Blog do Editor Saúde Integral

Tecnologia permite que câncer seja diagnosticado em apenas 10 minutos

cientista misturando líquidos químicos em um laboratório.
Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras
Na Austrália, na Universidade de Queensland, um grupo de pesquisadores desenvolveu uma forma de diagnosticar câncer de mama, de próstata, colorretal e linfoma em dez minutos. De acordo com o site Canaltech, o exame é feito a partir da análise de uma amostra de sangue ou de tecido do(a) paciente. 

A precisão do diagnóstico é de até 90%, além de trazer o benefício de um processo mais rápido e simples para detectar essa doença antes que ela se alastre por todo o sistema do corpo humano. Com a rapidez do resultado, também é possível iniciar tratamentos de forma mais eficiente.

Cientista vestido com equipamentos de proteção despejando um líquido verde com conta gostas em um pote de vidro redondo, perto de um microscópio.

Essa análise de amostra de tecido ou de sangue é feita a partir de uma nanoestrutura genética que aparece em células cancerígenas. Essas estruturas alteram as moléculas do grupo metil do DNA, impedindo que as células controlem os genes que serão ativados ou desativados. Dessa forma, basta identificar a atividade desses grupos no DNA e observar se estão alterados.

Um dos pesquisadores da equipe, o professor Matt Trau, classifica como ponto positivo dessa tecnologia o fato de ter um baixo custo e não necessitar de equipamentos muito avançados para ser executada. Apesar disso, o grupo recebeu doações do Fundação Nacional do Câncer de Mama e o apoio da UniQuest, facilitando a licença e o comércio desse teste.

Sobre – Canaltech
Focado no mundo da tecnologia, o Canaltech é um dos principais portais de notícias no Brasil, com conteúdo em texto, áudio e vídeo, incluindo análises de produtos, temas corporativos e um jornal diário. O noticiário tem publicações integrais em parceria com os portais MSN e Yahoo e marca presença em todas as redes sociais.
Sendo referência no segmento, o Canaltech é visitado por mais de dez milhões de leitores todos os meses. Com 250 milhões de exibições em seu canal no YouTube, foi ganhador do Prêmio Influenciadores Digitais e é finalista do Influency.me.

Você também pode gostar de outros artigos do autor: Outubro Rosa – Romã: a fruta que é anticancerígena

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]