Blog do Editor Saúde Integral

Alunos da Poli USP desenvolvem veículo dobrável para locomoção do público idoso

Grupo de pessoas idosas caminhando ao ar livre
Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras
Na Universidade de São Paulo (USP), estudantes de engenharia da Escola Politécnica participaram de um projeto pelo prêmio Siemens PLM Software Excellence. O objetivo dos alunos foi o de construir um veículo para deslocamento em curtas distâncias, que facilitasse a mobilidade urbana para pessoas entre 53 e 71 anos de idade, segundo o site Canal Tech.

XD, como foi chamado o veículo, foi construído utilizando poliestireno e plástico reforçado com vidro e alumínio. Esses materiais permitem que o XD seja leve, dobrável e resistente, facilitando seu armazenamento e seu transporte. O veículo atinge até 20 km/h e é motorizado, além de fornecer um sistema de GPS e contatos com a família da pessoa idosa. 
Foto de Divulgação / Poli / Pace do veículo criado.Para superar a dificuldades dos estudantes de compreender a realidade das pessoas de uma faixa etária avançada, eles entrevistaram profissionais da geriatria, de shiatsu, da fonoaudiologia e da neurologia. Também realizaram uma pesquisa de mercado, na qual identificaram que 86,67% da população idosa de paulistas (40 entrevistados) se deslocam por meio de aplicativos como Uber e 99 Táxi, evidenciando a ineficiência do transporte público.

O grupo de estudantes espera vender um milhão de XD no Brasil e nos Países Baixos, a 753,40 dólares. O lucro seria, inicialmente, de 10%, para futuramente atingir os 19%. 
O resultado da premiação foi definido a partir da avaliação de profissionais da área de engenharia. Segundo o orientador dos estudantes e professor de Engenharia Mecânica, Marcelo Alves, essa forma de análise do projeto é responsável por ampliar a experiência de participar do prêmio. O resultado da classificação é dividido em três categorias: Engenharia de Manufatura (ocuparam o primeiro lugar), Engenharia de Produto (ocuparam o segundo lugar) e Pesquisa de Mercado no Global Vehicle Development Project (ocuparam o terceiro lugar).

[block]1[/block]Sobre – Canaltech
Focado no mundo da tecnologia, o Canaltech é um dos principais portais de notícias no Brasil, com conteúdo em texto, áudio e vídeo, incluindo análises de produtos, temas corporativos e um jornal diário. O noticiário tem publicações integrais em parceria com os portais MSN e Yahoo e marca presença em todas as redes sociais.
Sendo referência no segmento, o Canaltech é visitado por mais de dez milhões de leitores todos os meses. Com 250 milhões de exibições em seu canal no YouTube, foi ganhador do Prêmio Influenciadores Digitais e é finalista do Influency.me.

Você também pode gostar de outros artigos do autor: Aplicativo auxiliar no tratamento da depressão é aprovado pela Anvisa

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]