Saúde Integral

Atividade cerebral se modifica junto com as estações do ano

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Se você muda de humor quando as estações do ano se modificam, isso não é só uma coincidência.  Uma pesquisa feita recentemente mostra que o cérebro utiliza recursos diferentes para realizar as mesmas tarefas, de acordo com a estação em que estamos.

Segundo a pesquisa realizada na Bélgica, pela Universidade de Liege, a atividade cerebral se modifica conforme as estações do ano. O estudo avaliou 28 pessoas durante as quatro estações. A cada estação, os voluntários passaram aproximadamente cinco dias trancados em um laboratório sem nenhum contato externo para que duas situações distintas pudessem ser observadas: uma tarefa em que exigia atenção extrema e outra que trabalhava a memória.

No final do teste os cientistas perceberam que o custo neural teve diferente desempenho nas quatro fases. As tarefas de atenção tiveram foram melhores desenvolvidas no verão. Já durante o inverno, a capacidade de resolução dessa mesma tarefa foi significativamente menor. O teste de memória foi melhor desenvolvido no outono e na primavera apresentou forte declínio.

Ainda que este seja o primeiro estudo que associe a atividade cerebral com as estações do ano, pode-se perceber que durante o verão o cérebro fica mais ativo e com mais facilidade para concentração.


Texto escrito por Natália Nocelli da Equipe Eu Sem Fronteiras

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]