelos longos dias, nas noites nem tanto, porque tudo tem que ser luz, ardores e os amores efervescentes.

Há magia no começo e em todo o desdobrar do outono: as folhas despedem-se das árvores e as flores recolhem suas feições, as primeiras prometendo voltar e as flores certas de que não precisam prometer voltar, porque sabem que sem elas, a Vida não terá como receber a primavera na porta invisível em que as estações do ano entram e saem para reger a existência.

Os perfumes do outono são discretos, porque não ousam competir com os vórtices aromáticos do verão e não se permitem inibir os pálidos perfumes guardados no frio que virá a seguir. O outono é como aquele amor que vem depois dos amores de verão, imprecisos e devastadores nos seus incêndios, e que se submetem ao seu fugidio papel de paliativo para silenciar dores, proteger memórias, e deixar latentes as forças que se irradiarão para o novo amor que chega com a primavera ou que se reacende em incêndios do verão.

O outono é a paz onde bebem as sedes dos amores e se refazem as energias para novos e mais avassaladores amores, daí sua silenciosa e extraordinária magia. Olho, agora, para a janela que me fica às costas, no meu acolhedor e cúmplice escritório e vejo nos galhos da ameixeira que se prepara para multiplicar-se em milhares de frutinhas amarelas um pássaro que certamente estava me esperando apenas para me olhar fundo no olho e me piar um sussurro de “até breve, na primavera!”. Como não sei piar, apenas suspiro como resposta e coloco esse ponto final.

 

Você também pode gostar de outros artigos do autor. Acesse: https://www.eusemfronteiras.com.br/autor/benedito-milioni/

Sobre o autor

Benedito Milioni

Benedito Milioni

Graduado em Sociologia e Administração, 46 anos de carreira executiva e técnica em Desenvolvimento de Pessoas, autor de 32 livros, autor de 5 e-books, co-autor de 15 livros e autor de 25 manuais técnicos.

Dirigiu treinamento para mais de 3.349 grupos (cerca de 81.000 treinandos), dos quais 36.760 da área de RH, cerca de 24.736 Gestores e Líderes, 18.610 na área Comercial e 3.318 em Competências de Negociações . Formou cerca de 2.450 Instrutores e Multiplicadores Internos e 610 Consultores Internos Participa, regularmente, como conferencista sobre Tecnologia de Gestão em T&D em eventos nacionais e internacionais.

Apresentou mais de 2.104 conferências e palestras para mais de 200.000 pessoas. Prestou serviços a mais de 440 empresas, no Brasil e no exterior (América Latina, América Central, África e Europa). Júri de prêmios de Excelência na Gestão de Pessoas.

Publisher da GESTÃO DE PESSOAS EM REVISTA.

Contatos:

Av. Paulista, 2.202 , 3o. Andar CEP 01310-300 - São Paulo – SP
Site: www.milioni.com.br
Email: [email protected]
Telefone: 11 3508-1990 | 4158-7435 | 99909-5858
Facebook: www.facebook.com/bmilioni Linkedin: linkedin.com/benedito-milioni

Canal no Youtube