Saúde Integral

Atividade cerebral se modifica junto com as estações do ano

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras
Verão, outono, inverno e primavera são as quatro estações do ano em todo o mundo. Ainda que em alguns países elas não sejam tão bem definidas, de acordo com o clima da região, é comum que as pessoas se sintam de forma diferente durante cada um desses períodos. Um exemplo disso é que, quando está frio, sentimos mais vontade de ficar em casa, embaixo das cobertas. Quando está calor, viajar é a primeira opção para quem não tem uma praia perto de onde mora.

Além dessas sensações que são comuns a muitas pessoas, um estudo realizado na Bélgica, pela Universidade de Liege, comprovou que a atividade cerebral se altera a cada estação, usando recursos e ferramentas diferentes, mesmo que seja para desenvolver a mesma atividade.

estações do ano

O estudo avaliou 28 pessoas durante as quatro estações. A cada estação, os voluntários passaram aproximadamente cinco dias trancados em um laboratório sem nenhum contato externo para que duas situações distintas pudessem ser observadas: uma tarefa em que se exigia atenção extrema e outra em que se trabalhava a memória.

Sem esse contato externo, além de não terem distrações da vida cotidiana, não conseguiriam prever como estava o tempo do lado de fora. Poderia estar chovendo ou ensolarado: a única coisa que eles sabiam era em qual estação do ano estavam. O corpo, que apresenta um relógio biológico, também tem essa percepção.

No final do teste os cientistas perceberam que o custo neural teve diferente desempenho nas quatro fases. As tarefas de atenção tiveram melhor desempenho no verão. Já durante o inverno, a capacidade de resolução dessa mesma tarefa foi significativamente menor.

estações do ano

O teste de memória foi melhor desenvolvido no outono e na primavera apresentou forte declínio.

Como conclusão desse teste, foi interpretado que há uma diferença na realização de atividades semelhantes realizadas em estações do ano diferentes. O cérebro fica mais ativo durante o verão, quando faz calor, enquanto torna-se mais disperso no inverno. É importante ressaltar que o clima na Bélgica, onde foi realizado o estudo, não é o mesmo que o clima no Brasil. Aqui, as estações do ano não são bem definidas, mas em um só dia é possível contar com muita variação de temperatura.

Você também pode gostar: 

Isso afetaria o resultado do teste?

estações do ano

Ainda que o estudo tenha trazido a comprovação de que a atividade cerebral muda de acordo com as estações do ano, não é possível dizer o que provoca essa alteração. Não se sabe se é motivada por um fator biológico ou emocional, por exemplo.

Essa dúvida não existe na análise de índices de depressão e de suicídio em países cujo clima é frio. A chegada do inverno faz com que o sol apareça menos ao longo dos dias. Em algumas partes do mundo, esse período é marcado por neve e escuridão.

Com a falta de iluminação natural, o corpo libera menos melatonina, um hormônio normalmente liberado durante a noite e inibido durante o dia. Sonolência, cansaço e até depressão são consequências dessa diferença de funcionamento do corpo. Além disso, a falta de vitamina D, proveniente do sol, dificulta a liberação de hormônios que combatem a sensação de tristeza.

Por outro lado, o excesso de luz solar durante o verão também faz com que as pessoas se sintam menos motivadas e felizes. Para esse fenômeno, ainda não encontraram uma explicação biológica. Ainda assim, a fototerapia é usada como uma forma de reduzir a tristeza das pessoas que ficam ansiosas para que o inverno chegue ao fim.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]